Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

+7
Bruno António
Henrique Leite
David Carvalho
Mario Eusebio
Rui Fernandes
Jorge Mesquita
Pedro G C Almeida
11 participantes

Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Abr 02, 2010 4:45 pm

Olá Pessoal,

Deixo-vos o resultado da primeira intervenção num itoigawa que acabou de chegar.

Antes de qualquer trabalho:

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II F175f371

A árvore tem apenas uma veia viva e tinha muitas raízes mortas no vaso (resultado da poda de todos aqueles ramos que se vê na foto). A primeira coisa que fiz foi inspeccionar as raízes, remover as raízes mortas e transplantar para um vaso tão pequeno quanto possível para melhor controlar a humidade. Não podei nenhuma raíz funcional.

Para aproveitar da melhor forma o movimento do tachiagari achei que era necessário comprimir a árvore. Abri uma fissura no tronco e coloquei dois tensores (um que foi fixo na base da planta e outro numa barra metálica). O resultado, depois de umas 10 horas de trabalho, foi este:

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II 0dc7e8fe

As fotos foram tiradas com pouca luz, daí a pequena profundidade de campo. Fica outra onde se vêem melhor outros pormenores:

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II 1a55ef9f

A composição ficou muito dinâmica, o topo antigo passou a ser uma espécie de sashi-eda. O plano é remover toda a massa verde da direita e fazer madeira morta. Só não fiz isso ainda porque a fissura que eu criei abriu um pouco durante os trabalhos e quero garantir que a planta sobrevive, nem que seja à custa da massa verde da direita.

Por favor ignorem o vaso, era o que tinha à mão (ainda estou longe de recuperar o meu stock).

Foi uma intervenção algo arrojada, tanto do ponto de vista técnico como estético. Gostaria de saber a vossa opinião; todos os comentários, críticas ou sugestões são bem-vindos. Obrigado pela leitura.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Jorge Mesquita Sáb Abr 03, 2010 3:17 am

Boas

Eu só consigo ver a metade esquerda das fotos Rolling Eyes

Mas por o que vejo tiveste muito trabalho...
Jorge Mesquita
Jorge Mesquita

Mensagens : 70
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 48
Localização : Valongo

http://eueasplantas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Rui Fernandes Sáb Abr 03, 2010 5:01 am

Olá Pedro!

Mas que diferença!!

Vi-a umas horitas antes e fiquei incrédulo quando a vi aqui no fórum... Isso é que foi trabalhar!

Acho que havia outras possibilidades estécticas pois a árvore é cheia de potencial. O opção que tomaste é fruto de tantas horas passadas a olhar árvores deste calibre e até melhores. Nota-se uma clara influência de Taisho-en e isso só pode augurar coisas boas a esta árvore. Very Happy

Vais ficar com uma imagem tremendamente poderosa. Imagino a árvore mais compacta e com a veia viva mais "limpa".

Estás verdadeiramente inspirado e não consegues parar quieto. E quem vai beneficiar com isto é a tua colecção que vai melhorando a olhos vistos. E o privilégio é meu que posso ver regularmente obras verdadeiramente inspiradoras e que me puxam para árvores cada vez melhores.

Grande abraço.
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Pedro G C Almeida Sáb Abr 03, 2010 8:16 am

Olá Pessoal,

Jorge,

Eu só consigo ver a metade esquerda das fotos Rolling Eyes

Aqui vão as fotos numa resolução apropriada a monitores com menos de 17'':

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II 8c89ad59

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II 7452e003

Rui, obrigado pelos comentários. Confesso que o estilo de Urushibata sempre foi uma referência para mim, e agora ainda mais. Vamos ver como reage a árvore, se tudo correr bem no outono estará com muito mais massa verde e poderá ir para o seu vaso definitivo, por exemplo este Tokoname:

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II 106f16a

ou este:

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II 21f15a

O que acham?

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Mario Eusebio Ter Abr 06, 2010 2:50 am

Viva Pedro!

Excelente...deste uma volta grande á árvore, acho que para primeira intervenção não está nada mal, só se verá efeitos efectivos quando encher mais, mas a estrutura está definida.

Eu optaria mais por um vaso redondo, com forma de cone, para seguir o movimento de todo o tronco.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Vasos

Mensagem  David Carvalho Ter Abr 06, 2010 3:44 am

Olá Pedro,

Pessoalmente adoro ambos os vasos, mas se tivesse de optar por um desses dois olhando a árvore em questão, iria para a primeira opção, pois acredito que os arredondados e as linhas curvas estão em total sintonia com as curvas dinâmicas deste Junipero. Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Jun 16, 2010 4:53 am

Olá Pessoal,

Fica uma foto do actualização.

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II 56f87aa9

Este junípero não está particularmente vigoroso, provavelmente devido à intervenção que foi um bocado drástica. Tenho-me concentrado em recuperar o vigor e em controlar bem o cultivo.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jun 17, 2010 2:34 am

Viva Pedro!

O desenvolvimento pode não ter sido muito, mas só o facto de não teres perdido ramo nenhum depois da torção que fizeste no tronco já é muito bom. Eu penso que agora quando a árvore estabilizar e fortalecer o sistema radicular , irá dar um salto grande no desenvolvimento! Obrigado por actualizares!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Jun 18, 2010 6:28 am

Mário,

Obrigado pelos teus comentários. Concordo contigo, foi muito bom não perder ramos principais. Perdi no entanto alguns secundários. Um deles não consegui perceber porquê, outros dois, no topo, foram-se porque fiz um corte com um alicate esférico muito próximo da saída desses ramos e a casca descolou... 2 meses depois foram-se. Se eu tivesse usado um alicate com lâminas planas ainda teria os ramos do topo. Nada que seja irrecuperável, vamos aprendendo com os erros. Smile

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Henrique Leite Sáb Jun 19, 2010 1:02 am

Ola Pedro.

Em relação a este Junipero so tenho a dar te os Parabens ja que conseguiste expremer todo o potencial que ele tinha, agora é estar devolta do cultivo e não o descuidar no crescimento da massa verde.

Chamou -me a atenção as tuas palavras "...Nada que seja irrecuperável, vamos aprendendo com os erros..." ja que demostra a maturidade com a qual encaras esta bela arte milenar e tambem demostra o teu respeito pela planta.

Sinceramente Parabens

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Dez 13, 2010 2:43 am

Olá Pessoal,

Henrique, ainda não tinha agradecido os teus comentários e incentivo. Obrigado! Smile

Este fim de semana a árvore deu mais um passo na sua evolução. Decidi mudar a inclinação e fazer um transplante sem corte de raízes. Apercebi-me de que a árvore cabia facilmente num vaso muito mais pequeno e mudei para lá. O resultado, para já, foi este:

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II 13864905

Ou este... não sei ainda como ficará melhor no futuro (agora a frente da foto anterior parece melhor):

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II 280dce18

Apenas fiz uma compressão adicional, coloquei alguns arames e removi 3 ramos desnecessários. Falta ainda muito: aramar o resto, limpar veia viva, madeira morta, esperar que a massa verde cresça, etc... mas já se vê qualquer coisa. Smile

Comentários e sugestões?

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Dez 15, 2010 7:46 am

Olá Pessoal,

Hoje apercebi-me de duas fissuras que surgiram no tronco devido à compressão adicional... pelos vistos eu devia ter esperado mais algum tempo (surgiram no mesmo local onde tinha aparecido a primeira fissura na altura do primeiro trabalho), mas ainda assim acredito que nada de mal acontecerá, uma vez que as fissuras são longitudinais ao trajecto da veia viva. Mas sinto que estou a trabalhar a árvore no limite e conscientemente não faria isto... vamos esperar que corra tudo bem.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Bruno António Qui Dez 16, 2010 2:04 am

Olá Pedro!

Parabéns, a árvore é lindíssima e foi/está a ser muito bem trabalhada. Esperemos que essas fissuras não tragam "dano". Rolling Eyes

Curiosa a tua ultima frase: " Mas sinto que estou a trabalhar a árvore no limite e conscientemente não faria isto... ", pois... só com muita experiência se pode andar no "limite"... eu não arrisco nada, para já... Laughing Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Pedro Nascimento Qui Dez 16, 2010 6:25 am

boas Pedro*
adorei o resultado destas ultimas intervenções,esse vaso fica-lhe muito bem Twisted Evil (apesar de me dar uma ligeira impressão de ser um pouco pequeno)mas,isto sou eu que não pesco nada de escalas e que tamanhos e formas ficam melhor com determinado tipo de árvore Laughing
na minha modesta opinião,axo que estás a tirar o melhor deste juniperus e parece que tem estado a reagir bem Smile
também gosto mais da 1a foto como frente,parabéns pela árvore e pelo trabalho realizado nela até aqui alien
1abraço...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  maria raminhos Qui Dez 16, 2010 2:49 pm

Boas,

Esta árvore tem muita força.

Pessoalmente gostava de a ver como estava inicialmente, pois mostrava-se mais arrojada e imponente pela sua largura e pouca altura.

Nesta sua nova posição dá-me a sensação de que tem um início elegante, ficando mais compacta.
Na primeira foto a nossa visão poderá concentra-se muito na pernada recta para a esquerda. Mas isso será simulado quando surgir massa verde para a esconder.

Na segunda foto surge aquele buraco inicial que será mais difícil de disfarçar.

De qualquer maneira tem um poder e um futuro enorme pela frente.
Continuação de bom projecto

bjs cat

maria raminhos

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Dez 17, 2010 1:48 am

Olá Bruno, Pedro e Maria,

Obrigado pelos vossos comentários! Very Happy

Bruno,

só com muita experiência se pode andar no "limite"

Concordo. As fissuras foram um acidente, e demonstram inexperiência minha. Se o processo tivesse sido bem controlado elas não teriam acontecido e eu não andaria no limite. Mas continuo confiante, tudo correrá bem. Smile

Pedro,

O vaso realmente é capaz de se tornar claramente demasiado pequeno quando a massa verde tiver o volume que pretendo. Não é um vaso definitivo (embora seja Tokoname), era o que havia com as dimensões correctas. No entanto a forma deve ser apropriada. Obrigado pelo incentivo Smile.

Maria,

Pessoalmente gostava de a ver como estava inicialmente, pois mostrava-se mais arrojada e imponente pela sua largura e pouca altura.

Achei este comentário muito interessante, é curioso ver como pessoas diferentes tratariam o mesmo material. Desde que estive em Taisho-en passei a optar por composições muito dinâmicas e até algo dramáticas. Estive já a analisar o fenómeno, penso que no meu subconsciente (e talvez conscientemente um pouco também) estou a tentar imitar o estilo de Taisho-en. As árvores de lá são neste momento a minha referência...

Na primeira foto a nossa visão poderá concentra-se muito na pernada recta para a esquerda. Mas isso será simulado quando surgir massa verde para a esconder.

Na segunda foto surge aquele buraco inicial que será mais difícil de disfarçar.

Concordo com a análise. Ao vivo a tal pernada não é tão recta, tem movimento na direcção do observador. Mas a dificuldade é essa: conseguir mais algum dinamismo com a massa verde, ou então melhorar o aspecto da madeira morta junto ao nebari - a última a meu ver será mais difícil, acredito que ficará sempre uma sensação esquisita de desequilíbrio... vamos ver o que acontece quando eu limpar a madeira morta, há muitas partes podres que precisam ser removidas.

Mais uma vez, obrigado pelos vossos comentários.

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Fernando Bernardino Sex Dez 17, 2010 2:25 am

Bom dia Pedro,
Este Junipero está a progredir a passos largos e no meu ponto de vista será uma arvore de primeira classe, nota-se um conhecimento e sencibilidade artisticas de alto nivel, que só se pode têr quanto temos o privilegio de vêr ao vivo os trabalhos realizados por grandes mestres e tambêm o acompanhamento dos vários passos quando estes trabalhos estão a sêr realizados,
quanto á melhor posição para este bonsai eu iria para a primeira foto e para o vaso redondo,(opinião de leigo) mas acho que são as soluções que mais beneficiam a arvore, abraço, boa continuação e boas festas Very Happy

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Dez 17, 2010 2:34 am

Olá Fernando,

Obrigado pelos comentários. Smile

quanto á melhor posição para este bonsai eu iria para a primeira foto e para o vaso redondo,(opinião de leigo) mas acho que são as soluções que mais beneficiam a arvore

Eu também estou para aí inclinado, penso que é capaz de ser a opção que resulta melhor.

Estava a pensar limpar a madeira morta durante o fim de semana e actualizar as fotos das duas possíveis frentes, mas não o farei devido às tais fissuras. Apesar de ter um tensor a fixar bem a árvore, não quero arriscar vibrações ou torções que possam comprometer o projecto. Vou esperar, se tudo correr bem no verão será possível continuar os trabalhos.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Nelson Lopes Sex Dez 17, 2010 5:44 am

Olá Pedro,

não desgosto dela assim, mas estou como a Margarida: a inclinação após o primeiro trabalho (ainda no vaso rectangular) também me agradava ligeiramente mais.

Assim como está agora também optaria pela frente da primeira foto. Dá uma largura maior ao nebari e aumenta o primeiro impacto de imponência do tronco.
Aquele "buraco" junto à base visível na segunda foto acho que reita o impacto de um só tronco mais largo para além dessa frente não favorecer muito a madeira morta do lado direito superior (na minha opinião).

Obviamente que estamos aqui a falar de pequenos pormenores a um nível superior, uma vez que o trabalho inicial estar muito bem feito.
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Mario Eusebio Dom Dez 19, 2010 2:49 pm

Viva Pedro!

Quem o viu e quem o vê Smile!

Eu gosto mais da primeira foto, não gosto muito de ver o buraco na base! Em relação ao design, já falamos um pouco em particular sobre ele e no fundo vai de encontro a algumas das ideias que já aqui foram discutidas! Acho que o ramo, que agora se nota em demasia, vai ficar melhor com a presença de massa verde, criando algumas quebras.

Se encurtares um pouco a massa verde também nessa zona, irá criar uma imagem com mais impacto.

Se calhar, quando a massa verde densificar mais um pouco, este vaso irá se tornar um bocado pequeno!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II Empty Re: Juniperus chinensis 'itoigawa' shohin II

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos