Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cotoneaster

4 participantes

Ir para baixo

Cotoneaster Empty Cotoneaster

Mensagem  Gabriel Abreu Ter maio 11, 2010 11:14 am

Olá!

Este arbusto foi adquirido ainda este ano num viveiro.

Podada, transplantada e aramada..


Entretanto já tirei os arames pois já começavam a apertar..tem mais ramos, folhas e flores.. agora é deixar crescer..!!  Very Happy


Última edição por Gabriel Abreu em Ter Mar 25, 2014 4:05 am, editado 1 vez(es)
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster Empty Re: Cotoneaster

Mensagem  Leonel Martins Ter maio 11, 2010 11:33 am

Bem vindo ao forum,

Vejo que entraste em força com bastantes projectos, entusiasmo não te falta e isso é positivo.
Em relação a esta planta acho que tinha ganho em ser tranplantada sim, mas para um vaso de treino que lhe deixasse espaço para amadurecer. Penso que o tranplante e o trabalho de redução que fizeste foi demasiado ligeiro para as características que a planta apresenta.
Com coinicidade e movimento quase inexistente acho que a melhor solução seria uma poda radical abaixo dos primeiros ramos e deixá-la ganhar forma num vaso de treino ou até mesmo em plena terra, Clip&Grow ...
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster Empty Re: Cotoneaster

Mensagem  Gabriel Abreu Ter maio 11, 2010 2:12 pm

Olá Leonel,

Obrigado pela opinião e pelas boas vindas!

Acho que tens razão quanto ao deixar amadurecer a planta..a impaciência por vezes faz destas coisas.. Rolling Eyes
Vou ter em conta a tua sugestão.

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster Empty ...

Mensagem  David Carvalho Ter maio 11, 2010 2:25 pm

Olá Gabriel,

A opinião que dei no Acer serve também para este, acho prematuro esta árvore estar já num vaso de bonsai, pois a mesma não apresenta maturidade para tal, as árvores devem passar para vasos de Bonsai em fases finais ou semi finais do seu percurso e neste caso parece-me a mim que se encontra na fase inicial do seu percurso. Smile

Ao colocares num vaso de Bonsai a árvore vai se aperceber que o seu espaço é bastante limitado e não se vai desenvolver tão rápidamente quanto tu pretendias, se a colocares num vaso maior de treino com um bom solo, ao sentir que tem espaço para crescer vai se desenvolver, crescer e engordar (algo bastante importante) pois o calibre do tronco parece-me bastante pequeno e se fizeres um bom percurso a nivel de rega, adubações e alguns cuidados de cultivo conseguirás aumentar considerávelmente o seu calibre, não conhecendo o vigor da espécie acredito que em 4 ou 5 anos a crescer livremente.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster Empty Re: Cotoneaster

Mensagem  Gabriel Abreu Qui Abr 28, 2011 12:14 pm

Boas!

Segue a atualização deste projeto..ainda tem muito trabalho pela frente. Optei por reduzir bastante na altura e criar a estrutura básica. Os próximos passos são criar uma ramificação credível..a ver vamos!  Very Happy  Não sei se este ano ainda me vai presentear com flores..  O  vaso também não é o final..penso que um vaso oval e baixo resulte bastante melhor mas é algo para lá mais para a frente quando o projeto estiver mais maduro e concretizado.. Wink


Última edição por Gabriel Abreu em Ter Mar 25, 2014 4:05 am, editado 1 vez(es)
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster Empty Re: Cotoneaster

Mensagem  Rui Fernandes Sex Abr 29, 2011 8:20 am

Olá Gabriel.

Nota-se que estás a tentar retirar o melhor desta árvore e certamente tem sido uma peça importante na tua aprendizagem neste meio. Vê-se qualquer coisa na tentativa de aproximar a árvore de um Bonsai mas mesmo assim tenho de concordar com as opiniões do Leonel e do David quando aconselharam a deixar na engorda.

A árvore não tem potencial para vir a ser uma boa peça. Falta-lhe quase tudo. Nebari, tronco cilíndrico e rectas monótonas, ausência de caracter no tronco, proporcionalidade, enfim... Mas acredita que não te digo isto para te desanimar. Eu ainda mantenho os meus projectos com que comecei por carinho mas vou apostando, sempre que posso, em material com mais potencial para se tornarem em "árvores em miniatura".

Espero que nos vás mostrando os teus trabalhos. Wink
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster Empty Re: Cotoneaster

Mensagem  Gabriel Abreu Seg maio 07, 2012 3:14 pm

Viva!

Olhando para o ínicio deste projeto, apercebo-me que a minha perspetiva desta arte mudou desde que comecei e espero que com o tempo consiga um dia concretizar numa árvore o que se pretende...
Apesar de não ser uma planta que prime por caraterísticas desejáveis, é um projeto que acarinho e que irei manter tentando obter o possível potencial do mesmo..a acrescentar que no futuro o vaso será outro..  Smile

Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster Empty Re: Cotoneaster

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos