Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sageretia- sugestões

+4
Nelson Lopes
Mario Eusebio
bruno lima
Angela Rodrigues
8 participantes

Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Sageretia- sugestões

Mensagem  Angela Rodrigues Qui Fev 17, 2011 2:43 pm

Olá

Ontem, após conversa com um amigo que também pratica esta arte e que me fez o favor de me emprestar umas ferramentas, decidi então fazer uma poda de manutenção.
Pode ver como ficou:

Sageretia- sugestões 1180898
By null at 2011-02-16

Que acham?

Estava com a ideia de ela crescer com uma copa redonda em cima, e aquele ramo que está mais em baixo preso com o fio seria para engrossar para fazer um ramo secundário com outro pequena copa mais abaixo.

Tenho uma dúvida.

Com dimensão do tronco principal, é possível fazer aramamento para puder dar-lhe movimento ou já é demasiado grosso?

Que tipo de solo acha que deva fazer já que esta espécie gosta de humidade?

Akadama+terra preta de jardim?

Como se deve fazer para nascer mais ramos no tronco principal?


Cumprimentos, Ângela
Angela Rodrigues
Angela Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 33
Localização : Amarante

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  bruno lima Qui Fev 17, 2011 3:13 pm

Ola Angela
Eu sendo novato tambem,nao ficaria com esse primeiro ramo,a foto tambem nao se ve bem,mas haver rebentaçao mais em baixo tens que podar mais em cima,pois acho ate que o podes fazer,nesta especie acho que rebenta com facilidade ,mas se estiver em erro alguem me corriga, Embarassed eu faria o chamado estilo vassoura que e o que entendi que querias,quanto ao solo dizem que a akadama é a melhor ,alguns misturam leca, outros leca com terra de saco e areia ,depende tambem da humidade que exista onde o vaso se situa, mas o importante é que seja drenante,mas eu como disse estou tambem no inicio,espera por opinioes dos senseis. Razz Razz Very Happy
Abraços

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Mario Eusebio Sex Fev 18, 2011 2:35 am

Viva Angela!

Bem vinda (ao vicio Laughing ) ao fórum e a esta arte, fazem falta por cá mais figuras femininas !

Em relação á tua árvore, é a tipica árvore comercial "malsai", servirá para dar os primeiros passos e introduzir-te neste maravilhoso mundo do bonsai, mas se o "bichino" pegar, rapidamente te aperceberás dos seus defeitos.

Este tipo de árvore é feito em massa, geralmente, não passam de estacas de propagação massiva com alguma ramificação feita á pressa, para enfiar dentro dum contentor e fazer lucro. O substracto em que são envasadas é de péssima qualidade e geralmente as plantas acabam morrer, estando até, pelo que ouço muita gente dizer, divulgado que é "normal" os bonsai morrerem ao fim de algum tempo...pensamento totalmente errado...o normal é os Bonsai viverem muito tempo, alguns passam de geração em geração há várias décadas!

Primeira coisa que é preciso desmistificar, agora que estás a entrar nesta arte! NÃO HÁ BONSAI DE INTERIOR! Há árvores que pelas suas caracteristicas, são de regiões subtropicais ou tropicais que se ADAPTAM a viver no interior, mas NÃO é a situação normal, por isso é que a grande parte deste tipo de árvores acabam por morrer, muitas vez por não terem condições de sobrevivência nos sitios onde são colocadas. Não há floresta nenhuma do mundo com um telhado por cima Twisted Evil .

A tua árvore deve estar no exterior, sendo apenas resguardada do frio nos sitios onde ele é mais rigoroso.

Em relação á árvore em si, como disse o Bruno, eu iria para um hokidachi (estilo vassoura), imagina uma vassoura invertida e visualiza a orientação dos ramos a sair do tronco abrindo a copa, conforme vai distanciando o perimetro.

Tenho que te dar os parabéns, pois parece que tens uma coisa a teu favor, perdeste o "medo" de mexer na planta e cortar! Não importa agora, se o fizeste bem ou mal...muita gente não evolui, porque pura e simplesmente tem medo de cortar e fazer as operações necessárias nas árvores.

Para conseguires fazer alguma coisa da tua árvore tens que ter em primeiro lugar a ideia de proporcionalidade, a natureza é sábia e as árvores obdecem a proporções, que se tentaram retratar nos Bonsai, para ter uma ideia geral, salvo excepções em alguns estilos os teus Bonsai não devem ultrapassar em altura mais do que 6 vezes a grossura do tronco na base, tolera-se em alguns casos relações de 1/10.

Por isso a primeira coisa que deverás fazer é compactar e reduzir em altura a tua ramificação para fazer uma árvore mais baixa, criará logo uma imagem mais harmoniosa. Ao mesmo tempo que vais reduzir, aproveita para fazer o transplante, pois estás num periodo em que facilmente equilibras a energia das raízes que vais reduzir. Se fosse eu, fazia o transplante com 100% akadama, resulta melhor nesta espécie e não só Wink.

O tronco é demasiado grosso e quebradiço para lhe tentares fazer movimento, mas também não precisas, pois o tronco do estilo vassoura, deverá ser a direito! A meu ver deves cortar o tal ramo, pois não te serve ao desenho.

Deixo alguns exemplos de hokidachi para visualizares o que podes fazer! A meu ver este estilo é um dos mais atractivos em Bonsai.
http://www.lorenzoservidor.com.ar/imagbonsai/HOKIDACHI.gif
http://2.bp.blogspot.com/_RGGzHPOpcRk/SkeLH9BJtLI/AAAAAAAAAaw/zslVKD7sTPY/s320/style-hokidachi.jpg
http://www.atelierdobonsai.com.br/esti14.jpg
http://kolekcjoner.drzew.pl/images/stories/hokidachi/hokidachi2.jpg

Espero que te tenha ajudado!



Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Angela Rodrigues Sex Fev 18, 2011 2:56 am

Obrigado pelas sugestões aos dois.

Eu gostava que tivesse um ramo assim mais abaixo, mas visto não ficar estético, devo corta-la então.

Em relação ao diâmetro do tronco, acham que devo engroçá-lo?

Irei fazer o transplante na próxima semana, então seguindo o conselho só com akadama.

O meu problema do exterior, é que vivo num apartamento, mas visto então não ser bom estar no interior, vou pelo menos colocá-la na sala, onde não há aquecimentos, e está mais sujeita às condições naturais das variações da temperatura.

Que acham?

Cumprimentos, Ângela
Angela Rodrigues
Angela Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 33
Localização : Amarante

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Mario Eusebio Seg Fev 21, 2011 3:03 am

Viva!

Depende do que queres para a planta, se queres uma planta pequena, de tamanho shohin, não precisarás de nenhum crescimento radicla, caso queria uma planta maior, aí deves adoptar um caminho diferente , deixando a planta crescer num vaso de cultivo.

Não tens uma varanda?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Angela Rodrigues Seg Fev 21, 2011 4:20 am

Não.. Neutral
Esse é o meu problema.... O apartamento não tem varandas...
Angela Rodrigues
Angela Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 33
Localização : Amarante

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Nelson Lopes Seg Fev 21, 2011 6:54 am

Existem aqueles Bonsai de plástico fabulosos... Wink Não, não, estou a brincar.

Deves no entanto saber que não poderás esperar de teres resultados fabulosos no interior. Algumas espécies toleram melhor do que outras, mas vão sempre ter uma folhagem maior (já que vão à procura de luz) e copas menos compactas etc. O próprio desenvolvimento também será sempre um pouco mais lento do que se estivessem no exterior.

Podes no entanto também experimentar espécies como Ficus ou Ulmeiros que se adaptam mais ou menos bem ao interior.

Não te deixes é desiludir por agora se calhar não teres as condições ideais. Vai experimentando, lendo, mãos à obra (como já o estás a fazer agora) e vais ver: se o bichinho pegar, quando procurares a próxima habitação a varanda ou terraço já vai fazer parte das exigências básicas.
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Angela Rodrigues Seg Fev 21, 2011 7:21 am

A minha habitação própria com certeza que irá ter espaço exterior, o problema é que estou na universidade e sujeitamos-nos ao que aparece, aos melhores preços. Neutral

Já pensei em deixar com os meus pais em minha casa no exterior, mas tenho medo que se esqueçam de regar durante a semana.. Crying or Very sad

Vou então tentar ver o que este dá no interior.. Como, depois de pesquisa, dizem que são espécies de "interior" e que gostam de climas quentes, pode ser que se adapte, pois está sempre à janela com luz directa e indirecta.

Esta semana vou proceder ao transplante, e cortar então os ramos para ficarem mais curtos da copa.

Convém sempre deixar algumas folhas correcto?

Se quiser que os ramos continuem a crescer na mesma direcção como devo proceder, caso alguns fiquem sem folhas por as terem muito em cima?
Angela Rodrigues
Angela Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 33
Localização : Amarante

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Após o transplante

Mensagem  Angela Rodrigues Qui Fev 24, 2011 12:04 pm

Olá.

Aqui vai a actualização da minha Sageretia após o transplante de hoje com 100% de akadama.

Deixei ainda o ramo lateral um pouco mais curto que antes para ver como evolui e se nascem alguns ramos.

Frente:
Sageretia- sugestões 1180908
By gicas at 2011-02-24

Sageretia- sugestões 1180909
By gicas at 2011-02-24

Sageretia- sugestões 1180910
By gicas at 2011-02-24

De cima:

Sageretia- sugestões 1180911
By gicas at 2011-02-24

De trás:

Sageretia- sugestões 1180912
By gicas at 2011-02-24

Aquele ramo fininho que podemos ver atrás alto, estou a ver se engrossa para ficar como os outros três ficando assim mais harmonioso.

Que acham?
Angela Rodrigues
Angela Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 33
Localização : Amarante

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Mario Eusebio Seg Fev 28, 2011 2:16 am

Viva Angela!

Agora preocupa-te apenas com a recuperação pós transplante, a questão estéctica terás muito tempo de futuro para debruçar e terás muito que corrigir Wink!

Uma coisa, evita fazer essas estruturas em arame, não são nada estécticas e nem a forma mais adequada de segura a planta, um simples arame, pelos furos de drenagem, seria suficiente para seguro a árvore.

Agora aguarda uns meses até que possas fazer mais alguma intervenção, senão corres o risco de matar a planta!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Angela Rodrigues Qua Mar 02, 2011 3:25 pm

Até agora o bonsai ainda não deu sinais de ter ficado mal, mas também nada de novo mostrou.. Neutral

Qual o período que posso considerar para ter a certeza que o transplante correu bem?

Cumprimentos, Ângela
Angela Rodrigues
Angela Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 33
Localização : Amarante

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Mario Eusebio Seg Mar 07, 2011 7:07 am

Viva!

Se as folhas não murcharam já é bom sinal, mas para considerares que o transplante correu bem, tens que aguardar uns meses, até a planta mostrar sinais claros de crescimento.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Angela Rodrigues Ter Mar 08, 2011 4:23 am

Olá Mário.

Até agora não murchou, mas sinais de crescimento também ainda não existem...

Espero que tenha corrido bem Smile

Angela Rodrigues
Angela Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 33
Localização : Amarante

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Angela Rodrigues Qui Mar 17, 2011 6:49 am

Olá.
A sageretia começou a dar os primeiros sinais de vida, já apareceram novos rebentos por todos os ramos.

Devo tirar ou deixar crescer à vontade?

Cumprimentos, Ângela
Angela Rodrigues
Angela Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 33
Localização : Amarante

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Rui Fernandes Qui Mar 17, 2011 12:00 pm

Olá Angela.

Deixa crescer à vontade. Smile

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Paulo Sampaio Qui Mar 17, 2011 3:37 pm

A paciência é uma das virtudes que temos que desenvolver, se dermos tempo à árvore para crescer e recuperar é meio caminho para a sua sobrevivência.
É bom termos mais do que uma planta, assim elas não morrem por excesso de atenção Very Happy .

Paulo Sampaio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Fernando Bernardino Sex Mar 18, 2011 2:45 am

Olá Angela,
concordo 100% com o Rui, rega e dá adubo, deixa crescer, e vái estudando outros Bonsai.

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Angela Rodrigues Sex Mar 18, 2011 5:36 am

Como já começou a rebentar posso dar adubo? Ou será melhor esperar mais um tempo visto que o transplante ainda foi recente e as raízes estão a recuperar?
Angela Rodrigues
Angela Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 33
Localização : Amarante

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Nuno Encarnação Sex Mar 18, 2011 5:39 am

Já podes começar a adubar à vontade.

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Angela Rodrigues Qua Mar 23, 2011 1:33 pm

Aqui mostro, apesar da fraca qualidade da foto, os novos rebentos.

Sageretia- sugestões 1190986

Já passei a sageretia para a luz directa já que estava resguardada desde o transplante.
Angela Rodrigues
Angela Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 33
Localização : Amarante

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Mario Eusebio Dom Abr 10, 2011 11:49 am

Viva Angela!

Que bom que a arvore deu bons sinais! Agora deixa crescer livremente algum tempo, para depois concentrastes na parte estéctica.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sageretia- sugestões Empty Re: Sageretia- sugestões

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos