Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acer tridente

4 participantes

Ir para baixo

Acer tridente Empty Acer tridente

Mensagem  Leonel Martins Dom Nov 22, 2009 5:04 am

Olá a todos,
Deixo aqui um pequeno ácer tridente no qual tenho vindo a fazer uns trabalhinhos ao longo dos últimos 2 anos. O sítio onde vivo não é dos melhores
para a espécie(muito vento) mas com o tempo foi-se habituando ao local sendo 1 das poucas árvores que tenho que necessita de mais cuidados nestas condições.
Não tendo sido o que podemos chamar de boa compra Rolling Eyes , na altura escolhi-o apenas pela ligeira curva minimamente iintessante que apresentava, e que
sobressaía de todos os outros que eram estacas direitas.
O ano passado decidi mudá-lo para um vaso de cultura para lhe dar mais espaço de crescimento e facilitar o desaparecimento de muitas marcas de arame, também
fui fazendo podas que considerava importantes para o seu futuro, uma delas foi eliminar uma das "cabeças" que tinha que era muito inestética...
As últimas fotos já são da estilização deste mês que penso lhe conferiu um aspecto totalmente diferente!

Acer tridente 31072008845

Acer tridente Semttulo4e

Acer tridente Semttulo3km

Já se começa a parecer com alguma coisa lol! ...

Acer tridente Semttulo2o

Que acham da evolução?

Cumprimentos,

Leonel
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Mario Eusebio Seg Nov 23, 2009 2:15 am

Viva Leonel!

Gostei da solução que escolheste para a evolução deste projecto. Os tridentes nestas condições são muito vigorosos, por isso rapidamente deverás corrigir os diversos problemas que falaste. Esta é uma árvore mais leve que os habituais tridentes que vemos, mas com este tipo de aproximação está a tornar-se numa projecto interessante.

Não gosto muito daquele segundo ramo da esquerda! Acho que sai demasiado na vertical e está ligeiramente mal posicionado. Que dizes reconstruir um ramo de novo com um angulo de saida melhor e numa posição mais para baixo e um pouco para a frente? Nesta árvore penso que seria extremamente rápido!

Além disso acho que ganharias em cortar o ápice pelo penúltimo ramo da esquerda, pois todo o tronco parece-me bom com ritmo e pequenas ondulações e a ultima secção entre esse ramo e o apice parece-me perder conicidade e é um pouco cilindrica. Se cortares por aí e redireccionares uns dos ramos da esquerda para cima ganharás um novo ápice que como é fino poderás dar o mesmo movimento que o tronco apresenta.

Estes dois promenores que referi, são duas oportunidades de melhoria que considero que podes fazer facilmente para elevares este teu projecto a um nível superior Wink!

Parabéns pelas opções tomadas!

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Leonel Martins Seg Nov 23, 2009 1:40 pm

Olá Mário,
Obrigado pela opinião, tens razão costumámos ver tridentes imponentes com grandes nebaris mas este ainda é bastante novo e como esteve já alguns anos em vaso de bonsai
e estando menos bem cuidado não terá desenvolvido grandes qualidades, estando só agora, na minha opinião, a apresentar um rumo a seguir.
Também não gosto especialmente desse 2º ramo da esquerda , andava a ver se a árvore criava algum ramo na parte traseira que viesse preencher o espaço desse no futuro, pois não tendo a certeza que ao cortar me apareça rebentação nova nesse local ainda não arrisquei.
Idem para o ápice que falas , no entanto tenho algum receio tanto de cortar nesta altura como de tentar direccionar 1 dos ramos que tenho nessa posição pois já apresentam algum diâmetro e nesta altura a madeira já parte com alguma facilidade.
Não será muito tarde para estar a fazer 1 corte maior na árvore?
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Nov 23, 2009 3:45 pm

Olá Leonel!

Antes de mais, bem-vindo ao fórum! É bom ver que as pessoas aos poucos começam a participar mais... Very Happy

Os tridentes são provavelmente a minha espécie preferida para bonsai. Têm um vigor impressionante, respondem prontamente a tudo o que se lhes faça, desenvolvem alguns dos melhores nebari que por aí andam e apresentam uma variação sazonal com a qual poucas espécies podem competir. Para além disso, quase todas as técnicas do bonsai podem ser-lhes aplicadas.

Quanto à tua árvore em particular, considero que a evolução tem sido muito positiva e que a conseguiste melhorar significativamente. Acho no entanto que tens aí alguns problemas que serão difíceis ou mesmo impossíveis de corrigir se não aplicares medidas mais drásticas. De qualquer forma, para quase tudo há solução no que diz respeito aos tridentes e pretendo que esta mensagem seja construtiva e, quem sabe, uma modesta ajuda.

Se pretenderes manter o desenho mais ou menos como está, no que diz respeito a tamanho e estrutura geral, penso que a árvore melhorará bastante se fizeres o seguinte:
1) o tal ramo realmente está mal. Podes simplesmente eliminá-lo agora e substituí-lo por outro recorrendo a um enxerto. Para isso, deixas crescer um ramo de sacrifício no primeiro ramo da direita e logo que ele aguente arame poderás curvá-lo na direcção do tronco. Para além de conseguires um ramo novo na posição exacta que pretendes vais engrossar o ramo da direita, o que beneficiará o desenho global da árvore. Se optares por esta solução penso que poderás fazer o enxerto em Junho do próximo ano e a separação um ano depois. E quem fala no primeiro ramo da esquerda, fala também no segundo...
2) O tachiagari sai muito a direito do solo. O tachiagari deve marcar o ritmo da árvore e este em particular é demasiado estático em comparação com o resto do tronco. Mais uma vez, tens uma solução dois-em-um ao teu alcance: alporque. Com isso consegues subir o nível do solo, retiras a secção mais recta do tachiagari e... talvez o melhor de tudo, consegues um excelente nebari que se tornará radial em poucos anos. Se optares pelo alporque corta um anel de casca com uma altura de cerca do dobro do diâmetro do tronco (os tridentes conseguem surpreender). Para além disso, faz o corte superior com a forma de um dente de serra pois isso aumenta o comprimento total de câmbio que fica exposto e que produzirá raízes. Facilmente com essa técnica consegues aumentar para mais do dobro o número de raízes do nebari. Se subires o nebari por meio do alporque o primeiro ramo da esquerda não fará falta, mas a solução do enxerto continua a ser válida para o actual segundo ramo da esquerda. Um alporque em ácer tridente pode, normalmente, ser separado em 6 semanas (já me aconteceu em 3,5 semanas para um tronco de 8cm de diâmetro alporcado em pleno mês de Agosto!!!). A parte de baixo da árvore, que vai conter o actual nebari, poderá ser usada como fonte de estacas e alporques no futuro, basta que a plantes no jardim (se tiveres possibilidade).

Esta sugestão que apresentei é a mais convencional e não exactamente o que eu faria se a árvore fosse minha. Se fosse esse o caso, eu cortaria o ramo da esquerda que nasce em cruz na parte superior da árvore e faria um alpoque imediatamente abaixo do ramo da direita que sobraria. Com isto conseguiria um bom shohin em cerca de 3 anos. Em relação à parte de baixo da árvore, faria um alporque como sugeri acima. De qualquer forma dá um desconto, eu vejo vários shohin em tudo...

Desculpa se não fui muito claro nas sugestões, mas infelizmente não tive tanto tempo para responder como gostaria... de qualquer forma, vamos falando. Very Happy

Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 24, 2009 2:47 am

Viva Leonel!

O tarde que referes é referente á época do ano ou devido á grossura que já tem?! Se for referente á época, ia sugerir que fizesses lá mais para Fevereiro, se for em relação á grossura, não vejo problema!

O que o Pedro sugeriu, seria a solução óptima, no entanto podes queres seguir o caminho actual, demorarás mais tempo, mas acabas por conseguir corrigir alguns erros, mas não todos Wink!

Qualquer das sugestões que o Pedro, sugere, elevarão a árvore sempre a um patamar superior, podes faze-las todas ou só as que achares por bem.

Numa árvore como a tua há uma infinidade de coisas que podes fazer para melhora-la e a solução de eliminares a marca de arame por alporque acima do 1º ramo da esquerda assenta bem, além de que, com a base ficas com um principio para construir um excelente shohin, pois o ramo da esquerda passaria a futuro tronco Wink!

Estas técnicas podem parecer demoradas e complicadas, mas efectivamente são um grande atalho na melhoria das árvores e relativamente fáceis e rápidas de fazer!

Vai dando noticias sobre a evolução.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Leonel Martins Ter Nov 24, 2009 1:17 pm

Olá Pedro,
Boas dicas que me deste , tenho estado a adiar essa ideia de fazer algo mais drástico nesta base mas com a vossa ajuda, provavelmente irei em frente na primavera com algumas das medidas que te deste ao trabalho de explicar, desde já obrigado.
Será mais ou menos esta a ideia não?
Acer tridente Alporques
Qual será a melhor altura para os alporques ? em meados da primavera, quando a árvore já está vestida segundo percebi e tenho visto não é?
Não sei se apanhei a última parte da tua ideia em relação ao alporque do topo Suspect .
Caso avance com isto, dará para fazer 2 alporques ao mesmo tempo?

- Mário, sim estava a referir-me à época do ano, já que o frio já se faz sentir bem não é!

Conclusão, ao fazer todos estes trabalhos e caso corram bem ficarei com a árvore dividida em 3 , o milagre da multiplicação lol! .

Abraço,

Leonel
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Dez 02, 2009 11:05 am

Olá Leonel,

Desculpa demorar a responder, mas ando com pouco tempo livre...

O alporque mais perto do topo deve ser feito, a meu ver, abaixo dos dois ramos em cruz próximos de onde desenhaste a linha verde.

Quanto ao timing, eu costumo esperar até que as folhas comecem a amadurecer no final da primavera, o que acontece lá para finais de Maio ou inícios de Junho aqui na Madeira. Se fizer um alporque nessa altura costumo poder separar em cerca de 3 a 4 semanas. Poderás fazer os dois alporques em simultâneo porque tens muita massa verde entre eles.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Leonel Martins Sex Dez 04, 2009 4:27 pm

Ok , obrigadão pelas dicas, provavelmente este ano haverá obras Very Happy , agora é esperar pelo fim da hibernação...
Cumprimentos.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Leonel Martins Dom Ago 01, 2010 11:16 am

Boas,
Foi feito 1 alporque nesta planta ha 2.5 meses atras e tendo ja algumas raizes no topo fui espreitar mais de perto.
Infelizmente so criou 1 raiz grande. Criou 1 calo cicatricial enorme que ja estava quase a juntar se a parte inferior do corte..
Reabri em toda a arvore um corte a ver se ainda consigo alguma coisa este ano..
Que me aconselham a fazer mais???
Sera que a distancia entre cortes foi pouca?
Foto da realizaçao:
Acer tridente 2pry0jc
Nao tirei foi foto dela agora no entanto esta como disse atras...

PS:desculpem a falta de acentos, a tecla no teclado deixou de funcionar Very Happy .
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Mario Eusebio Qua Ago 04, 2010 1:45 pm

Viva Leonel!

Acho que o corte foi estreito e além disso muito irregular!

Como refizeste tudo de novo, lá para setembro deverás ter raízes suficientes para cortar, mesmo com essa raíz grossa deverias ter sucesso na separação!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Rui Marques Dom Jun 19, 2011 11:25 am

Aqui fica um excelente exemplo de como executar um alporque.

https://www.youtube.com/watch?v=CREGA3jxGJE

Cptos.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Leonel Martins Sáb Jun 09, 2012 10:46 am

Após 1 primeiro alporque que não correu pelo melhor(poucas raizes), voltei a reactivar o corte e apesar disso a árvore teimou em não lançar raizes de forma radial, no entanto decidi cortá-lo na mesma este ano.
Apesar de terem secado 2 ou 3 ramos o alporque está ok bem como a antiga base.
Provavelmente estarão agora nos seus novos vasos uns bons anitos sem muita preocupação minha Very Happy .
Acer tridente 15gcnth

Acer tridente 20s8zuw
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Acer tridente Empty Re: Acer tridente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos