Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diário de uma estadia em Taisho-en

+5
Mario Eusebio
Bruno António
gustavomduarte
Pedro Nascimento
Pedro G C Almeida
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Diário de uma estadia em Taisho-en

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 8:25 am

Olá a Todos!

Em Setembro de 2009 tive a felicidade de poder cumprir um sonho: passar pouco mais de 2 semanas em Taisho-en a aprender bonsai com o Mestre Urushibata Nobuichi, a minha principal influência. As estadias em Taisho-en podem durar até 3 meses (que é o tempo durante o qual cidadãos da UE podem permanecer no Japão sem um visto) e há capacidade para acolher até 4 pessoas em simultâneo, 2 delas alojadas em Taisho-en e outras duas num apartamento a cerca de 100m de distância.

Quando me apresentei a Oyakata Urushibata ele falou-me logo da importância de partilhar sem restrições as experiências e os conhecimentos adquiridos. Comprometi-me com ele a partilhar tudo o que aprendi livremente quando regressasse a Portugal, porque também considero essa partilha uma componente fundamental da prática do bonsai. Só agora o faço porque queria escrever um artigo sobre o assunto, melhorar a forma da partilha que estou prestes a fazer. Acontece que não tive ainda tempo para isso... e não posso esperar eternamente, já me sinto em falta para com Oyakata.

Sendo assim, decidi publicar neste fórum o conteúdo integral de um blog de acesso restrito que produzi em directo enquanto estive no Japão, que se destinava a permitir às pessoas mais próximas que acompanhassem o meu dia-a-dia. Publico o conteúdo na sequência deste tópico, com alguns complementos ao texto original escrito no calor do momento e noutro contexto, que serão devidamente assinalados (entre **).

Obrigado a todos pela leitura deste tópico. Estou aberto a todos os comentários e perguntas, se houver, e responderei a todos da melhor forma que souber.

Cumprimentos,
Pedro


Última edição por Pedro G C Almeida em Sex Fev 05, 2010 3:28 am, editado 3 vez(es)
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 1

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 8:31 am

Depois de muitas horas de viagem, cheguei finalmente ao meu destino: Taisho-en. * Saí da Madeira para Lisboa na terça-feira dia 25 de Agosto ao final da tarde. No dia seguinte fui para Londres e apanhei o voo para Tokyo pelas 13h. Cheguei a Tokyo no horário, às 9:00 do dia seguinte, depois de cerca de 12 horas de voo e um jet lag tremendo. À minha espera no aeroporto estava Maki-san, da empresa Bonsai Network Japan, que me levou do aeroporto de Narita à estação de Tokyo através da labirintica rede férrea da cidade. Aí apanhei o shinkansen (comboio bala, com velocidades médias de cerca de 300km/h) para Shizuoka, cidade no sopé do monte Fuji, onde fica Taisho-en. *

Ainda não conheci Urushibata-Sensei, que está em Tokyo. Fui muito bem recebido por Taiga-san, o filho do Sensei, que já me mostrou as redondezas e me integrou.

Hoje não houve tempo para muito bonsai. Cheguei por volta das 15 horas e foi preciso tratar de questões logísticas (leia-se comprar comida). De qualquer forma, já dei uma ajuda na rega, e não há melhor maneira do que essa para conhecer as árvores. Todas as minhas expectativas, mesmo as mais loucas, foram largamente superadas. Nunca vi árvores assim, de tão alta qualidade.

Amanhã começa a doer. Logo que acorde começarei a trabalhar. No final do dia penso que poderei mostrar as primeiras fotografias aqui. Até lá...
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 2

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 8:32 am

O dia começou às 6:30. Aqui amanhece nesta altura do ano pelas 4:45 e escurece pelas 18:30, por isso a melhor altura para começar é bem cedo. O jet lag ajuda...

Cheguei a Taisho-en antes do Sensei, mas despois tive que fazer uma retirada estratégica: voltei a casa porque os mosquitos não me largavam. O repelente resulta. Very Happy
Quando regressei, o Sensei estava a chegar. Apresentei-me com o meu discurso em japonês preparado previamente vezes sem conta. Urushibata-Sensei riu-se e respondeu em inglês. Afinal ele fala bem inglês...

O mais importante que me disse o Sensei, depois de me perguntar qual o nível do Bonsai em Portugal, foi: "please spread what you learn here through your country". Aqui partilha-se o conhecimento e a experiência sem reservas, o que nem sempre ocorre no pequeno mundo bonsaista português...

O mais engraçado que me disse o Sensei nessa conversa foi: "I will teach you bonsai in samurai style". Isto quer dizer muito wax on, wax off

Antes de começar o trabalho, tenho que cumprir uma tarefa: varrer a entrada, no exterior, e toda a frente de Taisho-en que dá para a estrada. Tenho também a minha própria área de rega, levo 1h e 30min a regar tudo o que está à minha responsabilidade. Nesta altura do ano é necessário regar pelo menos duas vezes por dia.

A manhã foi passada a retirar ervas e a fertilizar todos os shohin com duas, três ou quatro bolas de adubo orgânico (consoante o tamanho e a espécie da árvore). São cerca de 1000 árvores, por isso foi uma tarefa demorada. A foto seguinte mostra a área dos shohin. Todas estas árvores foram fertilizadas por mim.

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_2993

Religiosamente, às 12h o almoço. O Sensei levou todos a um restaurante de udon. A comida era muito boa, em enormes quantidades, e o almoço ficou pela módica quantia de 3€... nem tudo no Japão é caro. Às 12:30 estava de volta ao trabalho.

Terminei a fertilização pelas 15h, já depois de nova sessão de rega. O Sensei levou-me à zona das gardénias, escolheu umas 6 ou 7, e mostrou-me o que eu devia fazer. Trata-se de material cultivado de semente, ao longo de cerca de 8 ou 9 anos, e que está já na fase final de desenvolvimento. O meu trabalho era de refinamento e definição da estrutura de ramos e selecção de ramos para o ápice.

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_2981

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_2982

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_2983

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_2984

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_2985

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_2986

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_2987

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_2988

As gardénias estão à venda por cerca de 30000JPY, o que dá 200€.

Depois destas, seguiram-se outras 6 ou 7 gardénias. Pelas 17h o Sensei disse-me que continuasse no dia seguinte. Ainda faltavam 5. Mais tarde disse-me que eu podia fazer como quisesse: como fico cá apenas 17 dias, se eu quiser trabalhar noite dentro estou à vontade, tenho a chave e posso entrar e sair quando quiser. Fiquei até terminar todas as gardénias e saí pelas 20:30.

Juníperos, alguns deles muito famosos:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3001

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3003

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3004

O junípero shohin que está entre estes dois é o da imagem anterior a esta. Dá para ter uma ideia do tamanho das árvores, nada pequenas mesmo. O tronco é da largura dos meus ombros.

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3008

O Sensei no final de um dia cansativo, em contemplação:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3013

Pôr-do-sol no país do sol nascente:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3010


Última edição por Pedro G C Almeida em Qua Fev 03, 2010 9:04 am, editado 2 vez(es)
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 3

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 8:48 am

A maior parte do tempo durante a manhã foi passado a trabalhar mais gardénias. Quando senti que estava finalmente a apanhar o jeito (foram mais de 40), eis que chega o Sensei com uma surpresa: um upgrade. Deu-me este tosho shohin (Juniperus rigida) e disse-me para pinçá-lo. Queria manter a definição dos ramos. Não há foto do antes, aqui trabalha-se muito depressa...

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3020

Tratei de dois toshos e entretanto era hora do almoço. Os sábados são muito movimentados por aqui. Parece que há uma espécie de clube. Começaram a chegar clientes e ao final da manhã havia uns quinze reunidos em torno do Sensei, a trabalhar muitos shohin e alguns mame. Não percebi nada do que diziam, mas havia uma palavra que estava sempre a ser dita: sakufu-ten... acho que estavam a preparar árvores para participar nessa exposição.

Depois do almoço, aconteceu algo que me deixou surpreso. Não sei se é normal, mas o Sensei esteve todo o tempo ao meu lado, não fez outra coisa senão acompanhar-me. Falou-me sobre estética no bonsai, sobre equilíbrio em geral - o que ele considera ser a mais importante característica num bonsai, sobre equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico e quando é mais apropriado usar um ou outro. Sempre com exemplos. Foi uma conversa muito enriquecedora e que fez com que eu compreendesse o estilo do Sensei.

Como passámos tanto tempo a falar, não trabalhámos muitas árvores. As fotografias de todas seguem abaixo:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3028

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3019

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3030

Nestas árvores, o trabalho foi essencialmente de rotina. O objectivo era analisar diferentes estilos. O Sensei explicou-me como enxertou o segundo ramo, o da esquerda, neste sugi (que é maior do que parece). O ácer tridente na rocha sofreu o primeiro trabalho de selecção dos ramos.

Ainda havia espaço para mais surpresas. O Sensei levantou-se e apareceu mais tarde com dois juníperos itoigawa. Disse-me que lhes podia fazer o que eu quisesse. Tinha que usar a minha imaginação e criatividade. Pediu que fizesse um desenho e lhe mostrasse para discutirmos. O processo foi demorado e a discussão sobre as opções estéticas longa. O resultado foi este:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3025

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3026

Serão sem dúvida dois shohin muito bons no futuro. Os troncos medem cerca de 8cm de diâmetro e este material é comum por aqui.

Alguns exemplos de árvores de Taisho-en para terminar.

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3027

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3031

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3032

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3038

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3046


Última edição por Pedro G C Almeida em Qua Fev 03, 2010 8:56 am, editado 3 vez(es)
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 4

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 8:54 am

A actividade foi tanta neste quarto dia que eu perdi a conta às árvores trabalhadas. Durante a manhã, estive a desempenhar tarefas de rotina: defoliação parcial de áceres, pinçagem de juníperos, poda de rebentos de uma varieadade de plantas... enfim, nada de muito criativo.

Durante a tarde estive ao lado do Sensei a preparar juníperos. O procedimento foi pegar num junípero qualquer, olhar bem para ele, escolher a frente, discutir a estética e executar. Impressionante a humildade do Sensei, que me perguntou sempre o que fazer com as plantas, qual era a minha opinião. Depois, falou demoradamente sobre cada uma, explicou o que devia ser realçado e qual devia ser a opção estética mais favorável. Em seguida, eu e o Sensei fizemos um desenho cada um do aspecto final da planta e finalmente tudo era posto em prática. Descobri que a minha técnica era muito má, principalmente a aramar. Tenho bolhas nos dedos de tanto aramar (com cobre) e vou melhorando com a repetição.

Aqui ficam as fotografias de alguns dos juníperos:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3047

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3049

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3048

Este deixou-me orgulhoso, não só pela imagem final, mas também porque pela primeira fez o Sensei aprovou uma execução técnica totalmente feita por mim:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3051

Em 3 horas e meia foram trabalhados estes juníperos:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3053

Finalmente, mais detalhes de árvores em Taisho-en. A profundidade de um ramo de um pinheiro negro:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3064

Detalhe da estrutura de um ramo de um pinheiro vermelho:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3065
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 5

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 9:02 am

Mais um dia de actividade intensa. Muitas tarefas de rotina. Podei quase todas as árvores, deitei a mão a uns quantos áceres tridente impressionantes. Para além disso, continuei o trabalho nas gardénias - tratei de 80, 10 caixotes de 8 plantas. E isso nem é um décimo das gardénias que há cá... Retirei os arames a 3 marmeleiros enormes, um deles de um cliente e que me parece já ter aparecido no Kokufu-ten. Não tirei fotos porque não é apropriado publicar fotos de árvores dos clientes na internet.

Foram tarefas de rotina, mas que me ajudam muito a ganhar prática e melhorar a técnica.

Ficam mais fotos, desta vez de shohin:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3067

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3068

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3074

Diário de uma estadia em Taisho-en Pedro_G_C_AlmeidaIMG_3066.jpg[/img:8dcf]

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3077

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3079

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3084

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3085

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3087

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3088

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3089

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3090

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3091

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3092
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 6

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 9:07 am

O dia começou com a fertilização de alguns pinheiros grandes de clientes. O Sensei explicou-me que o fertilizante era especial, feito à mão. Só sei que cheirava muito mal...

Depois disso, o Sensei levou-me para a zona onde recebe os clientes, serviu-me chá verde e teve uma longa conversa comigo sobre o Bonsai e a filosofia associada. Disse-me, por exemplo, que uma árvore antes de uma demonstração na Europa vive com um estilo durante 30 ou 40 anos (30 ou 40 vezes 365 dias) e que num dia apenas tudo muda. É preciso ter mais respeito pela estética anterior e principalmente pela árvore, mudar tanta coisa num dia é muito drástico. Não se deve mudar o estilo só porque se pode fazê-lo ou porque se procura reconhecimento ou aplauso... e disse-me muitas mais coisas, a maioria muito profundas.

Durante o resto da manhã o Sensei disse-me para fazer um facelift a um grande junípero literati que estava com ar cansado. A folhagem estava muito densa e comprida. Quando o Sensei me deixou sozinho com aquela árvore e com liberdade para fazer o que eu quisesse... até me tremiam os joelhos. Depois de umas 3 horas consegui terminar. O Sensei veio verificar, soltou um "hoomm, good!". Fez uns ajustes milimétricos à posição da folhagem e disse-me para voltar a guardá-lo. Não há fotos do antes, mas no final o resultado foi este:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3114

Depois Urushibata-Sensei disse-me que escolhesse um junípero por estilizar. Eu pensei que ia assistir a uma demonstração de técnica e criatividade do Sensei e tratei de escolher o que eu achava que era o melhor de todos os juníperos em bruto. Mostrei ao Sensei, ele disse "Good material. You are free to do what you want. Style it as you wish." Nova tremideira. Desta vez fiz fotos do antes:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3101

Depois da selecção dos ramos e reposicionamento de alguns deles:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3108

O resultado final em vídeo com o Sensei a passar atrás:



Mostrei ao Sensei e novo "hooomm, good". Desta vez nem ajustes milimétricos. Fico satisfeito por ver o meu progresso, há uma semana não seria capaz de fazer nada assim. É certo que sem ovos não há omoletes, o material é muito bom. Este junípero tem potencial para estar ao nível dos melhores de Taisho-en dentro de 5 ou 6 anos. O Sensei concordou. Não resisti perguntar se estava à venda... Urushibata-Sensei disse que sim e faz-me um preço super-especial se eu o quiser levar de volta. Acho que o vou fazer, é um bom junípero e a primeira árvore que trabalhei com total liberdade aqui.
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 7

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 9:08 am

Este dia começou com mais um junípero como o anterior para estilizar à minha vontade. Não tenho fotografias ainda dos trabalhos do 7º dia porque não houve tempo para as tirar, mas logo que possa actualizo.

Depois deste junípero, pinheiros brancos shohin, cerca de 12cm, cultivados por semente. Trabalhei uns 12 e depois do almoço Oyakata deu-me um junípero cascata chuhin e disse-me: "please remake". Era mais um facelift. No final tive uma discussão sobre a estética da árvore com Oyakata, mas não faz sentido falar nisso aqui sem a fotografia. Mais tarde actualizo...
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 8

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 9:12 am

Hoje Oyakata esteve ausente. Foi a Tokyo comprar bonsai num leilão. Ontem à noite indicou-me um pinheiro negro grande, disse-me que era de um cliente e que já tinha sido seleccionado para Kokufu-ten há uns anos. Depois largou a bomba: disse-me para fazer selecção de agulhas e pequenos ajustes que eu achasse adequados... como se isso não bastasse, disse-me que delegava em mim a responsabilidade de regar as árvores dos clientes (Oyakata trata disso pessoalmente todos os dias). Até dormi mal só de pensar em tanta responsabilidade...

Como dormi mal, o dia começou bem cedo. Pouco antes das 6, estava tudo varrido e eu arrancava as primeiras agulhas ao pinheiro. Não posso publicar fotografias do pinheiro, mas acho que esta posso partilhar:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3127

O pinheiro ficou despachado pela hora do almoço. Asanuma-San foi muito simpático e levou-me à farmácia comprar mais repelente para os mosquitos durante a hora do almoço.

De seguida, fiz o que me mandou Oyakata: se tivesse tempo depois do pinheiro grande, podia escolher uns quantos pinheiros vermelhos shohin e trabalhá-los como me apetecesse. Aproveitei para tentar melhorar a minha técnica, que é bastante má. Aramar com cobre pinheiros de 12cm de altura é um óptimo exercício, mas é também muito frustrante. Tive que recomeçar várias vezes...

Aqui está o antes de um pinheiro que eu escolhi. Acho que tem um potencial tremendo. É muito pequeno (talvez 12cm de altura), mas tem enorme carácter...

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3132

Depois de 1 hora e meia a lutar com o arame o resultado foi este:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3135

Não fiquei desagradado, mas a minha técnica precisa ser melhorada. Apesar de todo o esforço, continua a haver espaços em alguns arames...

Detalhes da casca:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3136

Dimensão do tronco (é mesmo pequeno, talvez 1,5cm de diâmetro):

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3138

Outro pinheiro, num estilo bastante comum no Japão:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3140

Depois:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3145

A fotografia não está grande coisa pois já era escuro e perdi profundidade de campo. Amanhã vou tentar usar o estúdio para fotografar os pinheiros.

Material deste género há aqui às centenas. Alguns vão em breve ser exportados para a Europa, concretamente Espanha e Holanda. São cultivados a partir de semente e têm cerca de 8 a 10 anos. Nada mal, digo eu... gostava que os meus, que têm 2 anos, daqui a 8 se parecessem um pouco com estes.


Última edição por Pedro G C Almeida em Dom Abr 25, 2010 4:36 pm, editado 1 vez(es)
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 9

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 9:16 am

Pinheiros, pinheiros e mais pinheiros. Assim se resume o meu dia. Para já, nada de kuromatsu, apenas akamatsu e goyomatsu.

O material era Às vezes muito fraquinho, o que é bom para desenvolver a técnica (que já melhorou muito, mas continua sofrível) e a criatividade.

As fotografias de alguns trabalhos seguem abaixo. Foram tantos, que foi impossível fotografar todos...

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3153

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3154

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3156

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3164

O junípero do 6º dia:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3157

Talvez não pareça, mas é tanuki. Eu queria cortar o ramo da direita por estar ao mesmo nível que o da esquerda. Oyakata explicou que quer mais folhagem junto ao nebari para esconder que é tanuki. A folhagem à esquerda está a ser desenvolvida para ficar mais longa e dar caractér mais dinâmico à árvore.

E o "meu" junípero, agora em estúdio:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3162
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 10

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 9:18 am

Pinheiros, pinheiros e mais pinheiros, parte 2. Foi impossível fotografar todos. Um atrás do outro, sempre sem parar. Oyakata quis que eu ganhasse prática e não me deu descanso.

À hora do almoço, levou todos a almoçar a um restaurante de ramen. Quando regressámos, distribuiu gelados pelo pessoal (estava muito calor) e deu-me mais pinheiros para trabalhar...

Estes pinheiros são material que não entusiasma muito, mas são bons para praticar. Oyakata é extremamente exigente com a técnica de aramagem e várias vezes tive que recomeçar. É frustrante, muito difícil conseguir aramar um pinheirito com muitos ramitos sem infringir nenhuma das regras de Oyakata. Por exemplo, não tolera mais do que dois arames em paralelo, a não ser em casos verdadeiramente excepcionais, não tolera cruzamentos a não ser que não haja alternativa (e ele encontra sempre uma), não tolera espaços nos arames, mesmo que milimétricos: faz um teste com arame 0.6mm de cobre: se couber entre as voltas, está mal e é preciso refazer. Enfim, bastante difícil... e tudo com arame de cobre.

Um exemplo dos ditos pinheiros:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3165

Dizem que no futuro este pinheiro será muito valioso por ter a raíz exposta... a mim não me entusiasma.

No final do dia, Oyakata percebeu que eu estava cansado de tanto pinheirito e deve ter notado alguma frustração. No mesmo instante em quem entrou uma excursão de bonsaístas japoneses em Taisho-en (talvez uns 20, e todos queriam falar comigo, em japonês, claro) Oyakata disse-me que escolhesse qualquer árvore do viveiro para um restyling. Eu perguntei: qualquer? Oyakata respondeu: qualquer.

Eu já tinha um velho pinheiro vermelho debaixo de olho há uns dias. Um pinheiro discreto, extremamente elegante, yamadori, e com casca que parece massa folhada. Estava num estilo semi-cascata que não o favorece muito.

Mostrei a minha escolha a Oyakata, a minha proposta de design e ele concordou. Mas era já tarde e teve de ficar para o dia seguinte...

O estado do pinheiro antes do trabalho:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3167


Última edição por Pedro G C Almeida em Qua Fev 03, 2010 9:31 am, editado 1 vez(es)
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 11

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 9:21 am

A manhã foi ocupada com o pinheiro vermelho e com a rega. Estava mesmo muito calor.

No pinheiro fiz uma selecção de ramos, mudei radicalmente o ângulo, cortei todos os arames, mas não coloquei novos, apenas tensores e um pauzito de bambu. As agulhas do akamatsu nesta altura do ano estão muito frágeis (devido ao meikiri feito em julho) e é perigoso aramar. De qualquer forma, está tudo mais ou menos no sítio. Oyakata viu o resultado e gostou. Explicou que vai mudar o ângulo no próximo transplante. Disse-me que este pinheiro é muito antigo (ele acha que tem pelo menos 150 anos).

Aqui está o depois:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3172

Para Oyakata Urushibata, o mais importante não é o aspecto da árvore depois de um restyling. O que é importante é assegurar o seu futuro. Por isso a imagem da árvore não é final, mas dá para ver para onde vai. Pensei no pinhal de Ofir, que tem pinheiros espectaculares, quando trabalhei esta árvore.

Alguns pormenores:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3173

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3175

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3176

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3178

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3180

A árvore tem neste momento 42cm de altura. Está dentro da categoria chuhin e há margem para algum crescimento. Isto aumenta o seu valor.

À tarde, mais pinheiros. Mas desta vez Oyakata deu-me uns quantos shohin, todos muito caros e muito bons, para fazer limpeza de agulhas e um facelift como eu achasse mais adequado. Não consegui tirar fotografias, mas vou tentar mais tarde...

À tarde Oyakata deu-me também um enorme hinoki com um ten-jin. Fiz limpeza e facelift... é uma árvore impressionante, esta nem cabe no estúdio! Vou fotografá-la na bancada logo que possa.

No final do dia, Oyakata disse-me para não trabalhar no dia seguinte, que tirasse uma folga. Eu disse que não estava interessado, afinal fico pouco tempo e tenho que aproveitar ao máximo. Oyakata disse que não estará no dia seguinte, mas deixou-me trabalho, caso eu queira.

Pode ser que eu aproveite para ir a Nihondaira, uma colina em Shizuoka de onde se consegue ver Fujiyama e a baía. A última vez que vi o mar foi no Shinkansen, há mais de uma semana, e isso mete-me alguma confusão...


Última edição por Pedro G C Almeida em Qua Fev 03, 2010 9:32 am, editado 1 vez(es)
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 12

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 9:24 am

Este foi um dia nostálgico. De manhã fiquei por Taisho-en, ajudei na rega, trabalhei um pinheiro negro de semente que está a dar os últimos passos para se tornar num bonsai, vasculhei as árvores todas do viveiro e encontrei um tronco de ácer tridente que me fez perder o juízo... enfim, um dia normal.

Depois de muita insistência de Asanuma-san, acabei mesmo por tirar a tarde e fui até Nihondara, uma colina aqui em Shizuoka com uns 300m de altitude. Foi o melhor que podia ter feito. O local estava muito calmo e fez-me lembrar por que razão gosto do Japão. Pela primeira vez na minha vida vi o monte Fuji e é colossal. Parece que não faz parte da paisagem, é tão fora da escala que quase parece que foi construído por alguém. Olha-se para a paisagem, consegue-se ver as nuvens por cima das montanhas e depois percebe-se que há qualquer coisa gigantesca acima das nuvens. É impressionante.

Em Nihondaira há também um santuário xintoísta, que serve de túmulo ao primeiro Shogun da era Tokugawa no Japão, Ieyasu. O mesmo que expulsou os portugueses do Japão e o fechou completamente ao mundo ocidental durante quase 3 séculos, até por volta de 1860, altura da restauração Meiji em que o poder foi devolvido ao Imperador e o uso de espadas samurai no Japão foi proibido. Quase todos os samurais cometeram Harakiri. O Japão moderno e industrial construíu-se a partir dessa altura, quando havia já muito atraso em relação aos restantes países. Por exemplo, nos USA já havia linhas de comboio a atravesar todo o país e no Japão ninguém sabia o que era um comboio. Hoje há shinkansen... Enfim, o santuário é muito agradável e calmo. Todo aquele ambiente me fez reviver muitos momentos da última vez em que estive no Japão, mas nessa altura não estava sozinho. Por isso fiquei nostálgico.

Para chegar ao santuário é preciso apanhar um teleférico... o da Fajã dos Padres * na Madeira * é bem pior, mas este... bom, é um teleférico, acho que isso basta para que eu me sinta desconfortável.

Fui a Nihondaira e voltei em 3 horas. As fotografias seguem abaixo (a luz era muito má, mas pelo menos vê-se Fujiyama, ou Fuji-san, como lhe chamam os japoneses):

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3219

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3232

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3248

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3263

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3264

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3282

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3295

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3308
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 13

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 9:27 am

A manhã foi passada a retirar arames de todos os áceres shohin. Mas todos mesmo. Demorei muito tempo e a tarefa não é a mais agradável nem a mais criativa. Mas é importante e faz parte do bonsai. Aprendi bastante ao fazê-lo, pois tive a oportunidade de segurar todos os áceres daqui com as minhas mãos e estudá-los pormenorizadamente. Foi o melhor estudo possível aos áceres shohin de Taisho-en.

À tarde tive a oportunidade de falar português. Ultimamente só o tenho falado através do skype, sozinho ou com o cão Maro. O cão parece ser fluente. Continuando, esteve cá um cliente, que eu cumprimentei com o habitual Konnichiwa e a vénia. Pouco depois esse cliente veio ter comigo enquanto eu regava a falar português. Ele viveu no Brasil 8 anos e falava muito bem. Apesar de ter algum sotaque japonês misturado com o do Brasil, a construção era correcta. Foi engraçado.

Depois da rega, foi tarde dedicada aos juníperos. Pude ver Oyakata em acção, comprimindo e dobrando troncos aparentemente impossíveis de dobrar. Usou serras, parafusos, macacos, tensores... enfim, aprendi muito mesmo.

No final do dia Taiga-san sentou-se ao meu lado e falámos sobre bonsai. Contou-me um pouco da sua aventura como aprendiz de Kimura durante 6 anos, e da sua irritação por o trabalho dele ser confundido com o do seu antigo Oyakata. Falou-me de algumas árvores em particular e sobre filosofia do bonsai. Muito interessante. Mais tarde Oyakata disse-me que Taiga no início dos 6 anos nem sabia distinguir um junípero de um pinheiro, que não se interessava por bonsai e não sabia nada sobre o assunto... isto significa que o bonsai ao mais alto nível se pode aprender.

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3313

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3320

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3322

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3324
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 14

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 03, 2010 9:30 am

Neste dia, depois de varrer, decidi vir para casa. Estava com dor de cabeça e cansado. Oyakata deu-me dois comprimidos para a dor de cabeça e quis levar-me ao hospital para ver se estava tudo bem comigo. Com algum esforço consegui negociar com ele: era só cansaço, e se eu não me estivesse a sentir bem à tarde então poderiamos ir...

Dormi duas horas e fiquei como novo. Depois do almoço estava de volta ao trabalho e encontrei Oyakata em acção a trabalhar os pinheiros shohin. Meti a objectiva Zeiss na máquina e apressei-me a pedir autorização a Oyakata para fotografá-lo enquanto trabalhava. Ele ficou muito surpreendido, sorriu muito atrapalhado e concordou. Como a objetiva é telefoto, pude fotgrafá-lo à distância quase sem que ele se apercebesse. O resultado vai abaixo.

Entretanto trabalhei mais juníperos mas desta vez quem os comprimiu fui eu. Oyakata deu-me liberdade total.

O Rui teve a ideia de fazer uma entrevista a Oyakata para o novo site de bonsai * (o Bonsai Literati, a entrevista está publicada) * . Depois de algum braistorming com o Mário, enviaram-me por email algumas perguntas. No final do dia pude fazer a entrevista e as respostas de Oyakata foram extremamente interessantes.

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3337

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3339

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3338
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 15

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Fev 04, 2010 6:35 am

Hoje e amanhã Oyakata está ausente. Foi a um leilão de bonsai perto de Hiroshima (suponho que a cerca de 900km daqui), disse-me que ia levar a carrinha grande e regressaria com ela cheia de bonsai.

As minhas tarefas para estes dois dias são mais ou menos livres. Oyakata pediu-me que acabasse de estilizar o lote de juníperos Itoigawa e depois recomendou que eu estudasse as árvores de que gostava mais em Taisho-en, tomasse notas e fotografasse. Deu-me também liberdade para estilizar mais alguns akamatsu e goyomatsu.

Hoje tratei de mais 5 juníperos e um akamatsu. Passei muito tempo a falar com Asanuma-san sobre a sua colecção de bonsai e a discutir algumas árvores com ele. Passei também muito tempo a examinar os vasos, mesas e estantes que há aqui (são muitos!) e a estudar alguns livros da enorme biblioteca de Oyakata. Estudar como quem diz... está tudo em japonês, mas os processos estão resumidos em figuras muito claras (quase estilo manga). Já começo a sentir que em breve vou regressar a casa.
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 16

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Fev 04, 2010 6:43 am

Hoje comecei a preparar a minha partida. Seleccionei os álbuns Kokufu-ten e Gafu-ten que pretendo levar, escolhi alguns vasos e algumas ferramentas. Pesei tudo e livrei-me de algumas coisas que tinha trazido comigo mas que ocupavam muito espaço (precioso). Para evitar excesso de bagagem, enviei para mim mesmo algumas coisas pelo correio (Asanuma-san ofereceu-se para entregá-las no posto dos correios na segunda-feira).

Quanto a bonsai, terminei os juníperos. Taisho-en está por conta de 3 pessoas: Asanuma-san, Cho (o aprendiz de Taiga-san, que ficará cá 5 anos) e eu. Taiga-san está nos EUA para uma série de demos e workshops. Cada sessão de rega demorou 2,5 horas, e foram necessárias duas.

Fiz o check-in do meu voo da BA e imprimi os cartões de embarque.
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Dia 17

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Fev 04, 2010 7:05 am

Hoje acordei bem cedo. Arrumei todas as minhas coisas na véspera e esta manhã preparei o apartamento onde fiquei para receber os próximos alunos de Oyakata. Cheguei a Taisho-en às 5:30 da manhã e encontrei Oayakata a dormir no sofá - mais tarde soube que tinha chegado pouco tempo antes da viagem a Hiroshima.

Depois das minhas tarefas de limpeza, ajudei o resto do pessoal a descarregar a carrinha. Muitas árvores, todas excelentes, todas shohin. Estive a assistir Oyakata que decidiu meter logo mãos à obra e estilizar umas quantas, ainda mal tinham saído da carrinha.

Tirei as últimas fotografias, fiz os últimos vídeos... e num instante, eram já 12h. Oyakata, por ser o meu último dia, levou todos a almoçar num restaurante na baixa de Shizuoka. Depois do almoço deixou-me na estação de Shizuoka e disse-me para regressar tantas vezes como eu quisesse e que a melhor altura para vir é durante o Outono, especialmente para trabalhar os áceres que são os meus preferidos. Despedimo-nos rapidamente.

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3433

Asanuma-san ajudou-me a comprar o bilhete de Shinkansen para Tokyo. Pouco depois, estava a bordo do comboio, incrédulo por realmente ter vivido esta experiência.

A viagem passou num instante. Às 14:30 estava a chegar ao meu hotel em Tokyo (* o meu voo sai de Narita às 11:00 do dia seguinte e a viagem de comboio até ao aeroporto demora 80min, por isso tive que vir para Tokyo na véspera *) e às 14:45 já estava a revisitar a Ginza, o palácio Imperial e toda aquela zona próxima da estação de Tokyo.

A cidade é fantástica. Tem cerca de 40 milhões de habitantes e um grau de organização que incrível. Não há criminalidade. O tradicional e o hi-tec vivem em perfeita simbiose - vi dois monges budistas, trajados, a entrar no edifício da Sony! Perdi a conta ao número de pessoas que encontrei vestidas com o traje tradicional.

Revisitei muitos locais, jantei e fui dormir.

Os jardins do Palácio Imperial, onde vive (oficialmente) o Imperador do Japão:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3448

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3449

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3467

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3469

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3473

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3477

A Ginza:

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3482

Diário de uma estadia em Taisho-en IMG_3494

* Cerca de 40 horas depois estava em casa, chocado com a má qualidade das minhas árvores. Decidi reformular quase todas.

A experiência em Taisho-en superou todas as minhas expectativas. Apesar de lá ter estado apenas 17 dias aprendi imenso e tive oportunidade de contactar com árvores estupidamente boas. O convívio com o meu Mestre foi fantástico.

É uma experiência que recomendo vivamente a qualquer bonsaista. *
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Re: Diário de uma estadia em Taisho-en

Mensagem  Pedro Nascimento Qui Fev 04, 2010 10:35 am

viva Pedro,
de facto uma experiencia muito boa e enriquecedora em todos os aspectos,parabéns e obrigado por partilhares as tuas aventuras no mundo do bonsai* Smile
abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Re: Diário de uma estadia em Taisho-en

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Fev 04, 2010 11:52 am

Olá Pedro,

Obrigado pelo feedback.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Re: Diário de uma estadia em Taisho-en

Mensagem  gustavomduarte Qui Fev 04, 2010 1:47 pm

Olá Pedro,

Tendo em conta esta ser a minha primeira mensagem, neste fórum queria apenas deixar os meus parabéns e agradecer-te pela reportagem feita. Apreciei imenso lê-la.

Gustavo

gustavomduarte

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Re: Diário de uma estadia em Taisho-en

Mensagem  Bruno António Qui Fev 04, 2010 3:38 pm

Muito bom mesmo! Very Happy
Parabéns! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Re: Diário de uma estadia em Taisho-en

Mensagem  Mario Eusebio Sex Fev 05, 2010 3:22 am

Viva!

Eu fiz batota Smile já tinha visto estas fotos vezes sem conta, mas nunca são vezes demais! Já sabes o que penso sobre a tua estadia, era só para reforçar publicamente os parabéns pela experiência que a meu ver deve ser fenomenal!

Abraço!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Re: Diário de uma estadia em Taisho-en

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Fev 05, 2010 3:36 am

Olá a Todos!

Obrigado pelo feedback. Não me canso de dizer: se puderem vão, nem pensem duas vezes! Claro que é necessário um grande investimento pessoal e algum monetário (que não é muito grande, na minha opinião), mas o retorno é enorme.

Gustavo, bem-vindo! Espero que esta tua mensagem seja a primeira de muitas. Visitei o teu blog há poucos dias (gostei!) e acho que as tuas experiências e projectos serão uma mais-valia para este fórum, se os decidires partilhar com a comunidade neste espaço.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Re: Diário de uma estadia em Taisho-en

Mensagem  Rui Fernandes Sex Fev 05, 2010 4:42 am

Olá a todos!

Óbviamente não poderia deixar de endereçar publicamente os parabéns ao Pedro pela experiência e agradecer por ter partilhado esta experiência conosco.

É uma mais valia para o Bonsai em Portugal que espero que sirva para abrir o caminho e trazer ao forum mais experiências e partilhas que possam trazer mais qualidade ao que por cá se faz.

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de uma estadia em Taisho-en Empty Re: Diário de uma estadia em Taisho-en

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos