Ume shohin
+7
Joaquim Gervásio
bruno lima
Mario Eusebio
João Pires
David Carvalho
Pedro Nascimento
Pedro G C Almeida
11 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Ume shohin
Olá a todos!
Pedro tu melhor que ninguém saberás como estavam essas raízes e se decidiste optar já pelo transplante para esse vaso acredito que foi porque achaste mesmo necessário, pois pelo que percebi (posso estar enganado) a árvore está contigo há pouco tempo...
Fui um dos que disse que o antigo vaso tinha um efeito visual muito pesado em relação à árvore. Posso dizer agora, que com esta opção favoreceste o conjunto, principalmente em relação à forma do vaso, quanto à cor , não estou totalmente convencido (também não sou eu que tenho que estar LOL) que o azul se vá enquadrar bem com a cor das flores, mesmo depois de ver os virtuais que o João aqui deixou!!
Na minha maneira de apreciar esta espécie e aproveitanto as sábias palavras do João, quando se refere que esta é uma espécie que na sua natureza representa o fim de um período de escuridão e que anuncia a chegada da época de luz (quase como um ritual de iniciação ) percebo a intenção do azul do vaso como um acrescento de luz, mas sinceramente acho que este exemplar lhe assentava melhor alguma coisa com tons mais quentes e relacionados com a terra !! Em relação à alteração da posição do nebari gosto mais de como ficou agora, acho que mostra ainda mais o que de bom o exemplar tem!
Apenas gostava de te perguntar se estás a pensar dar algum caracter mais a essa madeira morta na base junto ao nebari! Não conheço a madeira morta destes exemplares em termos de texturas, dureza, etc, mas acho que enriquecias ainda mais esta peça se conseguisses dar mais algum dramatismo naquela madeira
Abraço
Luís Cunha
Pedro tu melhor que ninguém saberás como estavam essas raízes e se decidiste optar já pelo transplante para esse vaso acredito que foi porque achaste mesmo necessário, pois pelo que percebi (posso estar enganado) a árvore está contigo há pouco tempo...
Fui um dos que disse que o antigo vaso tinha um efeito visual muito pesado em relação à árvore. Posso dizer agora, que com esta opção favoreceste o conjunto, principalmente em relação à forma do vaso, quanto à cor , não estou totalmente convencido (também não sou eu que tenho que estar LOL) que o azul se vá enquadrar bem com a cor das flores, mesmo depois de ver os virtuais que o João aqui deixou!!
Na minha maneira de apreciar esta espécie e aproveitanto as sábias palavras do João, quando se refere que esta é uma espécie que na sua natureza representa o fim de um período de escuridão e que anuncia a chegada da época de luz (quase como um ritual de iniciação ) percebo a intenção do azul do vaso como um acrescento de luz, mas sinceramente acho que este exemplar lhe assentava melhor alguma coisa com tons mais quentes e relacionados com a terra !! Em relação à alteração da posição do nebari gosto mais de como ficou agora, acho que mostra ainda mais o que de bom o exemplar tem!
Apenas gostava de te perguntar se estás a pensar dar algum caracter mais a essa madeira morta na base junto ao nebari! Não conheço a madeira morta destes exemplares em termos de texturas, dureza, etc, mas acho que enriquecias ainda mais esta peça se conseguisses dar mais algum dramatismo naquela madeira
Abraço
Luís Cunha
Questão de gosto...
Olá João,
Agradeço teres feito um virtual, pois sem dúvida ajuda bastante à discussão estética.
Embora existam diversas linhas de orientação em relação aos vasos, na minha opinião é tudo uma questão de gosto pessoal. Podemos tomar diferentes decisões para acentuar uma história ou até uma caracteristica da árvore utilizando as diversas opções que temos a nível de cerâmica, mas a "bottom line" acaba por ser o gosto pessoal de cada um e como o Luis Cunha disse e bem o mais importante acima de tudo é o Pedro estar contente com o resultado
Na minha opinião pessoal, eu acho que os Prunus funcionam melhor em vasos escuros, provavelmente optaria por um vaso escuro com alguma textura com um toque orgânico para criar uma ligação com a textura da casca e com a madeira morta e obviamente um vaso escuro tem tendência não só a ficar mais dentro do conjunto, como cria uma base com bastante mais contraste para receber as flores, pois esse é o elemento mais importante e acho que ai estamos todos de acordo.
Olhando os virtuais e discutindo-os estéticamente, na minha opinião o vaso ganha demasiado protagonismo e tornasse um polo de cor que vai estar em constante competição com as cor das flores (seja qual for a cor!) e enquanto esta "guerra" acontece o tronco desaparece.
p.s - eu não era propriamente fan do vaso anterior
Abraço,
Agradeço teres feito um virtual, pois sem dúvida ajuda bastante à discussão estética.
Embora existam diversas linhas de orientação em relação aos vasos, na minha opinião é tudo uma questão de gosto pessoal. Podemos tomar diferentes decisões para acentuar uma história ou até uma caracteristica da árvore utilizando as diversas opções que temos a nível de cerâmica, mas a "bottom line" acaba por ser o gosto pessoal de cada um e como o Luis Cunha disse e bem o mais importante acima de tudo é o Pedro estar contente com o resultado
Na minha opinião pessoal, eu acho que os Prunus funcionam melhor em vasos escuros, provavelmente optaria por um vaso escuro com alguma textura com um toque orgânico para criar uma ligação com a textura da casca e com a madeira morta e obviamente um vaso escuro tem tendência não só a ficar mais dentro do conjunto, como cria uma base com bastante mais contraste para receber as flores, pois esse é o elemento mais importante e acho que ai estamos todos de acordo.
Olhando os virtuais e discutindo-os estéticamente, na minha opinião o vaso ganha demasiado protagonismo e tornasse um polo de cor que vai estar em constante competição com as cor das flores (seja qual for a cor!) e enquanto esta "guerra" acontece o tronco desaparece.
p.s - eu não era propriamente fan do vaso anterior
Abraço,
Re: Ume shohin
Olá a todos.
Já tive a oportunidade de contemplar esta preciosidade ao vivo e, concordando convosco quando dizem que isto vai do gosto pessoal de cada um, acrescento a esta discussão (saudável ) que o vaso não fica com tanto contraste como está na foto. Visto no exterior, o azul do vaso casa melhor com a árvore pois não chama tanto a atenção como parece.
No entanto, gostos não se discutem... (ou será que não?)
Fico muito curioso para a ver com flor pois "sem roupa" fica a matar!
Abraço,
Já tive a oportunidade de contemplar esta preciosidade ao vivo e, concordando convosco quando dizem que isto vai do gosto pessoal de cada um, acrescento a esta discussão (saudável ) que o vaso não fica com tanto contraste como está na foto. Visto no exterior, o azul do vaso casa melhor com a árvore pois não chama tanto a atenção como parece.
No entanto, gostos não se discutem... (ou será que não?)
Fico muito curioso para a ver com flor pois "sem roupa" fica a matar!
Abraço,
Rui Fernandes- Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009
Re: Ume shohin
Olá Pessoal,
Obrigado pelas vossas contribuições!
Bruno, podes usar a foto à vontade. O ramo de que falas tem movimento no plano do observador só que nas fotos da frente não se vê. Dá uma olhadela às fotos do lado que publiquei acima.
David, mais nebari é sempre melhor, acho eu. Quanto à cor do vaso... não pode ser tudo vermelho! Mas falando a sério, percebo o que dizes.
Mário, a ideia é essa: preparar a composição para quando a árvore estiver despida e em flor. No resto do ano a planta não terá interesse... fico satisfeito por saber que achaste que melhorou.
João, obrigado pelo exercício e pelos virtuais, gostei!
Eu diria que são muito feios mesmo! Tens razão em relação à akadama e à mesa - se calhar por causa desses tons avermelhados é que o azul do vaso parece mais azul na foto do que na verdade é. Ao vivo é um tom bem mais neutro, não tão chamativo. Vou fazer umas experiências a ver se consigo uma foto mais fidedigna.
Luís,
É verdade que a árvore chegou há pouco tempo, mas o transplante teve mesmo que ser feito. As raízes estavam a dar voltas no fundo do vaso e sei por experiência que nestas condições esperar mais é um erro... pelo menos na escala shohin. O que fiz foi um trabalho muito ligeiro, apenas cortei as raízes compridas que cresciam por baixo do nebari e deixei quase todas as finas que cresciam dos lados - são estas últimas que fazem falta à árvore. Embora este vaso seja mais baixo que o anterior, é mais largo - o volume disponível para as raízes é sensivelmente o mesmo. A árvore continua a crescer sem problemas, os botões continuam a abrir normalmente. Às vezes, noutras espécies - por exemplo A. burgerianum, alguns acabam por secar após o transplante. Isso é um sinal de que o transplante foi demasiado drástico (como costumo cortar 90% das raízes finas dos tridentes isto acontece-me de vez em quando). Não acredito que neste caso da ume haja qualquer problema.
Luís, digo-te o mesmo que disse ao David: não pode ser sempre vermelho, até mesmo azul tem de ser de vez em quando. Falando a sério, se deres uma olhadela às ume dos catálogos Kokufu-ten verás que a maioria está em vasos não-vidrados muito simples, com cores mais quentes. A diferença é que essas árvores são apreciadas por si só; nos shohin a ideia é apreciar árvores em conjunto num display. Esta planta está a ser preparada para ser apreciada em conjunto com outra(s) que será(ão) conífera(s). Nesta situação ter as duas árvores em vasos sem vidrado é estranho, e um vidrado de uma cor quente na ume resulta ainda pior que azul (acho eu). O facto de entretanto me ter apercebido disto - refiro-me ao facto de a árvore ser melhor apreciada num display shohin do que a solo - fez-me pensar em passar a usar um vaso vidrado em tons de azul ou verde. Estava a pensar comprar este ( http://www.tokoname.or.jp/bonsai/minipot/83f6.htm ), que é há muito um dos meus vasos favoritos, mas aconteceu que tinha um cá em casa que se adequava. Ainda vou ponderar a mudança para o Tokoname...
Ainda não sei bem. Tenho que analisar melhor e deixar que a imagem actual amadureça em mim. No entanto, a madeira morta (felizmente) não chega ao nível do substrato (senão ia apodrecer muito depressa). Há partes vivas junto ao nível do solo já com um lábio de cicatrização bastante alto. Para já vou limpar a madeira, aplicar o líquido de jin e endurecedor (a propósito, se o pessoal das oliveiras me recomendar um eu fico agradecido!). Só isso deve melhorar bastante a imagem. Logo que termine este trabalho mostro aqui o resultado.
David, outra vez ,
Remeto isto para a conversa dos displays shohin acima - a propósito, em geral estes displays não são devidamente explorados na Europa. Se se tratasse de uma árvore grande para ser apreciada sozinha, concordaria contigo. Como é para ser apreciada num display, o contraste vem de texturas, contrastes ou sinergias de/com outras árvores/elementos do display.
Eu não vejo isto assim, acho até que a cor e textura do tronco saem realçadas. Mas se calhar estamos a discutir gostos...
Rui, tens razão quando dizes que ao vivo o azul não é azulão. Como disse acima, vou ver se consigo melhores fotos.
Desculpem a longa resposta...
Abraços,
Pedro
Obrigado pelas vossas contribuições!
Bruno, podes usar a foto à vontade. O ramo de que falas tem movimento no plano do observador só que nas fotos da frente não se vê. Dá uma olhadela às fotos do lado que publiquei acima.
David, mais nebari é sempre melhor, acho eu. Quanto à cor do vaso... não pode ser tudo vermelho! Mas falando a sério, percebo o que dizes.
Mário, a ideia é essa: preparar a composição para quando a árvore estiver despida e em flor. No resto do ano a planta não terá interesse... fico satisfeito por saber que achaste que melhorou.
João, obrigado pelo exercício e pelos virtuais, gostei!
no resto do ano, são até um pouco feios...
Eu diria que são muito feios mesmo! Tens razão em relação à akadama e à mesa - se calhar por causa desses tons avermelhados é que o azul do vaso parece mais azul na foto do que na verdade é. Ao vivo é um tom bem mais neutro, não tão chamativo. Vou fazer umas experiências a ver se consigo uma foto mais fidedigna.
Luís,
Pedro tu melhor que ninguém saberás como estavam essas raízes e se decidiste optar já pelo transplante para esse vaso acredito que foi porque achaste mesmo necessário, pois pelo que percebi (posso estar enganado) a árvore está contigo há pouco tempo...
É verdade que a árvore chegou há pouco tempo, mas o transplante teve mesmo que ser feito. As raízes estavam a dar voltas no fundo do vaso e sei por experiência que nestas condições esperar mais é um erro... pelo menos na escala shohin. O que fiz foi um trabalho muito ligeiro, apenas cortei as raízes compridas que cresciam por baixo do nebari e deixei quase todas as finas que cresciam dos lados - são estas últimas que fazem falta à árvore. Embora este vaso seja mais baixo que o anterior, é mais largo - o volume disponível para as raízes é sensivelmente o mesmo. A árvore continua a crescer sem problemas, os botões continuam a abrir normalmente. Às vezes, noutras espécies - por exemplo A. burgerianum, alguns acabam por secar após o transplante. Isso é um sinal de que o transplante foi demasiado drástico (como costumo cortar 90% das raízes finas dos tridentes isto acontece-me de vez em quando). Não acredito que neste caso da ume haja qualquer problema.
Luís, digo-te o mesmo que disse ao David: não pode ser sempre vermelho, até mesmo azul tem de ser de vez em quando. Falando a sério, se deres uma olhadela às ume dos catálogos Kokufu-ten verás que a maioria está em vasos não-vidrados muito simples, com cores mais quentes. A diferença é que essas árvores são apreciadas por si só; nos shohin a ideia é apreciar árvores em conjunto num display. Esta planta está a ser preparada para ser apreciada em conjunto com outra(s) que será(ão) conífera(s). Nesta situação ter as duas árvores em vasos sem vidrado é estranho, e um vidrado de uma cor quente na ume resulta ainda pior que azul (acho eu). O facto de entretanto me ter apercebido disto - refiro-me ao facto de a árvore ser melhor apreciada num display shohin do que a solo - fez-me pensar em passar a usar um vaso vidrado em tons de azul ou verde. Estava a pensar comprar este ( http://www.tokoname.or.jp/bonsai/minipot/83f6.htm ), que é há muito um dos meus vasos favoritos, mas aconteceu que tinha um cá em casa que se adequava. Ainda vou ponderar a mudança para o Tokoname...
Apenas gostava de te perguntar se estás a pensar dar algum caracter mais a essa madeira morta na base junto ao nebari!
Ainda não sei bem. Tenho que analisar melhor e deixar que a imagem actual amadureça em mim. No entanto, a madeira morta (felizmente) não chega ao nível do substrato (senão ia apodrecer muito depressa). Há partes vivas junto ao nível do solo já com um lábio de cicatrização bastante alto. Para já vou limpar a madeira, aplicar o líquido de jin e endurecedor (a propósito, se o pessoal das oliveiras me recomendar um eu fico agradecido!). Só isso deve melhorar bastante a imagem. Logo que termine este trabalho mostro aqui o resultado.
David, outra vez ,
Na minha opinião pessoal, eu acho que os Prunus funcionam melhor em vasos escuros, provavelmente optaria por um vaso escuro com alguma textura com um toque orgânico para criar uma ligação com a textura da casca e com a madeira morta e obviamente um vaso escuro tem tendência não só a ficar mais dentro do conjunto, como cria uma base com bastante mais contraste para receber as flores, pois esse é o elemento mais importante e acho que ai estamos todos de acordo.
Remeto isto para a conversa dos displays shohin acima - a propósito, em geral estes displays não são devidamente explorados na Europa. Se se tratasse de uma árvore grande para ser apreciada sozinha, concordaria contigo. Como é para ser apreciada num display, o contraste vem de texturas, contrastes ou sinergias de/com outras árvores/elementos do display.
Olhando os virtuais e discutindo-os estéticamente, na minha opinião o vaso ganha demasiado protagonismo e tornasse um polo de cor que vai estar em constante competição com as cor das flores (seja qual for a cor!) e enquanto esta "guerra" acontece o tronco desaparece.
Eu não vejo isto assim, acho até que a cor e textura do tronco saem realçadas. Mas se calhar estamos a discutir gostos...
Rui, tens razão quando dizes que ao vivo o azul não é azulão. Como disse acima, vou ver se consigo melhores fotos.
Desculpem a longa resposta...
Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida- Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira
Gostos :)
Olá Pedro,
Eu compreendo a tua opção e possívelmente tu já estás a pensar no "display" shohin onde será apresentado com outras árvores, possivelmente coniferas, possivelmente todas com vasos de tons escuros e a tua "oportunidade" de inserir cor será na Ume e num Acer por exemplo e eu compreendo isso, mas por exemplo a tonalidade do vaso da Tokoname (Também um dos meus vasos shohin favoritos! Aliás foste tu que me o deste a conhecer) é muito menos intrusiva e cria muito menos competição a nivel de cor, a textura é excelente faz uma ligação à casca brutal e a tonalidade com aqueles tons de água é espectacular, aliás se a flor for branca se fosse utilizar cor, provavelmente essa seria a minha escolha...quanto ao vaso actual mantenho a opinião
Quanto ao nebari acredito que é uma questão de habituação, na apreciação tal como na arte do Bonsai por vezes é preciso dar tempo ao tempo mas tenho de concordar que com o passar do tempo agrada-me bastante...
Abraço,
Eu compreendo a tua opção e possívelmente tu já estás a pensar no "display" shohin onde será apresentado com outras árvores, possivelmente coniferas, possivelmente todas com vasos de tons escuros e a tua "oportunidade" de inserir cor será na Ume e num Acer por exemplo e eu compreendo isso, mas por exemplo a tonalidade do vaso da Tokoname (Também um dos meus vasos shohin favoritos! Aliás foste tu que me o deste a conhecer) é muito menos intrusiva e cria muito menos competição a nivel de cor, a textura é excelente faz uma ligação à casca brutal e a tonalidade com aqueles tons de água é espectacular, aliás se a flor for branca se fosse utilizar cor, provavelmente essa seria a minha escolha...quanto ao vaso actual mantenho a opinião
Quanto ao nebari acredito que é uma questão de habituação, na apreciação tal como na arte do Bonsai por vezes é preciso dar tempo ao tempo mas tenho de concordar que com o passar do tempo agrada-me bastante...
Abraço,
Re: Ume shohin
Fantástica a conjugação de cores!
Gostei muito desta composição David! Gosto do vaso onde está, como já disse, mas não tenho de concordar contigo.
Este vaso Tokoname encaixa que nem uma luva!
Gostei muito desta composição David! Gosto do vaso onde está, como já disse, mas não tenho de concordar contigo.
Este vaso Tokoname encaixa que nem uma luva!
Rui Fernandes- Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009
Re: Ume shohin
Viva!
Eu também gosto muito desse vaso toko, conforme já tive oportunidade de conversar com o Pedro! No entanto o azul não me choca de todo (ou melhor choca no bom sentido ).
Conforme o Pedro refere é radicalmente diferente (ou se calhar não é )termos a planta numa composição ou por "conta dela".
Em muitos casos o objectivo é despertar emoções fortes, quer seja de ódio ou amor, para criar um "fervilhar" na composição. O vaso pode ser usado como elemento de estabilidade ou como elemento de instabilidade para "equilibrar" o conjunto.
Há um guia, a meu ver muito bom, para a selecção de vasos para as plantas e seu efeito óptico que recomendo uma leitura atenta a todos, pois joga com as várias situações que podemos encontrar no conjunto vaso/planta. É do John Pitt reputado ceramista, deixo aqui o link http://www.johnpittbonsaiceramics.co.uk/PotGuide/Guide_01.asp
Vou desafiar o Pedro, a digitalizar algumas das composições shohin do livro da Gafu Ten que tem e onde estão presentes algumas Ume para podermos sustentar a questão técnica do Vaso...que achas Pedro?
Deixo alguns links onde se pode ver shohin de elevada qualidade e os tipos de vasos utilizados.
Desde vasos amarelo torrado, azulões, verdes, roxos e afins
http://www.bonsaiten.com/looking/2010-18/shugaten18-sokuhou.shtml
http://www.bonsaiten.com/looking/2009-17/shugaten17-shoukai.shtml
http://www.bonsaiten.com/looking/2008-16/shugaten16-shoukai.shtml
http://www.bonsaiten.com/looking/2007-15/shugaten15-shoukai.shtml
Que dizem por exemplo ao vaso escolhido para esta Camélia?
http://shohin-bonsai-fair.seesaa.net/upload/detail/image/Yabutsubaki(35th_Gafu-ten)-thumbnail2.jpg.html
Ou para este tridente ?
http://shohin-bonsai-fair.seesaa.net/upload/detail/image/Yamamomiji(35th_Gafu-ten)-thumbnail2.jpg.html
Eu também gosto muito desse vaso toko, conforme já tive oportunidade de conversar com o Pedro! No entanto o azul não me choca de todo (ou melhor choca no bom sentido ).
Conforme o Pedro refere é radicalmente diferente (ou se calhar não é )termos a planta numa composição ou por "conta dela".
Em muitos casos o objectivo é despertar emoções fortes, quer seja de ódio ou amor, para criar um "fervilhar" na composição. O vaso pode ser usado como elemento de estabilidade ou como elemento de instabilidade para "equilibrar" o conjunto.
Há um guia, a meu ver muito bom, para a selecção de vasos para as plantas e seu efeito óptico que recomendo uma leitura atenta a todos, pois joga com as várias situações que podemos encontrar no conjunto vaso/planta. É do John Pitt reputado ceramista, deixo aqui o link http://www.johnpittbonsaiceramics.co.uk/PotGuide/Guide_01.asp
Vou desafiar o Pedro, a digitalizar algumas das composições shohin do livro da Gafu Ten que tem e onde estão presentes algumas Ume para podermos sustentar a questão técnica do Vaso...que achas Pedro?
Deixo alguns links onde se pode ver shohin de elevada qualidade e os tipos de vasos utilizados.
Desde vasos amarelo torrado, azulões, verdes, roxos e afins
http://www.bonsaiten.com/looking/2010-18/shugaten18-sokuhou.shtml
http://www.bonsaiten.com/looking/2009-17/shugaten17-shoukai.shtml
http://www.bonsaiten.com/looking/2008-16/shugaten16-shoukai.shtml
http://www.bonsaiten.com/looking/2007-15/shugaten15-shoukai.shtml
Que dizem por exemplo ao vaso escolhido para esta Camélia?
http://shohin-bonsai-fair.seesaa.net/upload/detail/image/Yabutsubaki(35th_Gafu-ten)-thumbnail2.jpg.html
Ou para este tridente ?
http://shohin-bonsai-fair.seesaa.net/upload/detail/image/Yamamomiji(35th_Gafu-ten)-thumbnail2.jpg.html
Re: Ume shohin
Olá Pessoal,
David, muito obrigado pelo virtual. Estou convencido, vou encomendar o vaso durante 2011 para em 2012 mudar a planta para lá. Por acaso as dimensões deste vaso Tokoname e do vaso actual são praticamente iguais.
Mário, concordo com a tua análise. Quanto ao teu desafio, já estive a dar uma olhadela ao álbum da Gafu-ten, mas não há muitas Ume (a Gafu-ten é realizada em Dezembro, um pouco antes da floração das Ume). De qualquer forma, há alguns vasos muito extravagantes que posso tentar publicar. De qualquer forma, os exemplos que deste são muito bons.
Abraços,
Pedro
David, muito obrigado pelo virtual. Estou convencido, vou encomendar o vaso durante 2011 para em 2012 mudar a planta para lá. Por acaso as dimensões deste vaso Tokoname e do vaso actual são praticamente iguais.
Mário, concordo com a tua análise. Quanto ao teu desafio, já estive a dar uma olhadela ao álbum da Gafu-ten, mas não há muitas Ume (a Gafu-ten é realizada em Dezembro, um pouco antes da floração das Ume). De qualquer forma, há alguns vasos muito extravagantes que posso tentar publicar. De qualquer forma, os exemplos que deste são muito bons.
Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida- Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira
...
Olá,
Fico feliz por saber que esse Ume vai ter direito aquele fenomenal vaso Tokoname. Espero de alguma forma ter ajudado a essa modificação
Nos livros que tenho da Kokufu, sem dúvida que existem umes como outras especies em vasos mais extravagantes, mas mesmo em shohin vi lá alguns ume shohin com vasos escuros acredito que são opções tendo em conta o display
p.s - poem o outro vaso para lenha! ahahaha!
Abraço,
Fico feliz por saber que esse Ume vai ter direito aquele fenomenal vaso Tokoname. Espero de alguma forma ter ajudado a essa modificação
Nos livros que tenho da Kokufu, sem dúvida que existem umes como outras especies em vasos mais extravagantes, mas mesmo em shohin vi lá alguns ume shohin com vasos escuros acredito que são opções tendo em conta o display
p.s - poem o outro vaso para lenha! ahahaha!
Abraço,
Re: Ume shohin
Olá Pessoal,
Uma actualização ao estado desta árvore.
Mário, nunca mais me lembrei de (nem tenho tido tempo para) digitalizar as fotos que pediste. Vamos ver se não me esqueço de fazer isso por estes dias...
Quanto à árvore... está muito feia, como é característico da espécie neste altura do ano:
Não tenho experiência com esta espécie, mas tenho aplicado a receita que me foi dada por Oyakata em Taisho-en: deixar crescer livremente até ao início do Verão. Na altura em que se faz o meikiri aos kuromatsu, corta-se as primeiras duas folhas de cada rebento e reduz-se o comprimento do ramo até 2 ou 3 folhas (para além das que foram cortadas). O objectivo é garantir rebentos fortes a sair das axilas das folhas cortadas na estação seguinte e floração abundante das axilas das folhas que não foram cortadas. Estes timings são os indicados no Japão; não sei se em Portugal e em particular na Madeira serão diferentes. Se alguém tiver ideias ou experiência sobre isto que diga.
Neste momento, ainda não fiz qualquer poda ou corte de folhas. Existem já alguns indicadores de que a floração será abundante em 2012 (vamos ver qual a fiabilidade deles). Nas fotos seguintes tento dar 3 exemplos.
Na foto acima vê-se bem dois dos tais indicadores: o enrolar das folhas para cima e a coloração avermelhada nas bordas das folhas. O terceiro indicador são os filamentos curtos que crescem na face inferior da folha. Isso não é claramente visível na foto acima, mas é na seguinte:
Estes filamentos têm forma de gancho e conferem uma textura bastante áspera às folhas. No entanto, nem todas as folhas da mesma árvore têm esta característica: Oyakata diz que só as folhas de onde vão nascer botões de flor. As outras folhas às vezes enrolam, mas são completamente lisas e têm uma textura suave. Esta ume tem cerca de 90% das folhas muito ásperas; as que não são ásperas são normalmente as primeiras duas de cada ramo. Vamos ver o que acontece em Janeiro.
Quanto ao método de poda que me foi recomendado, segue abaixo mais uma foto que permite exemplificar melhor.
A foto mostra um ramo deste ano. Neste ramo existem 10 folhas que crescem alternadamente. As duas primeiras, mais à esquerda na foto, serão cortadas pela base. O ramo será podado na 4º ou 5º folha. O que determina se ficam 2 ou 3 folhas é a forma da árvore. Nas ume é sempre necessário encontrar um compromisso entre manter a forma e garantir uma floração abundante; isso é particularmente importante à escala shohin.
Depois da poda, que devo fazer daqui a 1 mês, mais semana, menos semana, vou aramar os ramos e começar a adubar com potássio e sódio (NPK 0-10-10, ou similar). Depois da poda e aramagem vou actualizar o tópico.
Se alguém tiver ideias ou sugestões que diga. Como eu disse, não tenho experiência com a espécie e estou a aplicar a receita de Taisho-en que não sei se é a mais adequada ao nosso (ou meu) clima.
Cumprimentos,
Pedro
Uma actualização ao estado desta árvore.
Mário, nunca mais me lembrei de (nem tenho tido tempo para) digitalizar as fotos que pediste. Vamos ver se não me esqueço de fazer isso por estes dias...
Quanto à árvore... está muito feia, como é característico da espécie neste altura do ano:
Não tenho experiência com esta espécie, mas tenho aplicado a receita que me foi dada por Oyakata em Taisho-en: deixar crescer livremente até ao início do Verão. Na altura em que se faz o meikiri aos kuromatsu, corta-se as primeiras duas folhas de cada rebento e reduz-se o comprimento do ramo até 2 ou 3 folhas (para além das que foram cortadas). O objectivo é garantir rebentos fortes a sair das axilas das folhas cortadas na estação seguinte e floração abundante das axilas das folhas que não foram cortadas. Estes timings são os indicados no Japão; não sei se em Portugal e em particular na Madeira serão diferentes. Se alguém tiver ideias ou experiência sobre isto que diga.
Neste momento, ainda não fiz qualquer poda ou corte de folhas. Existem já alguns indicadores de que a floração será abundante em 2012 (vamos ver qual a fiabilidade deles). Nas fotos seguintes tento dar 3 exemplos.
Na foto acima vê-se bem dois dos tais indicadores: o enrolar das folhas para cima e a coloração avermelhada nas bordas das folhas. O terceiro indicador são os filamentos curtos que crescem na face inferior da folha. Isso não é claramente visível na foto acima, mas é na seguinte:
Estes filamentos têm forma de gancho e conferem uma textura bastante áspera às folhas. No entanto, nem todas as folhas da mesma árvore têm esta característica: Oyakata diz que só as folhas de onde vão nascer botões de flor. As outras folhas às vezes enrolam, mas são completamente lisas e têm uma textura suave. Esta ume tem cerca de 90% das folhas muito ásperas; as que não são ásperas são normalmente as primeiras duas de cada ramo. Vamos ver o que acontece em Janeiro.
Quanto ao método de poda que me foi recomendado, segue abaixo mais uma foto que permite exemplificar melhor.
A foto mostra um ramo deste ano. Neste ramo existem 10 folhas que crescem alternadamente. As duas primeiras, mais à esquerda na foto, serão cortadas pela base. O ramo será podado na 4º ou 5º folha. O que determina se ficam 2 ou 3 folhas é a forma da árvore. Nas ume é sempre necessário encontrar um compromisso entre manter a forma e garantir uma floração abundante; isso é particularmente importante à escala shohin.
Depois da poda, que devo fazer daqui a 1 mês, mais semana, menos semana, vou aramar os ramos e começar a adubar com potássio e sódio (NPK 0-10-10, ou similar). Depois da poda e aramagem vou actualizar o tópico.
Se alguém tiver ideias ou sugestões que diga. Como eu disse, não tenho experiência com a espécie e estou a aplicar a receita de Taisho-en que não sei se é a mais adequada ao nosso (ou meu) clima.
Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida- Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira
Re: Ume shohin
loool
Está mesmo feia! Ainda não a tinha visto assim com folha mas nem nos meus piores pesadelos podia imaginá-la assim.
O que vale é que a lagarta irá transformar-se numa linda borboleta... com flores. hehehehe
Está mesmo feia! Ainda não a tinha visto assim com folha mas nem nos meus piores pesadelos podia imaginá-la assim.
O que vale é que a lagarta irá transformar-se numa linda borboleta... com flores. hehehehe
Rui Fernandes- Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009
Re: Ume shohin
Viva Pedro!
Tinha me escapado este tópico,
As mume são umas das espécies que mais aprecio mas como a maior parte das pessoas, gosto delas no Inverno ou melhor ainda com folhas. Não há problema nenhum em ter as folhas assim um pouco grandes (apesar de eu as achar pequenas QB) e despenteada! O resto compensa
Pedro, achas que posso aplicar a mesma técnica para produzir flores nas prunus avium? A floração é identica e é na mesma altura!
Tinha me escapado este tópico,
As mume são umas das espécies que mais aprecio mas como a maior parte das pessoas, gosto delas no Inverno ou melhor ainda com folhas. Não há problema nenhum em ter as folhas assim um pouco grandes (apesar de eu as achar pequenas QB) e despenteada! O resto compensa
Pedro, achas que posso aplicar a mesma técnica para produzir flores nas prunus avium? A floração é identica e é na mesma altura!
Re: Ume shohin
Olá Pessoal,
Vê lá se ficou melhor depois de uma poda e aramagem:
Embora nunca tenha visto esta ume em flor, concordo contigo. Mas que as folhas no verão ficam feias... ficam.
Mário, não faço ideia mesmo. Esta é a minha primeira Prunus. Suponho que, se ninguém aqui tiver outra experiência, vale a pena experimentares com uma planta para ver o que acontece. Se calhar resulta.
Abraços,
Pedro
Está mesmo feia! Ainda não a tinha visto assim com folha mas nem nos meus piores pesadelos podia imaginá-la assim.
Vê lá se ficou melhor depois de uma poda e aramagem:
Não há problema nenhum em ter as folhas assim um pouco grandes (apesar de eu as achar pequenas QB) e despenteada! O resto compensa Smile
Embora nunca tenha visto esta ume em flor, concordo contigo. Mas que as folhas no verão ficam feias... ficam.
Pedro, achas que posso aplicar a mesma técnica para produzir flores nas prunus avium? A floração é identica e é na mesma altura!
Mário, não faço ideia mesmo. Esta é a minha primeira Prunus. Suponho que, se ninguém aqui tiver outra experiência, vale a pena experimentares com uma planta para ver o que acontece. Se calhar resulta.
Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida- Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira
Re: Ume shohin
Olá Pedro,
Pois, lá está... Independentemente das variações do vaso, é uma bela árvore! Não há vaso que possa contrariar essa evidencia
Abr.
João Pires
Pois, lá está... Independentemente das variações do vaso, é uma bela árvore! Não há vaso que possa contrariar essa evidencia
Abr.
João Pires
Re: Ume shohin
Viva Pedro!
Eu também já fiz a poda, a grande diferença que noto, não sei se a tua mume vai reagir assim, é que a minha prunus está a fazer agora com toda a força uma segunda rebentação, que vou deixar crescer livre e apenas vou podar no Inverno depois de cair as folhas.
Pelo comportamento das folhas nesta tua, adivinha-se uma boa floração na próxima Primavera
Eu também já fiz a poda, a grande diferença que noto, não sei se a tua mume vai reagir assim, é que a minha prunus está a fazer agora com toda a força uma segunda rebentação, que vou deixar crescer livre e apenas vou podar no Inverno depois de cair as folhas.
Pelo comportamento das folhas nesta tua, adivinha-se uma boa floração na próxima Primavera
Re: Ume shohin
Olá a todos,
Actualização da Ume:
Está muito despenteada e pouco compacta... à espera das flores, depois será podada e talvez aramada. Vai florir? Aceitam-se apostas.
Abraço,
Pedro
Actualização da Ume:
Está muito despenteada e pouco compacta... à espera das flores, depois será podada e talvez aramada. Vai florir? Aceitam-se apostas.
Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida- Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira
Re: Ume shohin
Vai florir?
Vai tu!
Apesar dos gomos ainda não estarem muito inchados devido a altura do ano... eu apostaria (e espero) que sim.
Um abraço
Nelson
Nelson Lopes- Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra
Re: Ume shohin
viva Pedro*
ficamos então a aguardar por esses trabalhos depois da floração,que acredito que vai ter
1abrç...
ficamos então a aguardar por esses trabalhos depois da floração,que acredito que vai ter
1abrç...
Re: Ume shohin
Olá Pedro,
Nada de flores. A árvore parece que só agora começa timidamente a acordar. Para o ano, veremos.
Um abraço,
Pedro
Nada de flores. A árvore parece que só agora começa timidamente a acordar. Para o ano, veremos.
Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida- Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira
Re: Ume shohin
Olá a todos,
Não sei bem porquê, mas hoje lembrei-me de dar um "saltinho" ao Literati.
Estava aqui a reler este tópico e a lembrar-me dos tempos em que conseguiamos ter conversas bem interessantes e construtivas.
Entretanto, as coisas mudaram muito. O país, o mundo, enfim...
Só para dizer que hoje tive saudades destes tempos. Muitas.
Por vezes, como diz a sabedoria popular, é preciso sentir a falta para dar valor.
Um forte abraço a todos,
João Pires
Não sei bem porquê, mas hoje lembrei-me de dar um "saltinho" ao Literati.
Estava aqui a reler este tópico e a lembrar-me dos tempos em que conseguiamos ter conversas bem interessantes e construtivas.
Entretanto, as coisas mudaram muito. O país, o mundo, enfim...
Só para dizer que hoje tive saudades destes tempos. Muitas.
Por vezes, como diz a sabedoria popular, é preciso sentir a falta para dar valor.
Um forte abraço a todos,
João Pires
Re: Ume shohin
Olá Grande João!
Como vais? É verdade, não te via há muito tempo ... e fazes falta por cá!!!
Novidades?
Vê se vais mantendo o contacto
Abraço
Como vais? É verdade, não te via há muito tempo ... e fazes falta por cá!!!
Novidades?
Vê se vais mantendo o contacto
Abraço
Re: Ume shohin
Olá João,
É bom ver-te por aqui!
Eu também tenho saudades das conversas interessantes que tinhamos por aqui. Nisso, ao contrário do que acontece com a situação do país, só dependemos de nós.
Grande abraço,
Pedro
É bom ver-te por aqui!
Eu também tenho saudades das conversas interessantes que tinhamos por aqui. Nisso, ao contrário do que acontece com a situação do país, só dependemos de nós.
Grande abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida- Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Juniperus spp. shohin
» Ulmeiro Shohin
» Berberies Shohin
» zambujeiro shohin
» Alecrim_pequeno shohin
» Ulmeiro Shohin
» Berberies Shohin
» zambujeiro shohin
» Alecrim_pequeno shohin
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|