Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oliveira "Dançarina"

+9
Nuno Encarnação
Pedro G C Almeida
Rui Ferreira
Pedro Nascimento
Rodrigo Sousa
David Carvalho
rafael baptista
Leonel Martins
Mario Eusebio
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Ter Dez 08, 2009 2:20 pm

Viva!

Este é um dos projectos que mais gosto, sobretudo pela dança que a veia viva faz sobre a madeira morta, daí o nome atribuído Smile!

Inicio
Oliveira "Dançarina" IMG_0214
Oliveira "Dançarina" IMG_0218
Oliveira "Dançarina" IMG_0227
Oliveira "Dançarina" IMG_0229

Já com alguma rebentação
Oliveira "Dançarina" Bonsai4537
Oliveira "Dançarina" Bonsai4536

Enxertos realizados
Oliveira "Dançarina" Bonsai4586-1

Estado actual já no primeiro vaso de Bonsai
Oliveira "Dançarina" IMG_4306

Trabalhei há pouco a madeira morta, numa zona onde a veia morreu e para disfarçar o corte de serra no topo, optei por fazer tudo com ferramentas manuais, pois devido á textura da madeira fica um acabado melhor, dando para estirar a madeira á semelhança das coniferas, no fim dei um pouco de maçarico para queimar farpas levantadas e polir um pouco as arestas vivas que tinha, escovando tudo de seguida com escova de aço e nylon. Gostei muito do resultado final.

Uma dúvida que tenho é se faço o ápice mais sobre a esquerda da madeira morta no topo ou se o centro com o nebari e o faço á direita dessa madeira!? Sugestões são bem vindas.

Medidas actuais 25 cms de Nebari por 75 cms de altura

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Leonel Martins Qua Dez 09, 2009 8:10 am

Boas,
Fizeste uma grande redução da madeira morta que ao meu ver beneficiou mais a árvore, ficou muito mais elegante.
Já tens alguma ideia da orientação que lhe vais dar?
Usas o clip&grow nas oliveiras ou só a aramação, ou ambas?
Bom projecto!
Abraço

Leonel
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Qua Dez 09, 2009 8:32 am

Viva Lionel!

Ainda vou retirar mais uma "peça" de madeira morta que tem mais recta ao chegar ao ápice, isso vai permitir ver melhor a ultima curva do tronco e uma zona mais interessante da madeira.

Mais ou menos já tenho uma ideia definida, aguardo agora pela retoma da brotação para verificar se os enxertos resultaram bem para definir melhor o caminho.

Eu uso uma técnica mista de clip and grow com aramação, prefiro cortar o primeiro ramo curto para não alongar os entrenós e depois mais tarde deixo crescer os subramos livremente, usando alguns como ramos de sacrificio. Assim o primeiro terço do ramo principal fica mais compacto e com maior conicidade.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  rafael baptista Qui Dez 10, 2009 8:37 am

boas mario, ainda não consigo ver onde como e onde vai ser a massa verde, mas o teu trabalho com a madeira morta foi excelente, grande base para fazer algo bonito

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Olea

Mensagem  David Carvalho Qui Dez 10, 2009 1:22 pm

Olá Mário,

Sem dúvida alguma que esta árvore demonstra um potencial enorme, embora as fotografias mais uma vez não demonstrem a imponência desta Olea, que foi a que mais me surpreendeu em tua casa, pois a árvore na fotografia parece bastante pequena e ao vivo é um "monstro" fantástico.

De todas as tuas Oleas esta é provavelmente a minha favorita, tem uma madeira morta fantástica e o teu trabalho está a ser perfeito, pois estás a conseguir ligar bastante bem a madeira morta original com a que estás a realizar, com muita paciência quando finalizares a parte de cima, vai ficar perfeita...

Muitos Parabéns por este projecto, pois está a ficar espectacular Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Convidad Sex Dez 11, 2009 3:23 am

Mário

Escusado será dizer que esta oliveira é excelente e num vaso de bonsai sobressai ainda mais. 2 observações: tira uma foto, quando puderes, com ligeira rotação para o lado esquerdo (sentido ponteiros relógio). Vai pensando numa ideia criativa para reduzir drasticamente a madeira morta no ápice e fica perfeito!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Rodrigo Sousa Sex Dez 18, 2009 8:33 pm

Olá Mario,Viva!!

Tenho andado aqui a dançar com a tua Olea.

E parece-me ser uma daquelas para daqui a 10 anos fazer parte da tribuna das Oleas de cultivo,se a ramificação for bem feita.
Acho que tens material para as EBAS,se correr bem.

Segundo essa frente,fiz aqui umas hipoteses de massa verde,não sei se te agrada alguma.

Oliveira "Dançarina" Plano3

Oliveira "Dançarina" Plano4

Oliveira "Dançarina" Plano1

Oliveira "Dançarina" Plano5

Oliveira "Dançarina" Plano2g

Agora isto é uma opinião pessoal.
Talvez andes de começar a formar a ramificação,arriscares um pouco mais na madeira morta do apice que estiveste a tratar.

Mas como foi transplantada agora,talvez não convenha estar a abana-la muito por causa das raizes.
Bom são só alguns desenhos pode ser que algum seja compativel.

Um abraço.

Rodrigo Sousa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 49
Localização : Sagres

http://kintall.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty rod...

Mensagem  David Carvalho Sáb Dez 19, 2009 8:28 am

Rodrigo e Mário,

Pessoalmente de todos os desenhos apresentados o que mais me agrada é algo "parecido" com o Desenho Nº5 ou o Nº3, passo a explicar.

Acho que o ápice não devera fechar o fim do tronco superior, qualquer outro dos "virtuais" onde o ápice é na parte superior a curva interessante do tronco tornasse completamente desinteressante e a massa verde não me parece fazer um "todo" com o tronco, acho que perde o conjunto.

No desenho nº5 ou no nº3 embora o realizasse com diversas alterações embora também acredite que ai já entra o nosso gosto pessoal o ápice da árvore acompanha a curva do tronco principal, fazendo um conjunto forte e harmonioso.

O meu favorito será algo parecido com o nº5 Smile

De qualquer forma se tudo correr bem, esta árvore num espaço de 3 a 4 anos com um bom cultivo (o que não será problema para o Mário) será uma Olea de TOPO!

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Dez 19, 2009 10:59 am

Viva Rodrigo Smile!

Obrigado pela trabalheira com os virtuais!

Eu sou da opinião do David, a minha ideia futura está mais relacionada com as imagens 3 e 5, um misto das duas!

O ápice será na zona da massa verde da tua imagem 3, mas mais assimétrico e menos volumoso, com algumas quebras de ritmo e com mais dois patamares sobre a direita e para trás, com um deles a aparecer ligeiramente a espreitar do lado esquerdo mais abaixo mas sem ocultar a curva que se vê!

Vou ver se faço um virtual decente com a minha ideia!

Muito obrigado aos dois pelas ajudas !

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Pedro Nascimento Seg Dez 21, 2009 1:24 am

boas Mário*
já agora deixo também um desenho para a tua olea e sendo essa a frente eu iria para algo parecido a isto,simplesmente redusiria/estreitava mais a madeira morta no topo Idea Wink
Oliveira "Dançarina" Dsc04095r
tambem gosto do n*5 do rodrigo,talvez com um pouco menos de massa verde Smile
abrçs...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Seg Dez 21, 2009 8:09 am

Viva!

Gostei do teu Virtual Pedro!

É um hipotese muito boa e se calhar a mais viável caso o enxerto não resulte!

Eu aproveito para deixar um virtual rápido da minha ideia para o desenho da árvore, acham que resultará?

Oliveira "Dançarina" IMG_4306-a

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Pedro Nascimento Seg Dez 21, 2009 8:49 am

boas Mário,
essa tua também me agrada bastante alien para mim resultava mas aguarda por outras opiniões Arrow Wink
abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Rodrigo Sousa Seg Dez 21, 2009 9:42 am

Olá Mario.

Uma enfernidade de estilos que se pode tirar dessa base,está praticamente em "cru",depende muito donde vai brotar.
Se os enchertos pegarem,claro que os virtuais são apenas indicativos,mas o teu acho que era bastante compativel.Como desenhas-te sem ampliar muito a massa verde.

Um exemplo de o mesmo carisma ,do Andres Bicocca,e que na dele resultou bem a meu ver.
Oliveira "Dançarina" Bicocca


A do Pedro também era capaz de resultar,mas nessa hipotese terias de trabalhar a madeira morta,acima da rama de estrutura da arvore.
Do mesmo carisma do excelente desenho do Pedro(já nos vai habituando) do Franco Barbagallo,que esteve exposta na UBI.

Oliveira "Dançarina" Barbagallo

E dos meus exemplos de copas amplas,tenho aqui também dois exemplos de arvores já "feitas" do Angel Mota que têm ganho bastantes prémios.

Oliveira "Dançarina" Mota2c

Oliveira "Dançarina" Mota1



Acho que está em boa fase de escolher qualquer um dos três carismas,e no fim não há nenhuma igual.

Pessoalmente se isto fosse por gostos pessoais, optava mesmo por o teu plano,é o que gosto mais.Mas o que interessa é o que tu gostes mais e que seja compativel.

São só exemplos de referencia para ver que resulta.

Agora depois de optares força com o seu desenho e a sua formação para ficar tudo nos "trinques" e vai mostrando a evolução.

Uma boa base que incrivelmente em Portugal não temos assim tantas.
Mas numa arvore dessa envergadura (como convêm nas Azeitoneiras),vai demorar uns anos para tirar as proporções das ramas e enche-las para ficar mesmo com um grande nivel de apresentação.

Nos Zambujos mais pequenos julgo que torna-se um pouco mais rapido,mas como se houve por vezes dizer o que interessa é que fique uma boa arvore independentemente do tempo para fazê-la.

Cumprimentos

Ps.Algumas arvores virei-as do avesso para ficar mais ao jeito da tua,espero que os donos não se importem.

Rodrigo Sousa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 49
Localização : Sagres

http://kintall.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Rui Ferreira Seg Dez 21, 2009 10:33 am

Olá Mário

Depois de ver todos os exemplos de virtuais publicados para esta árvore ( e embora normalmente tenha alguma dificuldade com o fenómeno) os que na minha opinião aproveitam melhor o carácter da árvore e realçam a sua melhor característica ( a primeira curva da esquerda) foram o desenho do Pedro e o teu próprio virtual.
Neles a árvore tem graciosidade, movimento.
Isto não querendo desfazer no trabalho do Rodrigo pois fez várias sérias tentativas de uma solução para a árvore mas as copas estavam um pouco desproporcionadas e ou demasiado simétricas para as proporções desta árvore, mas como em tudo, isto também é uma questão de gosto e portanto um não necessáriamente quer dizer que é melhor do que o outro.
Com tantas opções de desenho não tenho dúvidas de que vai ser uma boa árvore no futuro.

Rui Ferreira

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/11/2009
Idade : 61
Localização : Tavira/Algarve

http://www.jardimdebonsai.com

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Ter Dez 22, 2009 2:17 am

Viva!

Rodrigo, muito obrigado por mais esses exemplos, que são úteis não só para mim mas para todos esta comunidade, pois podemos ver concretamente exemplos de qualidade!

Rui, muito obrigado, é como referes, a curva á esquerda e o espaço negativo que aí pode ser criado são o que mais gosto na árvore, se não for realçado, a árvore acaba por perder muito, passa a ser mais um "naco" de olea com madeira morta e uns tufos de folhagem.

Como disse, também gosto muito do desenho do Pedro, embora ache mais dinámica a árvore com o ápice mais para cima, pois o tronco vem todo sobre o observador. Ao colocar o ápice mais acima acho que criará mais impacto e despertará mais "emoções" criando uma árvore mais imponente, apesar de menos espectacular do que a árvore do desenho do Pedro, acho que será sobretudo uma questão de gosto pessoal!

Estive a retocar o virtual, pois em troca dumas palavras com o Pedro Almeida, ele mencionou a necessidade do ramo da esquerda ganhar um pouco mais de volume e comprimento para ficar mais proporcional, acho que assim fica melhor! Que Acham?

Oliveira "Dançarina" IMG_4306-b

É claro que agora "in loco" é que a árvore me vai "dizer" até onde posso ir Smile!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  rafael baptista Ter Dez 22, 2009 8:52 am

No inicio deste post disse que adorei o trabalho de madeira morta mas ainda não conseguia vislumbrar as possibilidades da massa verde, mas agora depois de ver todas as possibilidades, para mim o desenho do pedro nascimento é a melhor estetica para esta arvore, não gosto muito do virtual, mas acho que é tudo uma questão de gosto pessoal

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Convidad Ter Dez 22, 2009 9:42 am

Viva Mário

Para mim, claramente a ideia do Pedro Nascimento.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Dez 22, 2009 3:28 pm

Olá Pessoal!

Mário, esta olea é fantástica. Há tantas boas possibilidades que a coisa se reduz simplesmente a uma questão de gosto pessoal, não há dúvida que será um excelente bonsai no futuro independentemente das escolhas que fizeres.

Quando vi a árvore pela primeira vez aquilo que me impressionou mais foi o seu tamanho. É muito maior do que parece na fotografia. O tronco é riquíssimo, tanto em movimento da veia como em carácter da casca e da madeira morta. Normalmente gosto de optar pela solução estética mais compacta possível e se isto fosse um shohin teria poucas dúvidas em seguir o caminho que indicou o Pedro Nascimento. No entanto, acho que o tronco oferece muito mais e é possível criar muitos detalhes convincentes na construção da massa verde. Deste ponto de vista o virtual do Mário faz mais sentido, parece-me que neste caso aproveita melhor o potencial da árvore (cada caso é diferente e outros há em que a minha opinião é diferente - Wink David) Claro, trata-se do meu gosto pessoal... neste caso prefiro uma árvore mais elegante, mais realista.

Em relação ao virtual do Mário, aquilo que eu certamente mudaria (se a árvore estivesse a meu cargo) é o ângulo do tachiagari. Está muito vertical e para além disso a árvore parece-me algo desequilibrada para a direita - foi por essa razão que sugeri prolongar a folhagem para a esquerda. Mário, que tal inclinar uns 3 graus para a esquerda também no próximo transplante?

Abraço,
Pedro


Última edição por Pedro G C Almeida em Ter Dez 22, 2009 3:32 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Primeira versão escrita à pressa...)
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Qua Dez 23, 2009 2:34 am

Viva!

Interessante esta discussão Smile! Como já foi referido será mais uma questão pessoal do próprio estilo individual!

Eu, não que me considere um adepto do "naturalistic" puro, mas gosto mais de árvore a tender para isso...que sejam mais passíveis de se encontrarem nessa forma. Não gosto muito de "dramatismo" em excesso, acho que todos as árvores devem contar uma história, mas que não terá que ser obrigatoriamente a do maior "massacre" possivel!

A árvore do desenho do Pedro, é uma excelente hipótese mas conta uma história diferente, de árvore mais massacrada onde praticamente só um ou dois ramos acabaram por sobreviver e com muita madeira morta, a meu ver um "look" e comportamento mais de conifera. Mas como é evidente é perfeitamente possivel encontrar uma oliveira assim no seu meio natural.

Por exemplo o Ivo, que conheço o seu trabalho, opta claramente pelo desenho, pois acho que a linha geral do seu trabalho assenta muito em árvores dramáticas, na abundância de madeiras mortas, muita informação! Se estiver errado por favor corrige-me IVO Smile! Eu já sigo um pouco uma linha mais soft, com menos espectacularidade no desenho mas que a mim próprio me agrada e me dá mais prazer.

Resumindo será mesmo o gosto pessoal e o estilo de cada uma a definir as tendências da modelação das suas árvores. Não que não goste estecticamente de outras soluções e até temporalmente será muito mais rápido construir a massa verde na solução que o Pedro Nascimento apresenta do que encher o tronco de cima a baixo com ramos e massa verde Shocked ! Há ainda a questão da foto, que não deixa ver todo o movimento do tronco e que foi tirada um pouco de baixo para cima, logo não dá a sensação clara da dimensão do projecto.

Pedro, num próximo transplante terei que estudar a sugestão que dás e talvez inclinar mais um pouco para mudar o ângulo de saida do tronco. Provavelmente o Vaso também será outro!

Em relação ao desiquilibrio, in loco, não me parece que haja, mas daqui a uns dias já falamos sobre isso Wink!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Convidad Qua Dez 23, 2009 6:40 am

Nada a corrigir Mário, pela parte que me toca.
As boas árvores têm sempre várias hipóteses - cada pessoa deve escolher o caminho com que mais se identifica. Que adianta 20 colegas dizerem-nos que a nossa árvore está espetacular se nós não gostamos dela?? Acho que fazes muito bem em optar sobretudo pelo teu gosto pessoal.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Rodrigo Sousa Qui Dez 24, 2009 2:54 am

Olá a todos.

Gostava só de dizer que gostei bastante deste "tópico" de troca de ideias.
Que dure tanto como a arvore.

E Mario vai continuando a debater o trabalho que se seguirá com a planta,e que tenha tanta recetividade e debate nas técnicas para formar o desenho.

Comprimentos para todos.

Rodrigo Sousa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 49
Localização : Sagres

http://kintall.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Rui Ferreira Seg Dez 28, 2009 12:54 pm

Penso que a ideia do Pedro Almeida de inclinar a árvore um pouco para a esquerda para melhorar a saida do Tachiagari é válida!
Só não concordo com a ideia de prolongar ainda mais a massa foliar também para a esquerda pois isso vai parar na minha opinião a dinâmica da árvore.
Eu iria posicionar a árvore no vaso mais para a esquerda para assim encontrar o equilibrio visual e prolongaria ligeiramente o comprimento do primeiro ramo da direita.
Penso que assim a dinâmica da árvore seria preservada evitando fazer as coisas demasiado estáticas.
Isto porque pelo menos depreendendo das fotos o tronco não tem um enorme peso visual para criar uma árvore tão "majestuosa" e contrabalançada.

Rui Ferreira

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/11/2009
Idade : 61
Localização : Tavira/Algarve

http://www.jardimdebonsai.com

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Dez 28, 2009 3:03 pm

Olá a Todos!

Já tive a oportunidade de rever esta oliveira ao vivo. As fotos enganam muito. O tronco é muito mais massivo do que parece, a árvore tem uma presença muito mais imponente do que as fotos sugerem. Não tive muito tempo para grandes análises, mas concordo com o que disse o Rui Ferreira: penso que uma ligeira inclinação para a esquerda sem prologar a massa verde do virtual do Mário beneficiaria o projeto.

Ó Mário, vê lá se fazes mais umas fotos de ângulos diferentes para se ver melhor. Esse tronco bem merece!

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Olea

Mensagem  David Carvalho Ter Dez 29, 2009 4:16 am

Olá a todos,

Pedro aconteceu-me exactamente o mesmo, eu vi as primeiras fotos da árvore e pensava que era uma Olea bastante pequena, quando a vi ao vivo ia caindo de cú, pois a árvore é grande e muito mais imponente do que as fotos mostram, sem dúvida um projecto espectacular Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Dom Jan 24, 2010 12:07 pm

Viva!

Aproveitando o sol, tirei uma foto mais centrada, por causa da muita luz a foto não é a melhor, mas dá para ver o movimento do tronco.

Oliveira "Dançarina" IMG_4698

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oliveira "Dançarina" Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos