Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ficus

3 participantes

Ir para baixo

ficus Empty ficus

Mensagem  rafael baptista Sex Ago 13, 2010 9:32 am

hoje fui ao brico ver pergulas, quando vi este ficus que na etiqueta dizia giseng, 7.99, algo estranho.... aconteceu algum tipo de engano pois estava um ulmeiro com as mesmas características mas marcado 79.90....


bem este ficus é o normal "s" dos bonsais mais comercias, mas por este preço logo para minha casa, estava num vaso demasiado pequeno, assim que cheguei a casa fiz um falso transplante, e descobri um pouco o nebari mas está de volta escondido, e para meu espanto não é nada mau....

agora está com mais substracto e para a proxima primavera vou transplantar outra vez mas desta vez tirando o antigo substracto que está completamente esgotado, por agora ficou com uma mistura de akadama e areão...

o angulo foi mudado, a planta tem 35 cm de altura e 11 cm de nebari radial escondido....


fiz dois planos iniciais aproveitando os ramos existentes, mas poderá ser completamente remodelado, fazendo um corte logo acima da primeira curva..... o tempo o dirá

será retusa, ou giseng???????
estou aberto a planos e sujestões, hehe!!!!

por agora vai recuperar pois estava um pouco fragil devido ao substracto e há secura, e depois disso vai levar uma aramagem seguindo possivelmente para o primeiro desenho....

ficus HPIM1798ficus +t%C3%ADtulo

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ficus Empty Re: ficus

Mensagem  rafael baptista Sex Ago 13, 2010 6:47 pm

outra possibilidade

ficus Ppt%C3%ADtulo

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ficus Empty Re: ficus

Mensagem  Mario Eusebio Seg Ago 16, 2010 3:26 am

Viva Rafael!

De facto é uma sorte teres encontrado este exemplar a esse preço Smile!

É uma espécie que está frequentemente (entre nós) associada a mall sai mas que eu pessoalmente acho que deveriamos apostar, pois é uma espécie que se adapta facilmente ao nosso clima e cresce com vigor.

Tens uma boa base de incio, boa conicidade e bom movimento para um bom moyogi. Eu apostaria mais na segunda imagem, mais baixa e larga, mas não tão parecida com uma conifera, os ramos estão demasiado descaídos.

Se tiveres possibilidade enxerta um ramo no lado direito, no vértice da primeira curva e depois encurta a árvore ao primeiro ramo actual da direita, acho que esse ramo deverá ser orientado como futura continuação do tronco. Ganhas conicidade e proporcionalidade.

Eu tenho uma muito parecida com esta, neste momento está num processo de engorda e deslocação de ramos e posso te dizer que a espécie é muita generosa nas respostas que dá!

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ficus Empty Re: ficus

Mensagem  rafael baptista Ter Ago 17, 2010 11:37 am

obrigado mario pela resposta

também aposto no desenho mais curto, mas ainda mais curto do que falas, todos os ramos teriam que ser enxertados, de qualquer maneira e por agora vai ficar assim uns meses até à próxima primavera..... até lá ainda falta muito tempo e mais ideias e planos irão surgir......

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ficus Empty Re: ficus

Mensagem  bruno lima Seg Ago 30, 2010 4:00 pm

Viva Rafael! Olha esse deve ser mesmo o preco porque ja me tem aparecido arvores com estas caracteristicas a esse preco ,vai vendo no maxmat e nesses hipers assim que de ves em quando aparece disso. abraco.

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

ficus Empty Re: ficus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos