Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olea_2010_promissora

+9
Bruno António
Rui Fernandes
Joaquim Gervásio
maria raminhos
Pedro Nascimento
David Carvalho
rafael baptista
Mario Eusebio
Leonel Martins
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Seg Out 08, 2012 11:03 am

Neste final de época realizei alguns trabalhos que estavam já destinados há algum tempo. Melhorei zonas de corte/tocos inestéticos criando pequenos uros, selecção de alguns ramos e aramação ligeira Very Happy .
Olea_2010_promissora - Página 2 9jnm2w
Olea_2010_promissora - Página 2 6qlmqo
Olea_2010_promissora - Página 2 Wa11dw
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Mario Eusebio Ter Out 09, 2012 7:30 am

Viva Leonel!

É bom ver a evolução das árvores ao longo do tempo! Tens feito um bom cultivo!

É curioso que esta árvore a mim me lembra uma árvore mais clássica, mais calma, pelas linha suaves do tronco, a mim de futuro vejo esta árvore com um design semelhante a uma das primeiras famosas oleas silvestres do Erasmo Gracia, um moyogi muito bom! Por isso não vejo com muita "simpatia" Smile a madeira morta que estás a criar, é um contrasenso a meu ver com esse tal sentimento que as linhas do tronco me fazem sentir Very Happy ! Sobretudo o Ten Jin que destoa muito com a imagem que crio na minha cabeça! Se calhar será uma questão de mero gosto pessoal mas acho que está a forçar a árvore a ser uma coisa que ela não quer ser Sad . Já experimentaste meter um pano branco ou uma folha branca para simular a imagem futura!?

Deixo aqui uma imagem da "tal" olea do Erasmo na EBA em Lorca:

Olea_2010_promissora - Página 2 Bonsai3597

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Ter Out 09, 2012 12:13 pm

Olá Mário,

Antes de mais obrigado pela tua análise Very Happy ! A minha decisão em manter ou não o tenjin à partida está tomada Very Happy, no entanto a redução só será efectuada lá mais para a frente, provavelmente antes do arranque da primavera, não quis ser demasiado duro nos trabalhos.
A olea do Sr Erasmo Garcia é excelente e é verdade que existem algumas semelhanças entre estas árvores, um muito bom exemplo a seguir! Não sei se no futuro uma copa tão grande encaixaria muito bem na minha árvore mas antes lá chegar muitos anos deverão passar.
Veremos a evo desta base !
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Varatojo Qua Out 10, 2012 11:10 am

Olá pessoal.

Gosto bastante desta árvore.

Se me permitem a minha modesta opinião de iniciado, Concordo com o Mário. O Nebari, a casca e as curvas desse tronco são excelentes e não deixam espaço para mais nada. quanto mais enfeites pior, corre-se o risco de a tornar numa árvore de natal.
Mais uma vez, peço desculpa por estar a meter a colher, pois ao pé de vós sei muito pouco, mas, por mim, essa árvore nunca tinha ido tão cedo para um vaso. iria sim para uma caixa de madeira rasa, com muita e boa terra para ela comer e crescer á vontade, com alguns 'obstáculos'' enterrados debaixo do Nebari para orientar o crescimento das raízes de forma radial e lateral e não em profundidade, de modo a não comprometer futuros envasamentos.
Caso alguém leve em consideração o que disse, agradeço os respectivos comentarios, pois só assim podemos aprender todos uns com os outros.
Abraço
Américo Varatojo

Varatojo

Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 50
Localização : Alcaria - PMS- Portugal/ Villmar - Alemanha

http://americovaratojo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Qua Out 10, 2012 12:19 pm

Boas,
Américo, ao comentares projectos/trabalhos/árvores tenta ser mais selectivo na escolha de alguns termos , "enfeites","árvores de natal" , são termos que a meu ver em nada se encaixam neste tópico, usaste o termo modesto mas não o estás a ser em nada no teu texto..
O que chamas de enfeito é um processo obrigatório de correcção de alguns defeitos em muitas das nossas árvores, um trabalho de melhoramento de zonas de corte inestéticas.
Sendo uma ólea de recolha e já tendo sido transplantada a sua base foi cortada e é neste momento completamente plana, raizes radiais logicamente já existem Very Happy , do que te adiantaria meteres a árvore num vaso grande quando o objectivo no bonsai é treinares a raiz para ser cada vez mais compacta e densa o mais próximo possível da base da árvore?... Outro aspecto que referes no uso de "terra" para crescimento da planta, outro contrasenso, já que muitos dos substratos usados, consoante as espécies claro, são quase desprovidos de matéria orgânica, o alimento é todo dado à planta com uso de adubos sólidos e/ ou líquidos ao longo da temporada de crescimento.
De qualquer forma, não vejo mal nenhum em usares esse teu método para fazeres bonsai, testa e depois mostra os resultados e árvores resultantes do teu trabalho.
Cumprimentos


Varatojo escreveu:Olá pessoal.

Gosto bastante desta árvore.

Se me permitem a minha modesta opinião de iniciado, Concordo com o Mário. O Nebari, a casca e as curvas desse tronco são excelentes e não deixam espaço para mais nada. quanto mais enfeites pior, corre-se o risco de a tornar numa árvore de natal.
Mais uma vez, peço desculpa por estar a meter a colher, pois ao pé de vós sei muito pouco, mas, por mim, essa árvore nunca tinha ido tão cedo para um vaso. iria sim para uma caixa de madeira rasa, com muita e boa terra para ela comer e crescer á vontade, com alguns 'obstáculos'' enterrados debaixo do Nebari para orientar o crescimento das raízes de forma radial e lateral e não em profundidade, de modo a não comprometer futuros envasamentos.
Caso alguém leve em consideração o que disse, agradeço os respectivos comentarios, pois só assim podemos aprender todos uns com os outros.
Abraço
Américo Varatojo
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Eduardo João Cortêz Lopes Qua Out 10, 2012 3:11 pm

Olá, quero começar por dizer que este tópico é um daqueles que me fazem visitar diariamente este fórum. Deu-me umas dicas valentes para uns namoros que eu tenho por ai, as óleas são umas das minhas espécies preferidas, apesar só ter uma, muito pequena.
Em relação aos dois posts anteriores, não concordo totalmente. A mim parece-me que estas a tirar bom partido do material que te foi para às mãos, a madeira morta parece-me bem, mas talvez me concentra-se primeiro na folhagem e depois de já ter um desenho aproximado trabalhava a madeira morta, apenas para o fazer com mais certezas. mas no fundo isto é tudo uma questão de gosto pessoal.
Gosto desta árvore e não posso fazer reparos sobre técnicas porque não as domino.
É impressão minha ou as óleas são das espécies mais fáceis de fazer a transição do vaso de treino para o vaso bonsai, dá-me a sensação que é normal passar as óleas para vasos pouco maiores que a base do tronco em 2 - 3 anos depois da recolha.
Bom trabalho.

Eduardo João Cortêz Lopes

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  luisCunha Qua Out 10, 2012 7:42 pm

Olá a todos!

Acho que devemos sempre ter em memória que todos os projectos são à imagem do seu autor, e devemos dar sim a nossa opinião mas sempre de uma forma fundamentada e não avaliando gostos ( menos jin mais jin, ramos mais abaixo ou mais acima ) e tentando também não impingir os nossos gostos a quem apresenta o projecto! A meu ver é óbvio que quem mete aqui imagens de uma árvore tem que estar aberto a opiniões mas acho que seria bem mais importante discutirmos desenhos, formas de cultivo, etc que pequenos pormenores que muitas vezes são ao gosto de quem os cria e ponto!

Quanto a este exemplar, eu já o vi ao vivo e é cheio de potencialidades. Acho que a imagem que o Mário deixou é uma excelente inspiração que podes ter para essa árvore Leonel. Eu eleminava quase por completo ten-jin, abria mais aquele shari no tronco até cá cima junto ao bocado que fizeste de madeira morta e eleminava também aquele jin do lado direito! Isto só porque acho que conseguirias um desenho mais limpo e que se enquadrava mais com o resto da árvore! Mas é como disse em cima, o projecto é teu e tem que ser como gostas e levando o tempo que achares necessário Smile

Sim Eduardo é verdade, as Oliveiras são provávelmente as árvores onde se consegue fazer a transição para um vaso de bonsai de uma maneira mais rápida Very Happy

Quero continuar a ver essa Olea a bombar Laughing

Grande abraço

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Bruno António Qui Out 11, 2012 1:23 am

Viva Leonel!

Eu também estou como o Luís, reduzia o ten-jin e aumentava a madeira morta na frente, até mais acima, porque dá a sensação que o tronco tem alguma conicidade invertida; fazendo isso melhoraria a árvore, na minha opinião.
Agora é avançar com a ramificação e adubo para cima no próximo ano! Smile

Abraço Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Mario Eusebio Qui Out 11, 2012 9:13 am

Viva Pessoal!

Sem dúvida que o gosto pessoal de cada um, marca o estilo que cada árvore terá! Também é verdade que já vi muita gente dizer que determinada árvore está segundo o seu gosto pessoal e na verdade até pode ser o seu gosto pessoal mas vai contra o que a grande maioria chamaria de bonsai de qualidade. Smile Não é este o caso, foi só para adicionar alguma coisa ao que o Luis disse no primeiro parágrafo.

Gosto pessoal sim, mas dentro do que é suposto ser um bonsai de qualidade.

Américo, a árvore "funcionará" como um todo, não apenas pelo bom nebari, pela boa casca mas sim por ser boa por todo! Uma coisa que tenho debatido é a excessiva desproporcionalidade entre os troncos e a massa verde/envergadura. Se reparares na olea do Erasmo, verás que a árvore tem mais de envergadura do que altura. O mesmo se passa com praticamente todas as boas árvores japonesas da Kokufu, normalmente a envergadura deverá ser sempre igual ou superior á altura, isto nos estilos clássicos Wink!

Esta olea do Leonel ainda está numa fase muito prematura do desenvolvimento a esse nivel, o nebari está lá, o tronco está lá, com mais ou menos tenjin ou até sem ele, mas o desenvolvimento da copa ainda tem a meu ver muito para desenvolver, para "ombrear" com todas as caracteristicas que ela já tem. Será uma das espécies mais fáceis de chegar lá, pelo ritmo de crescimento que naturalmente tem.

As questões de cultivo e caracteristicas de cada espécie não são assim tão rigidas, há que adaptar cada árvore a um cultivo próprio, mesmo dentro da mesma espécie há comportamentos diferentes. Não podemos tornar automatizados os procedimentos para todas as árvores. Oliveiras não são ácers e vice-versa! O tipo de cultivo é diferente Wink!

Leonel, para mim tens uma excelente árvore com um excelente, independentemente dos "bitaites" Smile que mandar o pessoal, esta é a tua árvore e ela terá que te agradar a ti e depois só aos outros, mas uma das máximas que admiro no bonsai é a constante busca da perfeição e da naturalidade nas árvores que vamos mantendo.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  rafael baptista Dom Out 14, 2012 12:34 pm

leonel aqui vai um possível futuro com ou sem jin

Olea_2010_promissora - Página 2 Oli

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Qua Out 17, 2012 8:49 am

Olá Rafael, obrigado pelo boneco que desenhaste Very Happy ! O primeiro ramo na esquerda não existe nem deverá fazer parte da imagem +- final da árvore, de resto + coisa - coisa, não deverá fugir muito disto, é dar tempo ao tempo Laughing .
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Dom Mar 31, 2013 12:41 pm

Algumas decisões foram sendo tomadas ao longo do ano de 2012, tenjin desapareceu e o jin lateral foi reduzido ao mínimo, este ano cultivo e pouco mais, gosto ainda mais da nova imagem Very Happy ...
Olea_2010_promissora - Página 2 23iv1ck
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  luisCunha Seg Abr 01, 2013 9:25 am

Olá Leonel,

Excelente a continuação deste projecto!

Tenho a certeza que tomaste a melhor decisão ao eliminar o ten-jin e o jin do lado direito... A imagem que resulta é muito melhor!
Este vai ser um ano de papinha =)
Muito Bom!!

Grande abraço Wink

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Gabriel Abreu Seg Abr 01, 2013 12:29 pm

Olá Leonel!

Esta oliveira tem sem dúvida uma imagem imponente e um movimento fantástico! E sem dúvida que evoluiu muito desde a primeira foto.
Partilho da opinião do Luís em relação às alterações que fizeste - na minha opinião, os elementos que decidiste eliminar, absorviam demasiada atenção e distraiam da imagem imponente do tronco. Assim, ficaste com uma imagem mais "limpa" e mais credível em termos de proporcionalidade.

Cumpts
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Gabriel Abreu Seg Abr 01, 2013 1:26 pm

Olá novamente!

Lembrei-me de partilhar esta oliveira cuja ramificação é qualquer coisa de brutal! Pode servir de inspiração...espero que não te importes. Wink

http://carthago2009.blogspot.co.uk/2013/03/ullastre-menesteo-y-3.html

Olea_2010_promissora - Página 2 Menesteo+11

Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Seg Abr 01, 2013 2:28 pm

Obrigado pelo feedback Luis e Gabriel Wink!
Acho que a imagem da oliveira que partilhaste está muito gira mas não é das que prefiro, claro já apresenta uma folhagem e ramif muito densa e com imenso trabalho em cima mas pelo que deixa transparecer tem uns pontos que não me agradam assim tanto apesar de ser propriedade de uma das pessoas imfluentes na " cena" dos ullastres Very Happy . De um nível algo inferior ao do Erasmo Garcia por exemplo que aqui foi metida há uns meses. Muita defoliação faz esta gente nas olives carago Very Happy. Posso estar enganado mas penso que a frente dessa olive é do lado oposto à imagem que meteste e aí sim, a coisa sobe imenso na escala alien, ah e esta foto é de 2009 a deste ano vai lá vai!
Abraço e vamos lá animar mais o forum afro
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Mario Eusebio Qui Abr 18, 2013 6:31 am

Viva Leonel!

Desculpa não ter respondido mais cedo Sad mas tenho andado a 300 á hora, agora as coisas estão um pouco mais calmas Smile

Finalmente a olea acabou por perder o Tenjin que eu não gostava muito Smile!

Assim à primeira vista, o que mais chama a atenção é a muito melhor proporcionalidade que o conjunto acaba ganhar!

Agora, é adubagem XXL e está a andar!!!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Sáb Mar 29, 2014 4:17 pm

Olá a todos apesar de pouco tempo para actualizar os projectos irei pouco a pouco fazé lo de forma a não deixar o forum ir ainda mais abaixo.´
Passado quase 1 ano, nova redução e selecção feitas, agora é esperar que o calor apareça novamente já que este ano tem sido chuva e chiva e chuva....

Imagem acutal

Olea_2010_promissora - Página 2 207x6jr
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Mario Eusebio Qua Abr 02, 2014 7:54 am

Viva!

Continua a evolução!

Eu deixaria crescer muito os ramos de baixo e mantinha a pinçagem mais regular no ápice !


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora - Página 2 Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos