Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olea silvestris nº1

+2
Mario Eusebio
Fernando Bernardino
6 participantes

Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Olea silvestris nº1

Mensagem  Fernando Bernardino Qui Out 14, 2010 12:35 pm

Boa noite
Venho aqui apresentar este meu projecto que foi recuperado em Março deste ano e que me dá muita ilusão e esperança de vir a ser uma arvore com muito caracter, esta primeira foto é de quando foi recuperada, e as posteriores são do seu progresso ao longo dos meses seguintes até ao dia de hoje e tambem de alguns detalhes da madeira morta natural, que ainda não foi mais do que superficialmente limpa, espero que gostem, e por favor aconselhem aquilo que puderem quanto á estilização, porque embora já tenha uma ideia daquilo que quero, opiniões são sempre bemvindas...

Olea silvestris nº1 Dd15pk

Olea silvestris nº1 300efl1

Olea silvestris nº1 2ujqkah

Olea silvestris nº1 2iswfar

Espero que gostem, abraço...

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Mario Eusebio Sex Out 15, 2010 3:42 am

Viva Fernado!

A meu ver esta oliveira é muito boa Very Happy ! Tem um tronco excelente, um movimento clássico e uma madeira morta muito equilibrada!

A casca é boa e o nebari a meu ver é também muito bom, muito sóbrio e equilibrado com a árvore!

Acho que deverás fazer uma árvore com um estrutura clássica sem grandes malabarismos, pois acho que a simplicidade de desenho nestes casos é a melhor solução!

Parabéns pela árvore! cheers

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Fernando Bernardino Sex Out 15, 2010 3:59 am

Obrigado Mário, as tuas palavras são como music to my ears, agora é têr paciencia, bom cultivo, e fazêr uma boa escolha de ramos para extructurar a copa, e na primavera que vem dar-lhe uma casa á altura, abráço...

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Rui Fernandes Sex Out 15, 2010 4:26 am

Olá Fernando.

Concordo inteiramente com o Mário. Não há que inventar muito pois a árvore é muito boa e o movimento já indica que tipo de caminho podes seguir.

O que usaste para substrato?

Vai-nos mostrando a evolução desta árvore. Parabéns!

Cumprimentos,
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Fernando Bernardino Sáb Nov 27, 2010 4:35 am

Bom dia Amigos,
depois de apresentár esta árvore aqui no forum fiquei preocupádo com o substrato em que esta arvore estáva plantáda, e decidi arriscár a fazêr um transplante de emergencia antes que comèçe a chover a sério, muito cuidadosamente retirei a areia fina com cascalho das obras em que estáva a enraizár e fiquei surprendidissimo com a quantidade de raizes que tinha desenvolvido, afinál o substráto não éra assim tão máu!
E foi assim que chegou ao dia de hoje, com sorte vái recuperár fácilmente das "judarias" que lhe fiz, bem sei que não é a altura máis propicia, mas tá feito, tá fe Smile ito What a Face

Olea silvestris nº1 O5z0hc

Olea silvestris nº1 2enukvt

Olea silvestris nº1 23uxxqo

Olea silvestris nº1 27yvaf4

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Mario Eusebio Seg Nov 29, 2010 12:02 pm

Viva Fernando!

Em principio não deverás ter problemas, pois as oliveiras são muito resistentes, o máximo que pode acontecer é a plantar blocar e durante uns tempos parar por completo!A mim aconteceu-me isso numa oliveira, não morreu, perdeu apenas umas folhas, mas desde o transplante em Fevereiro deste ano não mais desenvolveu, estando "paralisada"!

Não gosto de todo da aramação com esse arame de electricidade! Evil or Very Mad O cobre electrico está "duro" e não apresenta elasticidade constante, uma árvore destas já merecia um aramito melhor Wink !


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Fernando Bernardino Ter Nov 30, 2010 2:35 am

Olá Mário, o arame não é o melhor, mas é aluminio, não é cobre, se bem que á primeira oportunidade irei adquirir o aluminio cobreádo que não contrasta tanto com a côr da madeira, quanto ao congresso, ainda não sei se poderei ir, esperemos que sim...abráço.

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Fernando Bernardino Qua Fev 16, 2011 9:28 am

Olá amigos
queria só deixar aqui algumas imagens do estado actual desta olea, que a meu vêr se encontra no bom caminho para ser algo apresentavel dentro de muito poucos anos...

Olea silvestris nº1 2mdm42c

Olea silvestris nº1 2z8b6he

Olea silvestris nº1 5p546v

Olea silvestris nº1 2r2uknc

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Rui Fernandes Sex Fev 18, 2011 10:37 am

Olá Fernando!

Como já tinha referido esta árvore é um tesourinho! Belo movimento! Já escolheste a frente? Será algures entre a primeira e a segunda foto? Parecem-me as melhores escolhas. O shari (penso eu natural), depois de trabalhada a madeira morta, dará bastante rudeza e história à árvore.

Apenas um reparo para os dois primeiros ramos (à esquerda e à direita). Parecem-me bastante nivelados. Talvez optasse por eliminar o da esquerda acentuando o movimento do tronco para a direita com o primeiro ramo da direita a marcar o ritmo. Tens um ramo na esquerda (logo a seguir) mesmo a nascer no sitio certo para substituir o ramo que supostamente eliminarias. O que achas?

Abraço

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Paulo Sampaio Sex Fev 18, 2011 2:56 pm

Aqui fica uma sejustão, eu reduziria ao a árvore no ápice, e trabalhava a madeira na base e aprofundava o shari com o movimento que já tem. Penso que a árvore ficaria mais graciosa e realçava o movimento.

Olea silvestris nº1 Oliveira_fernando_bernardino

Abraços

Paulo Sampaio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Fernando Bernardino Ter Mar 19, 2013 2:01 am

Bom dia amigos,
Quero deixar aqui uma atualização deste projeto que se tem desenvolvido bastante desde a sua ultima apresentação aqui no forum, está finalmente num vaso de bonsai, mas tenho que reconhecer que este é um bocado grande para a arvore em questão, por outro lado, quanto mais espaço, mais desenvolvimento vou obter, o que me vai aproximar mais rápidamente da imagem idealizada, aqui vái ...

Olea silvestris nº1 B4yd8y

Olea silvestris nº1 W01i0g

Olea silvestris nº1 Zmnjg7

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Gabriel Abreu Qua Mar 27, 2013 4:37 pm

Olá Fernando!

Esta oliveira na minha modesta opinião está no caminho de ser um excelente exemplar daqui a uns tempos! O movimento, a casca e o shari...gosto bastante! Very Happy
Sem dúvida que esta oliveira evoluiu bastante nos últimos tempos!
Como referes, o vaso não é o final mas o que importa agora é permitir o desenvolvimento da ramificação.

Bom trabalho!

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Fernando Bernardino Qua maio 01, 2013 1:23 pm

Boa noite Amigos,
quero aqui deixar uma atualização nesta arvore que sofreu recentemente algumas modificações no desenho que definem o seu futuro caminho, foi numa tarde de workshop em oleas, no qual o mestre Rui Ferreira deu o melhor de si e orientou um grupo bastante razoavel no caminho a seguir com vários representantes da familia das oleas, aqui vão algumas imagens:

Olea silvestris nº1 2nhi4ur

Olea silvestris nº1 2rp3frl

Olea silvestris nº1 24qkcbl


Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Mario Eusebio Qui maio 02, 2013 3:23 am

Viva Fernando!

Nota-se um trabalho de pormenor muito interessante! Até a limpeza do tronco foi esmerada Smile!

Gosto da inclinação que foi dada ao tronco!

Não gosto para já da zona do Ápice, mas ainda é muito prematuro ajuizar sobre ele nesta fase do projecto!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Fernando Bernardino Qui maio 02, 2013 5:30 am

Viva Mario,
Pois , o ápice vái têr de ser reconstruido outra vêz, assim que o rebento escolhido no ramo superior esquerdo se estender e tivér força para sêr direcionado para a sua posição, mais um anito e já se poderam começar a notár os beneficios, abráço.

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Henrique Leite Seg maio 06, 2013 3:12 pm

Ola Fernando.

Sem duvida uma olea que dentro de alguns anos vai ser um belo exemplar, se continuar a ser tratada e cultivada como ate ao momento, e claro que sem entrar em pressas.

Saudações Bonsaistas e continuação de bom projeto!!!!!!

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Fernando Bernardino Seg Jan 27, 2014 1:33 am

Passados alguns meses depois do ultimo post desta arvore aqui no forum, quero deixar aqui uma atualização, já que depois dos ultimos trabalhos, deu-se alguma evolução no progresso desta arvore...

Olea silvestris nº1 13ypkli

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea silvestris nº1 Empty Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos