Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vaccinium padifolium - The Dragon

3 participantes

Ir para baixo

Vaccinium padifolium - The Dragon Empty Vaccinium padifolium - The Dragon

Mensagem  Rui Fernandes Sáb Abr 24, 2010 4:32 am

Olá a todos.

Venho apresentar-vos uma uveira recolhida há cerca de mês e meio, uma semana antes do grande temporal que nos afectou aqui na ilha da Madeira.

Esta árvore foi recolhida por mim e pelo Pedro Almeida que foi de uma generosidade que nunca irei esquecer, uma vez que foi ele que a marcou. Obrigado Pedro! Very Happy

Uma tarde espectacular e cheia de adrenalina pois foi o primeiro yamadori que fiz. Gostava de dizer que esta recolha foi realizada num local onde cortaram tudo o que ladeava um caminho que pensamos ter sido aberto para funcionar de corta fogos. Muitas árvores de valor incalculavel estavam ja secas (principalmente éricas) mas as uveiras conseguiram-se aguentar. Obviamente que quem as cortou não as queria por ali e iria mais tarde voltar à carga pelo que a sua recolha não traduziu nenhuma perda significativa para a floresta endémica da ilha.

Um exemplo de uma érica já seca depois da abertura do caminho.

Vaccinium padifolium - The Dragon Pic_18839_2

Seguem-se então imagens da uveira.

Vaccinium padifolium - The Dragon Pic_18327_37

Vaccinium padifolium - The Dragon Pic_18327_38

Vaccinium padifolium - The Dragon Pic_18327_39

Vaccinium padifolium - The Dragon Pic_18327_40

Um mês e meio depois eis a resposta à recolha
Vaccinium padifolium - The Dragon Pic_18839_3

Vaccinium padifolium - The Dragon Pic_18839_1

Como podem ver não será um projecto fácil. Para já irá crescer livremente para estimular a produção de raízes. Aqueles ramos maiores também serão cortados numa fase posterior e a madeira morta trabalhada. Ainda estou indeciso se aquele pedaço de tronco que se vê na penultima foto irá incorporar o desenho final por isso podem sempre dar-me a vossa opinião.

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - The Dragon Empty Re: Vaccinium padifolium - The Dragon

Mensagem  Miguel Costa Dom Abr 25, 2010 7:30 pm

O material de partida é muito bom, o problema é decidir o que é que se pode fazer para não se perder alguma qualidade na altura de trabalhar, eu também estou com o mesmo problema em relação a uma madressilva (mas estou à espera de que ela dê sinais de ter recuperado do yamadori). O melhor que se tem a fazer é deixar a planta falar e ela que se trate a si mesma. Laughing

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - The Dragon Empty Re: Vaccinium padifolium - The Dragon

Mensagem  Mario Eusebio Seg Abr 26, 2010 3:39 am

Viva Rui!

Material muito bom, com carácter muito particular! Acho que a tua dificuldade estará sem dúvida na raíz muito longa!
A raíz longa é mais fina que a parte que tronco que tens fora do substracto?

Talvez depois de teres massa verde suficiente consigas fazer um alporque ao nivel do solo para conseguires encurtar a raíz.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vaccinium padifolium - The Dragon Empty Re: Vaccinium padifolium - The Dragon

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos