Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

zambujeiro shohin

+5
Nuno Encarnação
Mario Eusebio
Bruno António
Leonel Martins
rafael baptista
9 participantes

Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty zambujeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Qui Mar 11, 2010 8:39 am

Boas, esta planta foi recolhida no ano passado, contudo recuperou muito bem. Era um rebento de um zambujo enorme junto à base, tinha cerca de dois metros de altura e foi reduzido para 15 cm. Rebento quase num só sitio, mas com muito vigor.

Há dois meses atras foi feito o primeiro de trabalho de madeira morta, mas ainda falta trabalhar muito mais nesse sentido, alias basicamente o que foi feito foi tornar o tronco oco e tirar os pedaços podres junto ao nebari e na parte traseira da arvore uma tentativa de trabalho de pequeno refinamento. Como ainda não tenho muita experiência a trabalhar com partes de madeira morta vou treinando em ramos de podas de oliveiras. penso fazer o refinamento e trabalho das partes laterais daqui a uns meses. Estou completamente aberto a propostas para o melhoramento das partes mortas.

Os ramos foram aramados, agora a planta acordou e começou a rebentar e para meu agrado existe agora um rebento à esquerda que será o meu ramo mais baixo e acho que o vou incorporar no desenho final...

Estou completamente em aberto para seguir por outros caminhos, esta aramagem foi apenas uma tentativa....


zambujeiro shohin Oli+001zambujeiro shohin Oli+002zambujeiro shohin Oli+004zambujeiro shohin Oli+005zambujeiro shohin Shoins+006

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Leonel Martins Qui Mar 11, 2010 9:24 am

Olá Rafael,
Já escolheste a frente futura? Gosto bastante dos primeiros planos que mostras, acho que poderias tentar criar madeira morta do lado direito da planta que iria juntar se à parte traseira, desta forma tentarias incorporar esse shari lateral à zona traseira que como está passa despercebida. Também poderias melhorar a zona do corte que ainda está muito simétrica e regular.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Bruno António Qui Mar 11, 2010 10:37 am

Gostei desse zambujeiro... Smile
O buraco que fizeste faz lembrar as grandes oleas mais antigas, que muitas vezes ganham essas "aberturas" no tronco... está muito curioso!
Os prós vão dar de certeza mais ideias para o futuro da massa verde... e jogando com o refinamento dessa madeira morta, ficas aí com o shohin muito bom! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Mario Eusebio Ter Mar 16, 2010 4:27 am

Viva Rafael!

Projecto interessante este! Eu talvez optaria por reduzir um pouco a dimensão da base, é demasiado potente a meu ver para o tronco que tem, podes fazer isso através dum alporque ao nível do solo, é extremamente fácil! Vais a meu ver melhorar a proporcionalidade geral da árvore. Tendo ainda em conta que terás que aumentar muito a massa verde para conseguires a tal proporcionalidade.

Bruno, sinceramente, não gosto muito da tua afirmação, "Os prós....", há uns tempos que noto uma certa crispação quando alguém questiona qualquer opinião tua e reparei que optaste em várias situações por partir para este tipo de atitude.

Aqui no Bonsai Literati não há "prós" nem "newbies", há aficionados por bonsai que partilham as suas opiniões conforme TODOS achamos que deveremos, num ambiente salutar e descontraído mas que deve ser apoiado em experiências e conhecimentos, não falar apenas porque se acha que a nossa verdade é absoluta.

Por isso peço, por favor, que tenhas isso em mente e que tentes dentro do possível não entrar nesse tipo de comentários. Se reparares ninguém mais respondeu ao tópico e o mesmo se pode dever a 2 motivos, primeiro os mais discretos, não querem ser visto como "Prós" e segundo, os que têm menos conhecimentos podem inibir-se de fazer comentários por não serem os tais "Prós"!

Obrigado Smile!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Ter Mar 16, 2010 7:55 am

boas,

mario concordo perfeitamente com o que dizes, existe realmente uma base muito grande em relação ao tronco, nem sempre um nebari grande será o aconselhável. Mas para resolver esta questão pensei em retirar este "pedaço" zambujeiro shohin R

Mas neste momento vou-me concentrar em aumentar a massa verde, talvez daqui a um tempo faça um pequeno vídeo para terem um melhor noção da planta, mas sem duvida que acho também ser um pouco desproporcional.

leonel, como disse ainda só fiz o primeiro trabalho de madeira morta e ainda fica muito a refinar nesse aspecto, a zona do corte será rectificada bem como todas as outras áreas, alias neste momento a madeira começou a estalar e a ficar com um "patina" diferente, acredito que esta espera para trabalhar a madeira vai resultar numa árvore melhor, mas a verdade é que foi o meu primeiro trabalho de madeira morta e é algo que ainda não sinto grande confiança...

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Mar 17, 2010 5:15 am

Viva!

Rafael, eu faria o alporque com uma linha tangente ao limite superior da tua linha verde, a meu ver ficava mais harmonioso o conjunto global, eu sou da opinião que nem sempre a "massividade" dos nebari resulta bem, sobretudo quando depois o tronco para cima tem um carácter completamente diferente. O Nebari desta árvore tem muito informação, revela alguma "agressividade" e "nervosismo" depois o tronco é muito mais "calmo" simples, não casa muito bem a meu ver.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Mar 17, 2010 3:42 pm

Viva!

Queria só aqui dizer que após mensagens trocados com o Bruno, esclarecemos o ambito do comentário dele que não teve nada de maldoso nem segundas intenções, peço desculpa então ao Bruno com a certeza de que o objectivo foi sempre de tentar evitar situações de confilto e mal intencionadas.Como não foi o caso, faço aqui a "mea culpa" e peço desculpa mais uma vez ao Bruno.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Nuno Encarnação Qui Mar 18, 2010 5:16 am

Viva Rafael.
Reparei que colocaste as fotos daquilo que consideras a traseira e a frente.
A tua actual frente, que penso que é a da primeira imagem tem de facto o ponto fraco de que o nebari se torna demasiado forte quando consideramos a continuação do tachiagari e coloca alguns problemas no que respeita às hipóteses de construção da copa.
A tua traseira tem menos peso ao nível do nebari e mostra o shari que fizeste, tornando o tronco oco nessa zona, mas o problema tem a ver com a colocação da massa verde que está toda a crescer para trás.
Pedia-te então que colocasses umas fotos de lado, ou com diferentes graus de rotação, para estudar outras opções, pois parece-me que podes ver ainda uma frente intermédia entre as duas que apresentaste que pode mostrar um equilíbrio diferente entre o nebari e a restante árvore, ao mesmo tempo que permitiria visualizar o shari que construiste e que está escondido na traseira.
Abraço,
Nuno

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Qui Mar 18, 2010 11:50 am

boas nuno, amanha coloco mais fotos, a frente ainda não esta escolhida mas concordo contigo acerca de uma frente intermédia, acho que existem ângulos melhores.....

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Bruno António Qui Mar 18, 2010 2:28 pm

Olá,

Quero agradecer ao Mário pelo esclarecimento e a cordialidade com que o fez [e na "conversa" que tivemos via PM]. Wink

Rafael, vamos esperar então por essas fotos! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qui Mar 18, 2010 3:41 pm

Olá a todos,

Este Zambujeiro, não é propriamente uma árvore fácil e tem diversos defeitos que são visíveis pelas fotos, defeitos que são normais e por vezes trazem mais valor, pois é uma árvore de origem Yamadori, mas a meu ver também existem árvores com defeitos que são difíceis ou até impossíveis de desenhar quando esses defeitos se sobrepõem de tal forma que não existe volta a dar (embora as fotos possam enganar, vou falar sobre o que consigo identificar nas fotografias se estiver errado estou aberto a correcções Smile principalmente do Rafael que sendo o dono da árvore a conhece melhor que ninguém Smile ).

Começando a leitura da árvore pelo seu nebari que mal abri o tópico fixei os olhos nele e não conseguia tirar, pois parecia-me excelente mas depois pelo que consigo observar embora não exista uma foto lateral fico com a ideia que ele não é totalmente radial e que na zona da madeira morta é completamente recto, sendo ali a zona da madeira morta com aquele shari enorme, fico com a ideia que ainda chama mais a atenção para esse ponto da árvore o que não é positivo. No

O Tachiagari tem pouco movimento e é bastante vertical e logo acima temos uma curva bastante acentuada, provavelmente demasiado acentuada. O que a meu ver esteticamente (opinião pessoal) pelo menos não joga com o nebari nem com o Tachiagari, pois é uma mudança demasiado abrupta.

Optando por falar apenas da parte estética (a mandando alguns pedaços de barro à parede a ver se cola), a opinião que mais me agradou foi a do Mário, com a opção de alporque, pois iria suavizar a ausência do nebari radial, iria "encurtar" o defeito do Tachiagari e iria disfarçar um pouco o shari, a espécie tem bastante vigor e enxertar deve ser colocado em hipotese, para possivelmente suavizar a curva poderia ser fazendo madeira morta e tentar trazer para trás e baixar o ápice e enxertar a partir dai para baixo...

Uma coisa que aprendi com referência do Pedro Almeida após a sua estadia no Japão que me deixou curioso e que vim a confirmar com o Antonio Gesualdi é que uma das coisas mais importantes numa árvore é o movimento dela perante quem a visualiza e a árvore, ou seja a árvore deverá "tombar" de forma harmoniosa para quem a visualiza de forma a criar profundidade, para terem noção a maior parte das frentes que o Gesualdi escolhia no workshop (com excepções é óbvio) era sempre a frente que lhe dava maior profundidade e muitas vezes vi ele abdicar de um nebari melhor ou de um tachiagari mais elegante em prol disto. (acho que o Mário pode confirmar isto Smile ).

O que quero dizer é que à partida se existir uma frente após as mudanças sugeridas optaria por algo que fizesse desaparecer a curva acentuada e que essa curva fosse utilizada em prol de ganhar profundidade, talvez com uma ligeira rotação para ganhar algum dinamismo mas seria algo por ai, atenção isto tudo com as alterações acima referidas pelo Mário e mesmo assim tenho sérias dúvidas e espero MUITO ser surpreendido por esta árvore Smile pois desafio neste projecto não falta...mas o que também é preciso ter atenção é que nem tudo que vem à rede é peixe... Wink

Isto é uma opinião MUITO pessoal de um eterno aprendiz que ainda nem um ano tem disto, estou aprender e a minha participação é apenas para alimentar este tópico de forma positiva para de alguma forma ajudar-mos o Rafael.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Sáb Mar 20, 2010 9:25 am

boas a todos, desde já quero agradecer os vossos comentários.

David sem duvida que esta planta tem muitos problemas a ultrapassar, mas acredito também que poderá ter um futuro risonho se conseguir superar todos o obstáculos, de qualquer maneira o melhor será então tirar mais fotos de ângulos diferentes. Só ainda não coloquei porque tive um pequeno problema com a maquina fotográfica, mas daqui a uns dias espero então colocar aqui para podermos todos ter uma ideia melhor e também para definir os trabalhos futuros...

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Qua Mar 24, 2010 7:49 am

como prometido aqui ficam as fotos de vários ângulos, não esquecer que a aramação feita julgo que ainda vai ter que sofrer ligeiras alterações bem como retirar um ou dois dos ramos existentes, também um ou os dois ramos que estão a nascer irão ser incorporados no desenho final. Toda a madeira morta precisa de refinamento mas vou esperar mais um tempo.

Entre as fotos antigas a planta sofreu uma desfoliação e já começou a ter folhas novas

Virtuais e conselhos serão muito bem vindos bounce

zambujeiro shohin Zam+001

zambujeiro shohin Zam+002

zambujeiro shohin Zam+003

zambujeiro shohin Zam+004

zambujeiro shohin Zam+005

zambujeiro shohin Zam+006

zambujeiro shohin Zam+007

zambujeiro shohin Zam+008

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Convidad Qua Mar 24, 2010 8:15 am

Boas Rafael.
Gosto da penultima foto como frente para o teu Zambujeiro.
Cumprimentos

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Mar 24, 2010 8:52 am

Olá Rafael,

Eu pratico um pouco a escola do "não existe tal coisa como um nebari grande demais". Sendo assim, eu talvez escolhesse a frente da tua terceira foto, sem redução do nebari. Penso que nesta posição seria melhor trazer o topo para a direita.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Nuno Encarnação Qui Mar 25, 2010 11:55 am

Viva Rafael!
Com estas voltas todas já temos muitas mais opções e aquilo que parecia um problema pode ser resolvido com a escolha de uma frente adequada.
Gosto da 2º imagem, mas não se consegue dar destaque ao shari que fizeste. Como alternativa tens igualmente a penúltima foto que também oferece um bom ângulo.
Abraço,
Nuno

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Bruno António Qui Mar 25, 2010 12:47 pm

Olá Rafael!

A "minha" frente é a da 2ª foto, com redução do nebari... Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Qui Jul 15, 2010 8:36 am

planta tem respondido bem a super adubação em liquido, e aqui está a evolução

a madeira terá que ser completamente trabalhada, e acho que vai resultar numa melhoria substancial da qualidade deste futuro bonsai....

deverá ser trabalhada em setembro........

a parte da copa terá ainda muito que desenvolver, no topo o ramo que se dirige para o observador terá que se alongar e baixar um pouco, muitos anos ainda terão que vir para esta planta ser um bonsai agradavel....

desculpem a qualidade das fotos mas é dificil para tirar pois a planta está num vaso grande e um pouco mais baixa que o rebordo do vaso...


zambujeiro shohin Oli+001

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Sáb Out 16, 2010 9:17 am

depois de uma intervenção primaria da madeira morta, o nebari reduziu de dimensão mas ganhou proporcionalidade e algum dramatismo.......falta ainda toda a massa verde..... a ideia será construir uma copa bem fechada e um pouco mais alta.... quero também baixar um ramo em direcção do observador.... por agora está neste vaso, não sendo o definitivo para ele, terá que ser um vaso em dimensão um pouco menor e bem mais rústico...

existe um ramo do lado direito da planta que não é visivel na foto esse ramo vai fazer alguma diferença no desenho final...


para o próximo ano será refinada a madeira morta e desenvolvimento da massa verde.....

zambujeiro shohin P1010366
zambujeiro shohin P1010373

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Sáb Out 16, 2010 9:34 am

pequena projecção


zambujeiro shohin Rttt

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Fernando Bernardino Sáb Out 16, 2010 12:22 pm

Boa noite Rafael,
Este teu zambujo está a progredir a passos largos, especialmente gosto muito do trabalho de madeira morta que foi feito na base, dá carácter e idade á arvore e ao mesmo tempo reduz o nebari exagerado, good job... continuação de bom projecto, parabens...

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Joaquim Gervásio Dom Out 17, 2010 2:56 pm

Olá Rafael
Essa base ficou muito boa, quase consigo ver uma rapoza a espreitar à saida da toca. Bom trabalho e se quizeres fazer o vaso já sabes...
Cpmts
Joaquim Gervásio
Joaquim Gervásio

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Mario Eusebio Seg Out 18, 2010 1:59 am

Viva Rafael!

Eu também gosto do trabalho realizado! Acho que agora a ramificação vai fazer toda a diferença, pois , qualquer árvore que tenha uma ramificação cuidada ao extremo, mesmo que o tronco seja um pouco mais desinteressante, é sempre uma árvore que causa impacto. Ás vezes preocupamo-nos tanto em ter um tronco cheio de curvas e depois esquecemo-nos do mais importante que é a ramificação!

Força com isso!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Leonel Martins Qua Out 20, 2010 3:27 am

Acho que fizeste a escolha acertada com essa base, gostei do aspecto com que ficou, acho que as fotos também ajudaram Very Happy .
A parte traseira era madeira morta se bem me recordo não? como é que está a envelhecer já retocaste mais ?

Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Qua Out 20, 2010 8:15 am

boas leonel... bem a traseira foi um pouco tocada porque desta vez o "buraco" atravessa completamente a árvore até ao chão (não sei se me fiz entender), o que foi feito depois das fotos foi unicamente baixar um pouco o topo, trazer um ramo na direcção do observador.....

mas a madeira estalou, e envelheceu o sol faz o seu trabalho, hehe

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

zambujeiro shohin Empty Re: zambujeiro shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos