Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ulmus minor

4 participantes

Ir para baixo

ulmus minor Empty ulmus minor

Mensagem  rafael baptista Qui Nov 26, 2009 9:09 am

bem esta planta foi retirada de uma zona de construção com a autorização do propriatario, mas cheguei tarde demais pois a maioria ja estava destruida pelas maquinas mas consegui salvar tres, um foi este, foi retirado acerca de um mes, não era a melhor altura mas tinha que aproveitar senão eram destruidos........

ulmus minor 15462_1243571579087_1523294821_30660519_4540003_n

projeção
ulmus minor 15462_1243571499085_1523294821_30660518_2226555_n

o primeiro ramo da esquerda já foi cortado, vou esperar e ver se ela se aguenta, para já esta em 70% de areia

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ulmus minor Empty Re: ulmus minor

Mensagem  Rui Fernandes Sex Nov 27, 2009 6:01 am

Olá Rafael.

Este projecto pode ficar bem interssante e a tua abordagem é correcta, na minha opinião. Não será fácil construir a massa verde pois normalmente a ramificação primária, secundária e até a terceária têm de ser cuidadosamente construidas. Mas que ficará bela lá isso ficará!

O único ponto menos forte deste projecto a meu ver, mas que fácilemente se corrige com um alporque é o nebari. Neste tipo de projecto um bom nebari dá muito valor e qualidade à árvore e pelo que vejo nas fotos (posso estar enganado) é que não existe nada de especial. Um alporque possibilitava um sistema radial de raízes, bem distribúido e que trouxesse mais carácter à árvore. Dentro de 4 ou 5 anos podias ter esse problema resolvido.

Boa continuação
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ulmus minor Empty Re: ulmus minor

Mensagem  rafael baptista Sex Nov 27, 2009 8:11 am

obrigado pelo comentario, para corrigir o nebari vou recorrer a "cortes cirurgicos" na primavera de 2011, que com a ajuda de de hormona de enraizamento vai concerteza responder bem, tratando-se de um ulmeiro o nebari acho que será "facilmente" resolvido.

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ulmus minor Empty Re: ulmus minor

Mensagem  Mario Eusebio Sex Nov 27, 2009 8:34 am

Viva Rafael!

Mais um projecto interessante que com o ritmo de crescimento da espécie pode evoluir depressa.

Eu sugeria seguires a sugestão do Rui Fernandes, optar pelo alporque para recontruir o nebari, até porque a árvore está algo alta e assim aproveitavas e fazias mais acima um pouco reduzindo a altura ao tronco.

Até porque será mais rápido fazeres o alporque completo, do que tentares corrigir o nebari que tens Wink!

A estrutura de ramos feita conforme está no virtual parece-me bem.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ulmus minor Empty Re: ulmus minor

Mensagem  Rui Marques Qui Dez 15, 2011 2:02 am

Olá Rafael, gostaria de saber se tens dado continuidade a este projecto. Tenho uma serrata exactamente na mesma situação, e será nesta próxima éposa de crescimento que irei efectuar o corte dos 10 cm e começar a formação dos ramos.

Abraço, Rui
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

ulmus minor Empty Re: ulmus minor

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos