Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Murta shohin

+5
Henrique Leite
Eduardo João Cortêz Lopes
Bruno António
luisCunha
Nuno Encarnação
9 participantes

Ir para baixo

Murta shohin Empty Murta shohin

Mensagem  Nuno Encarnação Qua Jul 24, 2013 3:10 am

Esta é uma história de uma pequena murta que tenho em minhas mãos desde Janeiro de 2008.
Tem alguns episódios engraçados pois tem crescido comigo à medida que eu tenho aprendido alguma coisa sobre bonsai.

Em Janeiro de 2008, comprei-a porque tinha visto um artigo de uma murta (penso que do Salvatore Liporace) e gostei imenso do trabalho realizado. Além disso, já conhecia a espécie de a ver plantada em jardim e sempre gostei imenso da sua floração e do cheiro das suas folhas. Não tenho imagens de como estava assim que a comprei, mas quando cheguei a casa, dei-lhe logo uns cortes e transplantei-a para um vaso de barro que tinha disponível. Ficou assim:

Murta shohin Myrtus

Em Fevereiro desse mesmo ano, quis logo meter mãos à obra e fiz-lhe uma modelação fantástica da qual tinha ficado super orgulhoso na altura e publiquei logo o trabalho na altura no fórum bonsai milenar.

Murta shohin DSC00710

O Mário Eusébio fez uma apreciação do meu trabalho muito interessante para a altura, e a qual eu lhe agradeço bastante pois ajudou-me a ver as coisas de outro modo e a libertar-me de certos constrangimentos que tinha na abordagem às plantas. De um modo muito resumido, disse-me de forma bastante simpática e educada que o resultado tinha ficado uma bela merda (!!!) e que, dado as murtas rebentarem com muita facilidade, o melhor seria deitar abaixo toda a ramificação existente e reconstruir com a rebentação que surgisse.

Depois de passada a desilusão inicial, pensei no que ele me tinha dito e resolvi experimentar seguir o seu conselho. Assim, na actividade de Março do CBA cortei praticamente todos os ramos da planta e só deixei um raminho verde no topo como alguma garantia. Na altura o pessoal do clube chamou-me maluco e vi uns certos olhares que mostravam claramente que pensavam que esta planta ia à vida nos dias seguintes.

Murta shohin Murta005

Felizmente recuperou, rebentou bastante bem e em Março de 2009, já depois de uma poda no início do ano, estava assim:

Murta shohin DSC_0012

Em 2010, transplantei-o para um vaso mais pequeno e consegui resolver alguns problemas com o nebari que é visível nas primeiras imagens. Cresceu bastante bem ao longo do ano e esta é a imagem de Setembro desse ano:

Murta shohin DSC_1365_zpsfa593189

No início de 2011, resolvi podá-lo pela linha vermelha que está marcada nesta imagem de Janeiro de 2009 de modo a dar mais movimento à linha de tronco.

Murta shohin DSC014772_zps425e35eb

Em Março de 2011, fiz-lhe uma selecção de ramos e uma primeira aramação.

Murta shohin DSC01971_zps49ca5fc5

Em Outubro de 2011, foi fortemente podada.

Murta shohin DSC02133_zpsb45c8eca

Em 2012, foi transplantada para um vaso bastante mais pequeno. O vaso é chinês e não é de grande qualidade mas tem servido o seu propósito.

Murta shohin DSC02304_zps7dc80cb5

Esta é a imagem actual depois de uma poda recente. Pode-se ver que tem evoluído bastante bem e já começa a apresentar uma imagem mais interessante, com o shari que se criou na base após aquela secção ter morrido na sequência da intervenção inicial que fiz ao nível das raízes.

Murta shohin 782a29d8-b4ea-4b91-afc7-da44cf93ab7b_zps3bd62ea8

Possivelmente irá ser transplantada para o ano para um novo vaso. Estou indeciso entre um vaso redondo da Erin Potery ou um oval yixing azul que tenho de parte. Penso que está a ficar um shohin engraçado e a folha tem reduzido brutalmente ao longo do tempo. Vamos ver como continua a evoluir.

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  luisCunha Qua Jul 24, 2013 10:59 pm

Olá Nuno;

Há pouca coisa a dizer ou a acrescentar quanto ao trabalho feito até aqui! Apenas dar-te os parabéns pelos excelentes timings nas intervenções feitas até agora na planta e excelente cultivo... Não engana com crescimentos desses Wink

O resultado visual ficou a ganhar bastante com toda esta transformação!
É também uma das minhas espécies preferidas Smile Não são é fáceis de arranjar e ao contrário do que já vi algumas pessoas a dizer não são fáceis de recuperar depois do yamadori, exigem niveis de humidade algo elevados...

Boa continuação dos trabalhos Wink
Abraço


luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Bruno António Qui Jul 25, 2013 12:49 am

Viva!

Boa descrição e bom trabalho! Agora é aprimorar essa ramificação e um vaso à altura. Wink 

Abrç.
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Nuno Encarnação Qui Jul 25, 2013 3:17 am

Obrigado Luís e Bruno pelos vossos comentários!

Esta planta ainda tem muito para andar mas estou contente com o caminho realizado até agora.

Tem ainda de evoluir bastante na ramificação, mas já começa a apresentar uma forma mais definida.

A mudança de vaso será feita na época de transplantes do próximo ano e estou especialmente inclinado para um vaso que tenho da Erin Potery. É um vaso redondo, mas o meu principal receio é de que seja muito pequeno para esta planta. Eu penso que vai dar, mas o meu receio passa principalmente pelo período de Verão e esta planta bebe que se farta. Tenho de experimentar antes de decidir.

Abraço!

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Eduardo João Cortêz Lopes Qui Jul 25, 2013 2:04 pm

Olá Nuno, parabéns pelo teu trabalho. Acho que escolheste um bom caminho.
Gosto muito quando os projectos são apresentados com uns anos de trabalho.
Mas pelos vistos não faz mal nenhum apresenta-los frescos. Os conselhos do Mário deram frutos.
Gosto do shari que se formou, pelos vistos, sem querer.
Obrigado pela partilha.

Eduardo João Cortêz Lopes

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Henrique Leite Sex Jul 26, 2013 6:39 pm

Ola Nuno.

Desde ja os meus Parabens, ja que fizeste o trabalho que tinha de ser feito, e acima de tudo tiveste o que as vezes falta a alguns ter a coragem de dar as podas mais fortes para criar uma estrutura mais harmonioza.

Parabens e continuação de Bom Projeto!!!!!!Very Happy Very Happy Very Happy 

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Nuno Encarnação Seg Jul 29, 2013 6:34 am

Obrigado Henrique!

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Mario Eusebio Sex Ago 02, 2013 1:34 am

Viva Nuno!

Ao fim de algum tempo já se começa a ver o resultado do bom trabalho....

Mais uma vez reforço...mais vale andar 1 passo para trás para depois dar 10 para a frente Wink


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Ago 02, 2013 1:49 am

Olá Nuno,

De facto está a ficar uma árvore bastante interessante e a progressão é notável, bom trabalho!

Quais são as dimensões actuais?

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Nuno Encarnação Sex Ago 02, 2013 7:18 am

Mario Eusebio escreveu:Mais uma vez reforço...mais vale andar 1 passo para trás para depois dar 10 para a frente Wink

Mário, eu assino por baixo disso!

Pedro, estive a medir o tamanho e tem aproximadamente 17 cm de altura desde a linha do solo até ao topo e o diâmetro da base é de 4 cm. O nebari ainda vai ser descoberto e por isso deve ganhar um pouco mais de largura na base. O vaso actual tem 16 cm de comprimento.

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Fernando Bernardino Sáb Ago 03, 2013 8:17 am

Olá Nuno, esta murta está excelente, estou a gostar muito do caminho que esta arvore está a seguir, é muito didático para a maioria a forma como dás a conheçer o progresso do projeto, e demonstra que com paciencia e "know how", se pode levar a cabo projetos que de nada passam a peças muito crediveis, abráço.

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Pedro Nascimento Dom Ago 04, 2013 5:11 am

gostei Nuno,parabéns pela evolução;) 
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Murta shohin Empty Re: Murta shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos