Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Videira(vitis)

5 participantes

Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Videira(vitis)

Mensagem  Miguel Costa Ter maio 11, 2010 9:10 am

Também já a tinha "apresentado" no bonsaisur, mas coloco-a aqui. Foto de Janeiro:

Videira(vitis) Imagem069t

foto de Março:

Videira(vitis) Imagem073x
(ela queria dar os "cachos das flores")

foto de hoje:

Videira(vitis) Imagem088

Estou a ver se a posso passar para o exterior porque ela já está bem enraizada.
Comentários e sugestões, estão à vontade.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Mario Eusebio Qua maio 12, 2010 1:58 am

Viva Miguel!

Está cheia de força a tua videira Smile

Volta a recomendar que tires fotografias em condições que permitam uma análise boa.

Em relação á questão estética, tens duas hipóteses ou optas pelo Bunjin e nesse caso, terás que descartar dois desse ramos superiores principais ou optas por outro tipo de desenho, mais compacto e nesse caso terás que reduzir muito a altura da árvore.

Eu pessoalmente iria pelo bunjin e adoptava como linha de tronco o do meio, cortando os dois extremos do "tridente".

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Miguel Costa Qua maio 12, 2010 5:04 am

Eu também estou inclinado para o estilo bujin, mas quero manter todos os ramos à excepção do que vem para frente nas fotos. Ela não tem os ramos em linha, está cada um para seu lado, mas agora com tanta folhagem que ela tem o fundo monocromático não ia fazer diferença. Quando ela passar para a rua tiro fotos às costas.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Mario Eusebio Qua maio 12, 2010 7:26 am

Viva!

Para fazer um Bunjin não podes manter toda a estrutura da planta, senão nem vais fazer um Bunjin, nem um bonsai, vais ter uma videira igual aos milhares que existem nas vinhas do nosso país Smile!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Miguel Costa Qua maio 12, 2010 12:03 pm

Não ao certo se o estilo é um bujin, mas já vi este tipo de "estilo" em pelo menos 2 bonsai do Min Hsuan Lo e tenho outros exemplares num livro chamado: Lingnan Bonsai of China. Quando for aí logo te mostro o livro. Eu li que desde que o literati se assemelhasse ou fosse igual a um caracter podia ficar literati.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Miguel Costa Qua maio 12, 2010 3:20 pm

Já pensei em cortar a altura mas não gostei de como ficou, para mim faltava alguma coisa ali, e quando isso acontece é porque é importante (pelo menos para mim) no desenho. Na possibilidade de sofrer a redução de altura ficaria em semi-cascata mas não seria muito credível pois já vi videiras em semi-cascata e elas apresentam outro porte.
O bujin só com o do meio tem um problema é que apresenta uma ligeira conicidade invertida a meio da subida, logo após o ramo que vem para a frente.
Só no próximo ano quando retirar toda a casca é que decido qual é que vai ser o desenho, por enquanto para mim fica este.
Mas continuo-o aberto a sugestões.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qua maio 12, 2010 3:48 pm

Olá Miguel,

Olhando a base de projecto que embora pessoalmente não vibre com projectos de Videiras, até porque pelo muito pouco que sei da espécie não são própriamente a melhor espécie para Bonsai, mas consigo reconhecer alguns detalhes interessantes neste projecto uma casca com caracter (a qual dizes que vais remover, como nunca explorei o "mundo" das videiras não sei quais os procedimentos por isso embora me pareça estranho vou supor que sim...) um movimento do tronco dinâmico e interessante.

Mas tenho de concordar com o Mário, pois não entendo quando dizes que queres fazer um Literati mas queres manter todos os ramos actuais e não entendo quando dizes vou manter o desenho, até porque neste preciso momento, bastante inicial do projecto e peço-te desculpa se é a fotografia que não me ajuda mas eu não consigo ver ali um "desenho" o que vejo ali é uma videira num vaso.

Eu sou um eterno aprendiz nesta arte, logo a minha opinião vale o que vale.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Bruno António Qua maio 12, 2010 3:58 pm

Oi,

Boa videira... grande vigor! Smile
Na minha opinião também deixava apenas o ramo do meio, como disse o Mário... e no próximo inverno fazia-lhe esta poda...

Videira(vitis) Imagem069t

Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Miguel Costa Qua maio 12, 2010 4:43 pm

Às vezes esqueço-me de escrever um pouco mais e o pensamento não fica todo escrito. Como tenciono manter tudo, o desenho neste momento, não significa que não mude, é tudo o que se podia ver na foto em que não tinha folhas.
A videira, fica muito bem com a casca, mas fica ainda melhor sem ela porque a cor tronco é da mesma cor que a de uma sabina e até mais brilhante sem ser necessário molhar(já comprovei esta parte). As videiras sem a casca ficam mais fortes(informação dada pelos nuestros hermanos).
Quanto à minha opção do bujin vai ao blog do Min Hsuan Lo que coincidência ou não colocou um dos seus bonsai que tem este "estilo", é claro que o tenho que adaptar à videira.
Compreendo a tua forma de ver, mas eu gosto do bonsai mais ao natural, e concordo contigo por enquanto é uma videira num vaso no futuro logo se vê se transforma num bonsai.

Obrigado Bruno pelo elogio. O teu desenho é a tal coisa, faz-me falta o que desapareceu. Já fiz alporques com a mente a todos os ramos, só um fica bem que é o que está para trás na foto mas sem ele a videira perde profundidade. Mas essa poda podia ser feita, até mais abaixo dado que surgiu um rebento, mas é a tal coisa...

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Miguel Costa Qua Jun 02, 2010 10:25 am

Actualização,
já a coloquei na rua, à cerca de 1 mês, perdeu uma boa quantidade de folhas nessa mesma semana mas depois foi gradual. No início da 2ª semana começou a inchar os gomos e desde a 3ª semana para cá que tenho folhas já adaptadas ao sol todo o dia. Acho que já está garantida, está a rebentar bem, ainda tenho folhas velhas a morrer, perdi algumas guias mas o panorama geral está bom. Sempre que a folha antiga morre o gomo dessa folha rebenta.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty ...

Mensagem  David Carvalho Dom Jun 06, 2010 6:07 am

Olá Miguel,

Não deves misturar o mundo das Coniferas e das Folhosas ou misturar opções estéticas de diferentes especies, a opção estética numa Sabina de delinear a veia viva e limpa-la para mostrar o tom avermelhado, funciona muito bem, devido acima de tudo ao contraste com a madeira morta, mas este processo também faz sentido devido à falta de interesse e de caracter por parte da veia viva dos Juniperos na maior parte dos casos, pois a sua casca é fina e naturalmente vai saindo e se não a limparmos vai ficando um belo ninho para algumas pragas, ou seja devido a certos factores é uma opção estética tendo em conta o melhor resultado...

No caso de uma videira (espécie que conheço pouco como Bonsai) a casca parece-me ter um caracter muito interessante e optar por uma tonalidade em pról de um carácter forte não me parece algo interessante, é a mesma coisa de num quercus suber se ele fosse vermelho por baixo da casca, optar por retirar aquela FANTÁSTICA casca em prol de uma tonalidade...

Obviamente isto é uma discussão estética...e a minha inexistente experiência com videiras, não me trará os melhores argumentos para discutir, acho que os utilizadores mais experientes poderão te ajudar.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Pedro Nascimento Dom Jun 06, 2010 1:10 pm

boas*
só para complementar a discussão saudavel alien
fica aqui um exp. de um trabalho feito na casca de uma videira,retirado do blog do Juan Antonio Wink
http://carthago2009.blogspot.com/search?updated-max=2010-02-18T19%3A56%3A00%2B01%3A00&max-results=4
gostei muito do resultado Smile
será disto que falas Miguel*?
abrçs...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Miguel Costa Dom Jun 06, 2010 2:42 pm

Obrigado pedro, é isso mesmo que queria mostrar (já não me lembrava onde é que esta videira estava).
Na minha opinião, assim sem casca a videira, continua bem mas também tenho que ponderar retirar a toda a casca (não apenas a superficial) porque como a minha está "mais viva" do que a do carthago não sei se ficará tão bem.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty ...

Mensagem  David Carvalho Dom Jun 06, 2010 5:02 pm

Olá,

Cá está viver e aprender! Como referi tenho conhecimento nulo de Videiras utilizados para Bonsai, esta peça que apresentas Pedro é extremamente interessante, mas continuo com a ideia que não vou ficar convencido com a folhagem dela de qualquer forma isso já é outro problema Smile mas parece-me interessante o trabalho do tronco... Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Miguel Costa Qui Nov 18, 2010 4:35 am

Esta menina cresceu tudo o que havia para crescer este ano mas continuava a dar folhas novas, tive que lhe dar uma poda média/longa para travar o crescimento, quando estiver mais frio dou-lhe a poda curta para começar a estabelecer a folhagem. Estou a retirar a casca aos poucos conforme vai apodrecendo para lhe dar um ar mais natural.

Actualização:

Videira(vitis) Sam0073p

Videira(vitis) Sam0074x

Videira(vitis) Sam0075q


Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Videira(vitis) Empty Re: Videira(vitis)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos