Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

cotoneaster

+4
Leonel Martins
Rui Fernandes
Mario Eusebio
rafael baptista
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

cotoneaster Empty cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Qui Nov 26, 2009 7:57 am

boas a todos...

fui passar ferias em agosto para tavira, e fui a um garden center de lá, vi todas as arvores e o meu olhar ficou vidrado em duas, um junipero enorme (não consegui convencer a patroa para levar para casa devido ao tamanho) mas ainda restava este cotoneaster de 1.5 m. comprei por 12 euros e lá foi reduzido assim

cotoneaster 7920_1222265486448_1523294821_30600380_3347490_n

em setembro evora estava a passar um segundo verão então visto que a planta foi reduzida para 12.5 cm resolvi desfolhar e aramar.

cotoneaster 7920_1222274726679_1523294821_30600481_5472152_n


a planta esta com algumas partes mortas e resolvi fazer a primeira intervenção na madeira morta, ainda há muito a melhorar, mas por agora fica assim

e aqui esta a planta em novembro

cotoneaster 11657_1247527557984_1523294821_30670505_8124156_n

cotoneaster 11657_1247527677987_1523294821_30670506_956774_n


nesta proxima primavera vai para um vaso de transição, mas o vaso definitivo ainda não me decidi, espero pelas vossas sujestões em relação ao vaso e a planta

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Mario Eusebio Qui Nov 26, 2009 8:45 am

Viva Rafael!

Bem Vindo ao Bonsai Literati!

Já antes tinha comentado este projecto Wink!

Acho que a tua aquisição foi excelente! É dificil encontrar um "coto" com tronco grosso e este além disso, tem ainda bom nebari!

A massa verde terá ainda definir um pouco mais mas para já, tem uma imagem muito agradável! Que vasos estás a pensar usar?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Qui Nov 26, 2009 8:49 am

obrigado pelo comentário mario

não faço a minima ideia, mas para o vaso final estou com ideias para um vaso redondo em tons de amarelado sem ser esmaltado, acho que com os frutos seria um contraste interessante ou talvez um azul, ainda não sei....

para vaso de trancisão estava a pensar em fazer um de madeira, mas ainda tenho até fevereiro para decidir, mas como disse estou a espera de sujestões......

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Convidad Qui Nov 26, 2009 12:24 pm

Viva Rafael

Bom trabalho!
Quanto ao vaso, a estas dimensões, eu confiaria no gosto pessoal do M Albek.

Aqui fica um exemplo:
http://www.shohin-europe.com/ALBEKGALLERY-mamecotoneaster.html

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Rui Fernandes Sex Nov 27, 2009 5:55 am

Olá Rafael!

Benvindo ao forum!

Gostei muito da tua abordagem em relação a esta árvore. Está a ficar fabulosa! Tem um movimento impressionante que pode ser aumentado se desnivelares um pouco a altura dos ramos à direita. Está muito simétrico. Não sei se me faço entender.

De resto, criando mais uns espaços vazios pelo meio da massa verde ficará excelente. Quanto ao vaso não te posso ajudar pois não tenho gosto nenhum para isso.

Continuação de um bom projecto!
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Sex Nov 27, 2009 8:15 am

rui, concordo plenamente com o que dizes, falta fazer ainda muita coisa coisa ao nivel da massa verde, contudo esta planta esta comigo há apenas 4 meses, as folhas ainda são muito grandes o que faz com que a massa verde aparente ser muito densa quando ao vivo conseguimos ver alguma estrutura de ramos, mas ainda há muito a fazer em relação a esta massa verde.

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Ter Dez 01, 2009 6:41 pm

a planta sofreu uma pequena intervenção, cortei algumas folhas a mais que impossibilitavam de ver algum tipo de estrutura, e das folhas que restarm as maiores foram recortadas. quero que esta planta entre no outono, mas parece quase impossivel ainda na semana passada continuava a brotar folhas novas. a seguir tentei fazer o meu primeiro virtual, bem foi a primeira vez que tratei com edição de imagem por isso não está perfeito, o vaso é de um ulmeiro que tenho, não é sequer a minha ideia de vaso futuro, contudo foi mais uma tentativa, para o proximo vou tentar com vasos mais adequados para esta planta

cotoneaster 10939_1266489632024_1523294821_30710538_4142898_n


preciso de aplicar liquido de jin e não tenho, onde posso compar on-line???

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Leonel Martins Qua Dez 02, 2009 2:08 am

Boas Rafael,

Tens a tua árvore em que local? O ano passado tive a minha cá fora mas num local bastante abrigado e por isso não perdeu as folhas no inverno.Tive de desfolhar totalmente quando a transplantei, já que as raízes também foram muito mexidas.
Este ano já a tenho bem ao ar livre e já apresenta folhas amarelas, penso que para perderem a folha têm mesmo de sentir o inverno em cima Very Happy .
Em relação ao vaso, partindo do princípio que seria já um vaso final, penso que deveria ter talvez metade do tamanho desse.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Qua Dez 02, 2009 4:59 am

boas leonel, bem esta arvore está no extrior num terraço, vivo em evora e aqui ao contrario dos outros anos as temperaturas estão altas para o mes de dezembro deve ser por isso que a planta não entra no outono , em relação ao vaso concordo contigo foi só uma tentativa de virtual (1º), mas para este proximo transplante estou a pensar num vaso de trancisão mais ou menos deste tamanho, possivelmente até um vaso um pouco maior.......

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Qua Dez 02, 2009 6:42 pm

aqui ficam mais uns virtuais

cotoneaster 10939_1267342333341_1523294821_30712365_4984079_n

cotoneaster 10939_1267342413343_1523294821_30712367_6988124_n

cotoneaster 10939_1267342453344_1523294821_30712368_7570514_n


cotoneaster 10939_1267342493345_1523294821_30712369_6670170_n

vasos do Peter Krebs

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Mario Eusebio Sex Dez 04, 2009 4:12 am

Viva!

Eu ia mais para um vaso cor creme, para contrastar e realçar os frutos vermelhos Wink!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Convidad Sex Dez 04, 2009 7:39 am

Boa tarde a todos.
Concordo com o Mario Eusebio na escolha do vaso de cor creme, pois irá realçar as suas bagas vermelhas.
Cumprimentos

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Sex Dez 04, 2009 8:17 am

concordo, por agora fica neste vaso e lá para fevereiro vai para um vaso de transição e será então creme, vou fazer eu proprio o vaso, vamos ver como fica.......

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Coton

Mensagem  David Carvalho Dom Dez 06, 2009 4:52 am

Olá Rafael,

Muito sinceramente, acho que este pequeno e interessante projecto que já tive a sorte de ver ao vivo precisava de um mimo um bocadinho maior. Smile Para comprar um vaso decente não é preciso vender a casa, ainda por cima tendo em conta o tamanho o vaso que necessitas podes muito bem comprar algo bastante decente entre os 20 e os 30 euros.

Poracaso vi no outro dia que a Laos tinha recebido um carregamento novo de vasos, talvez seja interessante explorares, pelo que vi na diagonal, os preços não me pareceram astronómicos, embora tem atenção que os espanhois compram rápido por isso quanto mais tempo demorares menos vasos vais ter por onde escolher, mas tens outras lojas a venderem vasos no estrangeiro. Dá uma olhada: http://lnx.laosgarden.com/index.php?cPath=18&osCsid=cb85d53e314e512c744ff8e3783034fb

Quanto ao fazeres um vaso, se tiveres em conta todos os factores necessários para fazer um bom vaso de Bonsai e tiveres a mestria para o fazer, é uma opção, mas se vais fazer apenas uma tentativa sem fornos que cozam acima dos 1200º ( acho que é esta a temperatura necessária ) e por ai fora, conselho de amigo, mais vale gastares um dinheirinho e comprares um bom vasito, até porque essa árvore tem um futuro muito interessante pela frente e um BOM vaso fará a diferença Smile

Quanto à cor eu não sou certamente a melhor pessoa para te ajudar, pois tenho tendências para vasos escuros sem serem esmaltados e para este projecto necessitas de um vaso esmaltado e com cor, devido ao carácter da árvore. Optaria por um esverdeado com tons azulados.

cotoneaster 80f28ga
Tokoname

Atenção isto é a minha opinião pessoal Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Dez 06, 2009 10:19 am

Olá Rafael,

Gosto muito dos resultados que estás a obter com este pequeno cotoneaster. Acredito que em muito pouco tempo terás um shohin de alto nível.

Quanto à estética, muito recentemente comecei a preferir e a tentar adoptar opções que resultem num equilíbrio muito dinâmico. A tua árvore tem um tachiagari (terço inferior do tronco) que grita dinamismo a toda a força. No entanto, a copa é algo estática devido à forma em triângulo equilátero com que está a ficar. Na minha opinião, precisas de fazer subir a folhagem no lado esquerdo, encurtando o ramo mais baixo desse lado em cerca de 1/3, e de baixar o ramo do lado oposto prolongando-o mais 1/3. A meu ver, a árvore ganhará assim um dinamismo que contará a mesma história que o tachiagari e ganhará consistência na estilização.

Com esta espécie é preciso algum cuidado pois facilmente acabas com uma copa em forma de cogumelo. Ela fecha muito bem todos os espaços e é preciso estar sempre a recuperá-los através da poda. Acho que deves fechar bem a massa verde do lado esquerdo e criar um espaço negativo, que já começa a existir, no lado direito, mesmo acima do primeiro ramo. Esse espaço vai acentuar o movimento da planta para a direita.

Quanto a vasos, gosto de todos os que foram mostrados, mas não acho que algum deles seja adequado à tua árvore. Concordo com o David, no conjunto final um bom vaso fará toda a diferença e nisso não se deve poupar (a propósito, o vaso que o David mostrou custa cerca de 150€ na sua versão de 20cm). Acho que precisas de um Tokoname rectangular de linhas direitas, sem relevos e com um vidrado azul escuro, mais pequeno do que os que tens mostrado. Este formato é algo masculino, mas vai realçar imenso as flores brancas e as bagas vermelhas.

Se optares pelos Tokoname, acho que a melhor opção é a importação directa (http://www.tokoname.or.jp/bonsai/). Todas as lojas que conheço na Europa vendem-nos pelo menos ao dobro do preço...

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Dez 06, 2009 10:24 am

Este em azul escuro deve ficar bem e o preço é simpático, cerca de 35€ com portes incluidos (por EMS com tracking): http://www.tokoname.or.jp/bonsai/minipot/87f37w.htm
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Dom Dez 06, 2009 5:32 pm

boas .......

David

bem quando estava a falar em fazer o vaso era só o de transição e não o deifinitivo, contudo cá em évora tenho contacto com uma associação de crianças com defeciencia que trabalham em barro o ano inteiro como principal actividade, tendo como professora uma boa ceramista, surgiu então a possibilidade de frequentar umas aulas para aprender qualquer coisa, e como tem dois fornos que uma vez por semana são utilizados existe a possibilidade de fazer umas expriencias....... e é algo que gosto, gostaria no futuro de me aventurar a fazer uns vasos... mas provavelmente daqui a um ano vou comprar o vaso que será definitivo, o tempo dirá. Em relação á tua proposta para vaso adorei as cores, provavelmente um pouco de mais azul seria ainda melhor.....


pedro

acho que as tuas sujestões são excelentes, aliás concordo plenamente contigo em relação ao posicionamento dos ramos, quando olho para esta arvore a palavra estatica é a primeira coisa que me vem á cabeça, já tinha pensado em alterar alguma (pouca) coisa. quanto ao crescimento desta especie é como dizes, a unica maneira que tenho de controlar é simplesmente cortar folhas para se ver alguma estrutura de ramos..... em relação ao vaso, ainda não tenho a certeza quanto à forma, primeiro pensei em oval e agora começo a pensar num quadrado com as arestas arredondadas, alias vaso que agora vou fazer vai ser assim.....


obrigadão pelos comentarios

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Pouco sei mas...

Mensagem  David Carvalho Seg Dez 07, 2009 4:49 am

Olá Rafael,

Eu pouco ou nada sei de cerâmica, do pouco que li fiquei com a ideia que fazer vasos de Bonsai não é própriamente algo fácil, tem atenção pois simples erros como a base do vaso ter alguma incosistência e criar uma zona em que a água se acumule sem conseguir sair pode te apodrecer as raizes e atenção aos fornos pois pelo que percebi os fornos tem de cozer nos 1200º graus, acredito que diferentes fornos fazem diferentes temperaturas.

Acho que pessoas mais experientes podem-te ajudar neste assunto, eu apenas estou a tentar-te alertar. O vaso que o Pedro Almeida sugeriu é fantástico são do melhor que existe e 35 euros por um vaso Tokoname não é nada demais e tens um vaso "para a vida".

Eu pessoalmente no estado em que o projecto está passaria logo para o vaso final.

De qualquer forma é a tua árvore tu é que sabes Smile Boa sorte com o projecto Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Sáb Abr 03, 2010 9:33 am

bem o cotoneaster foi transplantado, o vaso não é o definitivo, mas é este formato que quero, talvez em azul claro com menos um cm de altura que o actual... em relação aos pes do vaso não sei se prefiro assim ou estando colocados mesmo junto á face do vaso, o que acham????

um mes depois do transplante foi desfolhado, como a árvore não fez o outono e o inverno eu fiz por ela, hehe.... após uma semana está a libertar folhas por todos os lados....

Ainda falta muito a esta arvore mas ela vai seguindo o seu caminho
Ps: vaso made in portugal



cotoneaster HPIM1576


Última edição por rafael baptista em Sáb Abr 03, 2010 9:55 am, editado 1 vez(es)

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Leonel Martins Sáb Abr 03, 2010 9:49 am

Gostei do resultado, o vaso até que não lhe acenta mal na minha opinião.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Sáb Abr 03, 2010 10:05 am

obrigado leonel, o vaso não lhe fica mal e verdade, mas se for menos alto e de cor azul esmaltado acho que o resultado irá ser melhor de qualquer maneira por um ou dois anos vai ser a nova casa do coto....

a ideia para este tipo de vaso vem da sugestão do pedro almeida, embora o conselho seja para azul escuro eu acho que um azul mais claro irá cair que nem uma luva... mas até lá o mais certo é mudar de opinião, mas agora como está num vaso com a forma que quero vou no futuro fazer uns virtuais de cor...

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Pedro G C Almeida Sáb Abr 03, 2010 10:10 am

Olá Rafael,

O vaso novo não fica mal, é verdade. Talvez ainda seja grande demais, mas penso que deve estar perto do tamanho final (até porque o volume da copa vai aumentar).

Quanto à cor, sugeri o azul escuro a pensar nas bagas vermelhas - o contraste é maior. Claro que já entramos no campo da preferência pessoal... Very Happy

Gosto muito deste cotoneaster, continua a mostrar a evolução que eu vou seguindo com muito interesse.

Um abraço,
Pedro


Última edição por Pedro G C Almeida em Seg Abr 05, 2010 12:54 pm, editado 1 vez(es)
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Rui Fernandes Sáb Abr 03, 2010 11:37 am

Olá Rafael.

Fiquei muito contente por rever esta árvore. Está a tornar-se um caso sério... Very Happy

O movimento que apresenta é brutal e o desnivelamento dos ramos inferiores que fizeste em relação às fotos anteriores mostra o quanto se pode tornar uma imagem dinâmica através de um simples efeito visual. Parabéns por isso..

O Tachiagari é muito bom e a forma como o apresentas também foi escolhida. Enfim, uma árvore que vai no caminho sério e dá prazer ver. Imagino-a mais compacta, em altura da floração ou então com bagas vermelhas. Vai ficar muito bonita.

Em relação ao vaso sou capaz de concordar com o Pedro. Um azulinho esmaltado deve cair bem, mas é uma questão de gosto pessoal.

Parabéns mais uma vez pelo trabalho e obrigado pela partilha.
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Sáb Abr 03, 2010 11:47 am

boas rui, obrigado pelo comentário

a alteração que fiz dos ramos é devido a frequentar o fórum e aproveitar todos os conselhos úteis dos membros Very Happy

e em relação á floração, espero ansiosamente, assim que der flores ponho aqui umas fotos....

bounce

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  rafael baptista Sáb Abr 17, 2010 8:14 am

como prometido, mostro aqui o inicio da floração, alias espero que dentro de uma semana as flores comecem a "sair" , este bonsai também já foi baptizado de "o conde"




bounce Very Happy


cotoneaster Sa+001
cotoneaster Sa+007
cotoneaster Sa+003
cotoneaster Sa+004
cotoneaster Sa+005

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

cotoneaster Empty Re: cotoneaster

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos