Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Juniperus Chinensis de Viveiro Literati

2 participantes

Ir para baixo

Juniperus Chinensis de Viveiro Literati Empty Juniperus Chinensis de Viveiro Literati

Mensagem  Mario Eusebio Seg Nov 09, 2009 7:49 am

Viva!

Este junipero leva comigo algum do meu curto tempo no Bonsai, deve ter cerca de 2 a 3 anos desde que o comprei num viveiro.

Na altura, comprei uma série deles, pois estavam no meio dum matagal de erva e outros vasos, por esse facto consegui comprar cada um a cerca de 3 EUR Cool .

Já sofreu, algumas mudanças de rumo, sobretudo pela resposta da árvore a intervenções mas tamtém pela evolução natural e discussão com pessoas ligadas á arte.

Aqui está uma foto dos inicios da planta, já depois de ter feito um primeiro transplante para retirar a terra do viveiro e ter cortado alguns ramos que manifestamente não serviam ao desenho da árvore.
Juniperus Chinensis de Viveiro Literati Bonsai1359

Aqui uns tempos depois já com algumas escolhas feitas
Juniperus Chinensis de Viveiro Literati IMG_5570

A árvore conforme está hoje. Frente
Juniperus Chinensis de Viveiro Literati IMG_4039

Lado
Juniperus Chinensis de Viveiro Literati IMG_4042

Traseira
Juniperus Chinensis de Viveiro Literati IMG_4036

A árvore foi totalmente aramada e feita uma limpeza de brotes fracos interiores, no entanto não a pincei, para não retirar vigor aos brotos existentes, daí alguns tufos de massa verde estarem um pouco mais compridos do que realmente irão ficar de futuro.

A zona do ápice terá que ser ainda mais refinada e densificada.

Estou a planear um vaso rustico muito baixo e com formato redondo.

Uma dúvida que tenho é se deixo ficar aquele jin na base ou se o retiro, penso que tira um pouco de protagonismo ao resto da árvore!?

Cumprimentos,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Chinensis de Viveiro Literati Empty Re: Juniperus Chinensis de Viveiro Literati

Mensagem  Rui Fernandes Ter Nov 10, 2009 5:48 am

Olá Mário!

Não sendo um apreciador nato de literati começo a olhá-lo de forma bem mais interessante. Está árvore está bem encaminhada mas tenho uma ou duas observações a fazer-te.

A primeira é o jin. Concordo contigo. Sugeria que o diminuisses em vez de o retirar, para experimentar.

Depois a frente que escolheste talvez não seja solução única uma vez que gostei da frente do lado oposto ou seja, a traseira. A minha única dúvida prende-se com o ângulo de saída do tronco na base. Sai bastante na vertical e sem grande movimento. Uma vez que é bastante dificil dares movimento a essa secção o que achas de inclinar a árvore um pouco mais à esquerda (considerando a última foto como frente)? Ganharias a iusão do movimento à saída e facilemente corriges o que está para cima se hover essa necessidade.

Esta árvore dará um bom literati!

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Chinensis de Viveiro Literati Empty Re: Juniperus Chinensis de Viveiro Literati

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 10, 2009 6:46 am

Viva Rui!

Obrigado!

A opção que sugeres como frente não é viável, pois todo o movimento da árvore vai em sentido contrário. Se reparares na foto de lado vês claramente que a árvore está muito inclinada para a frente.

Além disso a parte de trás está como madeira morta, a veia anda pela frente. por isso é mais um senão ! Poderei rodar um pouco para procurar um melhor angulo, mas uma alteração assim radical não me parece possivel!

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Chinensis de Viveiro Literati Empty Re: Juniperus Chinensis de Viveiro Literati

Mensagem  Rui Fernandes Ter Nov 10, 2009 7:10 am

Pois é Mário.

Não tinha reparado no veio de madeira morta! :S

De qualquer das formas é o único aspecto menos postivo nesta árvore, a saída do tronco na base. Mas nada que te faça preocupar pois é bela e elegante na mesma! Very Happy

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Chinensis de Viveiro Literati Empty Re: Juniperus Chinensis de Viveiro Literati

Mensagem  Mario Eusebio Sex Ago 03, 2012 6:40 am

Viva!

Quase 3 anos depois esta árvore ainda está nas minhas mãos Smile! Mudou algumas coisas, mas continua o seu espirito de Bunjin!

Juniperus Chinensis de Viveiro Literati Bonsai7818

Dentro de algum tempo levará mais uma pinçagem para compactar mais a massa verde e definir melhor os patamares!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Chinensis de Viveiro Literati Empty Re: Juniperus Chinensis de Viveiro Literati

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos